A Assessoria de Comunicação de Parauapebas acaba de divulgar mais um Boletim Epidemiológico sobre o cenário do novo coronavírus em Parauapebas. E as notícias continuam não sendo animadoras, muito pelo contrário. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mesmo com todos os esforços e trabalho sem trégua no combate a propagação do novo coronavírus e na luta para salvar vidas, os números no município aumentam todos os dias.
Nesta sexta-feira, 8, foram contabilizados mais 14 casos, totalizando 280 pacientes confirmados com a Covid-19. Houve ainda o registro de mais 3 óbitos, dois já tinham confirmado a doença e um está entre casos de hoje.
Óbitos
- Homem de 31 anos. Estava internado no HGP e faleceu hoje.
- Homem de 59 anos. Internado no HGP e veio a óbito em 05/05.
- Homem de 71 anos. Estava internado no HGP e faleceu no dia 03 de maio com suspeita da doença
Casos confirmados
- Mulher de 36 anos. Isolamento social.
- Homem de 41 anos. Internado.
- Mulher de 52 anos. Internada.
- Mulher de 59 anos, cardiopata. Internada.
- Homem de 67 anos, cardiopata. Internado.
- Homem de 56 anos. Internado.
- Homem de 37 anos. Internado.
- Homem de 57 anos. Internado.
- Homem de 34 anos. Internado.
- Mulher de 36 anos. Internada.
- Homem de 38 anos. Internado.
- Mulher de 66 anos. Internada.
- Homem de 60 anos. Internada.
Com os novos casos anunciados hoje, Parauapebas tem agora 280 casos confirmados. Destes, 50 pacientes estão internados; 81 pacientes estão em isolamento domiciliar; 120 pacientes foram recuperados e receberam alta; 29 pacientes foram a óbito.
O Boletim afirma ainda que 251 casos foram descartados e outros 71 continuam em investigação.
Prefeito com sintomas da Covid-19
O prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen, informou por meio de um vídeo que circulou hoje nas redes sociais que começou a sentir os sintomas da Covid-19. Lermen esclareceu que não se sente bem desde a quarta-feira (6), afirmando que fez a coleta do material para os exames e a tomografia computadorizada revelou os sinais da doença. O prefeito informou que continuará o trabalho em home office, já que esse é um momento difícil, em que não há espaço para descanso. Ele disse ainda que a cidade vive um momento de dificuldades, mas, acima de tudo, deve prevalecer a união, e que cada membro da população deve fazer sua parte.
Lockdown em Parauapebas
O Blog solicitou à Secretaria de Comunicação do Governo do Pará uma posição quanto à recomendação dos Ministérios Públicos do Trabalho, Federal e Estadual para que o governador Helder Barbalho implante o lockdown (bloqueio total) em Parauapebas e Marabá, assim como fez em outros dez municípios paraenses. Há pouco a Secom respondeu, em nota, que:
“A Procuradoria-Geral do Pará (PGE) informa que o Estado avalia a recomendação enviada pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual, levando em consideração o índice de isolamento social e de infecção por Covid-19 nos municípios, e que determinações nesse sentido, caso sejam necessárias, serão divulgadas pelo governador Helder Barbalho”.