Campanha de vacinação contra gripe é antecipada para evitar sobrecarga do Sistema de Saúde

Em Conceição do Araguaia, as doses da vacina estarão disponíveis a partir desta segunda-feira (23).
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on print

Continua depois da publicidade

O Ministério da Saúde anunciou a antecipação da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que será dividida em três fases. A primeira etapa, começa nesta segunda-feira (23).

De acordo com a Coordenadora da Divisão das Vigilâncias de Conceição do Araguaia, Thatylla Barbosa de Faria, a antecipação ocorre por precaução. “Com isso, podemos evitar o aumento de doenças respiratórias e a sobrecarga do Sistema de Saúde”, explica.

Segundo ela, a partir de hoje, 23 de março de 2020 até 15 de abril, serão vacinados idosos (acima de 60 anos) e os trabalhadores da Saúde. A segunda fase da vacinação ocorre de 16 de abril a 9 de maio, e serão priorizadas crianças de 6 meses a 6 anos, grávidas e puérperas.

Já a terceira etapa tem início em 10 de maio e segue até 22 de maio, e então, serão vacinados professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com condições clínicas especiais, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

A profissional explica que o calendário anunciado pelo Ministério da Saúde possui etapas diferentes das anunciadas pela cidade. “Ficou a critério de cada município decidir a ordem dos grupos prioritários, com exceção dos idosos, que devem estar na primeira fase”.

Conforme Thatylla, é importante que as pessoas compareçam aos postos para se imunizar, já que o vírus da influenza é facilmente transmitido por meio de secreções, tosse ou espirros. “É fundamental proteger a população. Há pessoas que pensam que a vacina faz com que elas fiquem gripadas, mas isso não é verdade, até porque, a vacina é composta por um vírus inativo e é muito segura”, ressalta.

O dia D desta campanha será em 9 de maio de 2020 e em Conceição do Araguaia, os interessados devem procurar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, um dos oito pontos de apoio de vacinação mencionados a seguir:
• Academia da Saúde – Setor Vila Cruzeiro
• Escola Luzilaide Santos – Bairro São Luiz I
• Escola Maria de Fátima – Bairro Vila Cruzeiro
• Escola Frei Gil – Centro
• Escola Senhor do Bonfim – Bairro Vila Nova
• Escola Aparecida Rosa – Bairro Emerêncio
• Escola Wilson Leite – Bairro Tancredo Neves
• Escola Deocleciano – Centro

(Ynaiê Botelho)

Publicidade