Canaã dos Carajás está sem vacina da gripe para conter avanço da doença

Município registra aumento de pessoas com sintomas gripais nas unidades básicas de saúde. Sem previsão, prefeitura aguarda repasse de doses pelo Estado.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

As unidades básicas de saúde de Canaã dos Carajás têm registrado um aumento da procura por atendimento de pessoas com sintomas gripais. Apesar do surto da gripe que tem ocorrido na capital e vem sendo registrado nas cidades do interior do Pará, não há vacina disponível em Canaã dos Carajás.

Em dezembro, o município registrou mais de 7 mil atendimentos para síndromes gripais na rede pública e privada. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o pico de atendimentos foi registrado no último dia 27, quando foram realizadas, aproximadamente, mil consultas de pessoas com sintomas gripais, somando os atendimentos no Hospital de Campanha e no Hospital Cinco de Outubro. Como medida, a prefeitura cancelou o show da virada com a cantora Márcia Fellipe.

A campanha de vacinação contra a influenza foi realizada pela prefeitura nos meses de maio e junho de 2021, priorizando a imunização de crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mulheres que deram a luz a até 45 dias, trabalhadores de saúde, idosos, e professores. Nesse período, segundo dados da Secretaria de Saúde, o público com o maior percentual de vacinados era de crianças, com 81.6% da cobertura vacinal.

 A preocupação é com o surto da nova cepa do vírus Influenza, o H3N2, que registrou dezenas de mortes no país e mais de 150 casos confirmados no estado do Pará.

Por Dayse Gomes