Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Canaã dos Carajás

Canaã dos Carajás: Mesários que atuarão nas eleições 2018 passam por treinamento

Aqueles impedidos de comparecer podem realizar o procedimento online através do Portal da Educação a Distância
Continua depois da publicidade

Centenas de voluntários que trabalharão como mesários nas próximas eleições gerais participaram, durante a manhã deste domingo (16), do treinamento presencial realizado no Cemfopred Professora Rute Sampaio Da Cunha, em Canaã dos Carajás.

Entre videoaulas e demonstrações na prática, as dúvidas dos presentes foram, aos poucos, sanadas por uma equipe coordenada pela chefe do Cartório Eleitoral da 075º Zona de Parauapebas, Lorena Carla Martins Pereira, que ministrou a capacitação.

Na oportunidade, mesários, presidentes de mesa e primeiro secretário receberam instruções sobre o funcionamento da seção eleitoral, suas respectivas funções no local de votação, ética, atendimento ao eleitor, legislação e orientações de como proceder em caso de possíveis imprevistos.

Helena Paiva, que nas eleições passadas compareceu à sua seção apenas para votar, estará, este ano, do outro lado da mesa. Convocada pela Justiça Eleitoral e após passar pela capacitação, ela diz estar preparada e ansiosa para trabalhar. “Não é difícil, mas também não é tão fácil. Acredito que a chave desse trabalho é ‘atenção’; agora é só estudar um pouco mais. Eu mal posso esperar para este desafio,” completou.

Veja também:  “Cola” de última hora toma tempo em votação em Marabá

Além das orientações em sala de aula, os convocados também poderão se preparar em casa através do Manual do Mesário entregue aos presentes. Nele estão contidas informações necessárias sobre o ofício de mesário, além de esclarecimentos sobre a funcionalidade das urnas eletrônicas.

Os mesários convocados deverão comparecer às suas seções de atuação às 7h da manhã do dia 7 de outubro, permanecendo lá até o fim da votação. Os portões serão abertos aos mais de 30 mil eleitores canaenses a partir das 8h, seguindo assim até as 17h.

Aqueles que foram impedidos de comparecer ao treinamento presencial, podem acessar o Portal da Educação a Distância (educacao.tse.jus.br) e realizar o procedimento online.

O não atendimento à convocação implicará na aplicação das penalidades previstas no artigo 124 do Código Eleitoral.

Deixe uma resposta