Canaã estuda estratégias para melhorar números da vacinação contra gripe

Apenas idosos e profissionais de saúde atingiram a meta de imunização. A campanha segue até 30 de junho
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 30 de junho, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Canaã dos Carajás, apenas os idosos e profissionais de saúde atingiram os números positivos de imunização. A participação dos demais grupos ficou bem abaixo do esperado pela secretaria Municipal de Saúde.

O desafio era vacinar um número grande de pessoas e ao mesmo tempo, evitar as aglomerações. Os idosos tiveram a melhor cobertura porque foram vacinados em suas residências. O grupo dos profissionais de saúde também atingiram a meta. Eles foram imunizados em seus locais de trabalho. Entre os idosos, estimativa foi superada com a vacinação de 175% do público previsto. Quase 2.300 idosos foram imunizados. E os profissionais de saúde atingiram 97,5% da meta.

Na contramão estavam as grávidas, puérperas e crianças que ficaram longe da meta apesar das estratégias de vacinação da prefeitura, como o drive-thru, escalonamento pelas iniciais dos nomes e uma força-tarefa em escolas municipais. Entre as crianças de seis meses a menores de seis anos, foram vacinadas, apenas cerca de 50%. Já entre as gestantes, apenas 38% do público previsto foi vacinado. Entre as mulheres que deram a luz recentemente (puérperas), o percentual foi ainda menor (28%). Os adultos, entre 55 e 59 anos de idade, apresentaram a menor cobertura com apenas 14,6%.

A Vigilância em Saúde informou que está estudando novas ações para melhorar a estimava de vacinação no município. Enquanto isso, as doses seguem disponíveis nas Unidades de Saúde para os públicos-alvo.