Barreiras sanitárias e higienização de ambientes reforçam combate ao novo coronavírus

As ações nos municípios do sudeste do Pará contam com o apoio da Vale
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

As ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus continuam sendo intensificadas nos municípios do sudeste do Pará. Uma das medidas adotadas é o controle da chegada de pessoas às cidades de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Curionópolis, por meio de barreiras sanitárias, que ocorrem, principalmente, nas rodovias de acesso aos municípios.

O objetivo é identificar e monitorar casos suspeitos de Covid-19. Para realização da ação, a Vale apoiou os municípios com a contratação de  profissionais especializados (técnicos de enfermagem) e na aquisição de equipamentos, como termômetros a laser. Nas barreiras sanitárias, os visitantes são submetidos a um questionário de verificação e aferição da temperatura corporal por meio de um termômetro digital infravermelho.

Em seguida, são orientados sobre os cuidados preventivos contra o coronavírus. Caso seja constatado algum sintoma que possa estar relacionado à doença como dificuldade de respiração, tosse, febre, entre outros e histórico de viagem nos últimos 14 dias para regiões mais críticas é recomendado o isolamento domiciliar ou encaminhamento da pessoa ao serviço de saúde. O acompanhamento é feito pela equipe de saúde do município. Em caso de confirmação, as informações são repassadas para a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Higienização de locais públicos

“A Vale entende que a luta contra o novo coronavírus é de todos e a empresa se une nesta força para apoiar os  municípios e a saúde pública no avanço da pandemia”, afirma o diretor do Corredor Norte, Antonio Padozevi. 

A mineradora  acertou a doação de 800 quilogramas de hipoclorito de sódio (12%), 450 litros de detergente clorado e 50 kits de equipamento de proteção individual – EPI (luva, macacão tyvek, máscara respiratória e óculos de segurança) que foram distribuídos às prefeituras de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte e Tucumã. Os insumos serão utilizados pelo poder público como reforço à higienização e desinfecção de espaços: praças, rodoviárias, paradas de ônibus, hospitais, unidades básicas de saúde e outras estruturas públicas que recebem a população em geral. Também foram realizados treinamentos específicos para as equipes de limpeza.

Somada à ação de higienização de locais públicos, é sempre bom lembrar que o combate à pandemia requer cuidado redobrado com a higiene pessoal – como lavar as mãos e utilizar álcool gel 70%. O isolamento social é considerado o método mais eficiente de controle da pandemia.

Reforço à saúde da região

Além do apoio para funcionamento das barreiras sanitárias e a doação de insumos para higienização de locais públicos, a Vale reformou e ampliou uma ala de internação do Hospital Municipal de Parauapebas (HMP). A obra civil foi concluída no último dia 16 de abril. A Vale repassou ao HMP 40 camas hospitalares (equipadas com colchões) e 540 litros de álcool em gel 70%.

Em Canaã dos Carajás, a Vale realizou a doação de 38 camas hospitalares (equipadas com colchões) e 450 litros de álcool em gel. A doação visa apoiar o município na estruturação da Unidade de Internação que está sendo preparada para atender a eventuais casos da Covid-19. A intenção é garantir que, caso haja necessidade, Canaã possa atender a demanda da Covid-19 sem sobrecarregar o Hospital Municipal.

Novos insumos serão repassados de forma gradativa. A empresa segue dialogando com o governo e as prefeituras paraenses para avaliar novas medidas de apoio. (As informações são da Assessoria de Imprensa da Vale)

Publicidade