Canaã dos Carajás: Roda de conversa sensibiliza para o fim da discriminação contra o autismo

Na oportunidade, um jovem portador de TEA, que estuda na Escola de Teatro da Casa da Cultura, vai expor suas obras na instituição

Continua depois da publicidade

O preconceito e a falta de informação afetam diretamente a população neurodiversa no Brasil. É por isso que episódios de discriminação contra pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA), por exemplo, são comuns nos noticiários brasileiros. A fim de chamar atenção da comunidade para a necessidade de compartilhar conhecimento e vivências sobre o assunto, neste mês, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, espaço que integra o Instituto Cultural Vale, promoverá duas ações especiais, celebrando, assim, a diversidade e incentivando a inclusão no território.

A primeira delas é a iluminação da fachada do prédio na cor azul, no dia 2 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Já a segunda ação ocorrerá na próxima quinta-feira, 6 de abril, a partir das 16 horas, na Sala de Leitura da instituição.

Nesse dia, haverá uma roda de conversa com pais de crianças e de jovens com TEA e profissionais da saúde, seguida de uma exposição que reúne obras de Rangel da Silva Barbosa, de 22 anos, que é um jovem com autismo, aluno da Escola de Teatro da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás. 

A programação é aberta à comunidade e gratuita. Para participar, basta comparecer ao local no dia e no horário da ação. Quem tiver dúvida a respeito, pode entrar em contato com a Casa da Cultura, ligando ou enviando mensagem para o número (94) 99220-3451.

Serviço

O quê? Roda de conversa sobre o autismo e exposição de arte.

Quando? Dia 6 de abril (quarta-feira), a partir das 16 horas.

Onde? Na Sala de Leitura da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, que fica localizada na Rua das Esmeraldas, número 141, no Jardim das Palmeiras.

Quem pode participar? Pais e responsáveis legais de crianças e jovens com autismo.

Ficou com dúvida? Pode ligar para o número (94) 99220-3451.

Sobre a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

Criado e mantido pela Vale, o espaço integra o Instituto Cultural Vale. A Casa da Cultura desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contação de histórias, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música, dança e teatro, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, teatro, canto, violão, flauta doce, musicalização e percussão tradicional paraense.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Entre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.