Canaã terá Dia D de vacinação contra sarampo e gripe no próximo sábado

Ação pretende atrair crianças, gestantes e adultos que fazem parte do grupo que registrou baixa procura por vacinas

Continua depois da publicidade

No próximo sábado, 27, a Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás realizará o Dia D de vacinação contra o sarampo e a gripe. A ação, realizada no mesmo dia, busca atrair o público-alvo que ainda não se imunizou, especialmente, os que fazem parte do grupo que está longe da meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

Segundo a Secretaria, o Dia D será realizado em todas as Unidades de Saúde da zona urbana de Canaã. A direção adotará medidas para garantir o distanciamento social e evitar o contágio. A vacinação contra a gripe é voltada para idosos, crianças com mais de seis meses e menores de seis anos, profissionais da saúde e professores que atuam em sala de aula, além de gestantes, puéperas e pessoas entre 55 e 59 anos. A vacina contra o sarampo é destinada aos adultos, com idades entre 20 e 49 anos.

A Prefeitura informou que apenas trabalhadores da saúde e idosos atingiram a meta da vacinação contra a gripe. Resultado bem diferente para as crianças, de seis meses a menores de cinco anos, que alcançaram 53% do público imunizado. A pior adesão registrada foi de puérperas, gestantes e pessoas, entre 55 e 59 anos, que não atingiram nem a metade da meta.

Gripe

Embora a vacina contra a gripe não proteja da covid-19, é importante ressaltar que a dose fortalece a imunidade. A vacinação também é fator importante para que as equipes de saúde possam ter um diagnóstico diferencial nesses públicos.

Sarampo

O Brasil tem registrado surtos da doença que pode ser perigosa e até causar morte. O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso, onde 90% das pessoas sem imunidade que compartilham espaços com pessoas contaminadas contraem a doença. O sarampo é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.