Canaã: Já estão disponíveis vacinas contra gripe para grávidas e puérperas

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade também são imunizadas. Aplicação das doses ocorre nas unidades de saúde.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe vai até o dia 10 de maio nas Unidades de Saúde das zonas urbana e rural de Canaã dos Carajás. Com o segundo lote disponível, o público-alvo é composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes e mães com até 45 dias após o parto.

As doses estão sendo aplicadas nas treze Unidades Básicas de Saúde (UBS) das zonas urbana e rural. A primeira fase de vacinação contra o vírus da gripe teve início no dia 20 de abril. Ainda nessa primeira etapa, está prevista a vacinação de trabalhadores da saúde, mas segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as doses ainda não estão disponíveis.

Na segunda etapa, será a vez da vacinação de idosos e professores da rede pública e privada, entre os dias 11 de maio e oito de junho. A terceira etapa acontece entre os dias 9 de junho a 9 de julho e as vacinas serão destinadas a pessoas com doenças crônicas e comorbidades; pessoas com deficiência; forças de segurança e salvamento; forças armadas; caminhoneiros; trabalhador de transporte coletivo; funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativas e população privada de liberdade.

Além da vacinação, os usuários poderão realizar os seguintes serviços: agendamento e consulta com médico e enfermeiro; avaliação nutricional; administração de vitamina A e sulfato ferroso e atualização do cartão de vacina (Influenza, Tríplice Viral, Pentavalente, VIP e Pólio).

Por Dayse Gomes