Carajás O Jornal : Edição 300

Continua depois da publicidade

Carajás - O jornal- Clique na logo para acessar o jornal

  • Aumenta número de casos de Aids em mulheres de Parauapebas

  • O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou recentemente uma pesquisa que revelou um aumento de casos de Aids no município de Parauapebas.
    De acordo com coordenador do Centro, Alan Miranda, de janeiro a julho deste ano foram confirmados 26 novos casos da doença, sendo que a maioria dos casos  são mulheres. “Nossa preocupação maior é que a epidemia de Aids tem mudado o comportamento sexual em nível nacional e mundial. Recentemente foi feita uma pesquisa que constatou que as mulheres estariam se contaminando mais e isso nos preocupou. Agora um relatório parcial mostrou que até julho de 2009 tivemos 26 novos casos de Aids, sendo que desse total, 18 são do sexo feminino e apenas 8 são do sexo masculino. Nossa preocupação é porque tivemos quase o triplo das pessoas que têm Aids em Parauapebas do sexo feminino. Essa é a nossa preocupação, ou seja: o número de casos que tem aumentado assustadoramente”, disse o coordenador.

Outra preocupação dos órgãos de saúde pública é que a maioria das pessoas que fizeram o teste, cujo resultado deu positivo, são mulheres casadas, que por acreditar em seus parceiros, ou por terem uma relação estável, acham que estão fora do grupo de risco. “O que também constata nesse trabalho que a gente fez é que a maioria dessas mulheres que pegaram Aids tinha parceiro fixo e se tornaram vulneráveis por acreditar que tendo um parceiro fixo, elas estariam livres de pegar a doença. Ainda fica o mito da sociedade de achar que só quem pega Aids são as prostitutas e isso não é verdade. Qualquer pessoa está sujeita e a única forma de se prevenir é usando preservativo”, esclareceu.

O Centro de Testagem e Aconselhamento atende em média cerca de 30 pessoas por dia, o que na opinião do coordenador, é um número muito pequeno considerando o número de habitantes que residem ou que trabalham em Parauapebas. “As pessoas precisam perder o medo de fazer o teste de HIV. Nós estamos aqui à disposição, é um teste rápido e o resultado chega com quinze dias. Além disso, a pessoa que nos procurar terá todo um acompanhamento feito por psicólogos, e caso o teste dê positivo, esta pessoa terá o tratamento necessário, totalmente gratuito”, concluiu.
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) fica localizado na rua “P”, no bairro União, entre as ruas “11” e “12” e funciona de segunda a quinta feira das 8h às 17h.

Leia também:

Carajás O Jornal completa 300 edições

Câmara Municipal de Canaã dos Carajás revoga Lei 212 que anteciparia pagamento de royalties

Parauapebas Futebol Clube vence primeiro jogo amistoso contra campeão maranhense

1 comentário em “Carajás O Jornal : Edição 300

  1. CTA Responder

    Só retificando a matéria;
    Temos teste rápido somente para gestantes de ultimo trimestre e pessoas vitimas de violencia sexual, resultado em 20 minutos.
    Teste normal resultado em 15 dias
    o CTA fica entre as ruas 11 e 14 na Rua P, nº 38 – fone 3346-8538
    grato
    Coordenação

Deixe seu comentário

Posts relacionados