Canaã registra baixa procura por vacinas contra gripe e sarampo

As doses estão disponíveis nas unidades de saúde para grupos prioritários como profissionais de saúde, idosos, gestantes, crianças, pessoas com comorbidades.

Continua depois da publicidade

Dados da Secretaria de Saúde de Canaã dos Carajás apontaram uma baixa adesão à Campanha de vacinação contra a gripe e o sarampo no município. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. Entre os grupos prioritários, apenas os profissionais de saúde e idosos ultrapassam 50% da cobertura vacinal.

O município alerta para as duas doenças, de fácil contágio porque são transmitidas por vírus por via oral, e que podem ocasionar casos graves nos grupos de risco. Por isso, a vacina é a melhor forma de prevenção.

Segundo a secretaria, em relação à vacina contra a gripe, 53,2% do grupo de idosos já se imunizaram. Entre as crianças, apenas 12,4% foram imunizadas. Já professores, puérperas (mulheres que deram à luz a até 45 dias), gestantes, e pessoas com comorbidades tem cobertura vacinal de menos de 5% do público estimado.

A vacina contra o sarampo também tem procura baixa. Segundo o município, menos de 9% das crianças que fazem parte do público alvo foram imunizadas.

A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e rural das 8h às 12h e das 14h às 18h, exceto às unidades do Centro e do Vale dos Sonhos que realizarão a vacinação apenas das 8h às 12h.

Públicos alvo

A vacina contra a gripe, nesta etapa, é destinada a idosos a partir dos 60 anos de idade e trabalhadores do setor da saúde, crianças, gestantes, puérperas, professores da rede pública e privada, indígenas, agentes de segurança e salvamento, membros das Forças Armadas, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiro urbano e de longo curso (motoristas e cobradores), população privada da liberdade e funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e pessoas com deficiência permanente.

Já a vacinação contra o sarampo será destinada aos trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a cinco anos de idade.