O Águia de Marabá Futebol Clube completa nesta segunda-feira (22) 42 anos de sua fundação. O chamado Azulão Marabaense tem dois títulos importantes em sua trajetória, o Campeonato Paraense, em 2023, e a Supercopa Grão Pará, em 2024. O clube também ganhou o Campeonato Paraense da Série B1, a Segundinha do Parazão, em 2015, e dois turnos de Parazão da elite, em 2008 e 2010, perdendo as finais para Remo e Paysandu, respectivamente.
Um grande feito do Águia que é lembrado até hoje, foi a vitória diante do Fluminense-RJ, que na época era treinado pelo consagrado Carlos Alberto Parreira. A ocasião foi na Copa do Brasil de 2009, quando o Azulão derrotou o Tricolor das Laranjeiras, no Estádio Mangueirão, em Belém, por 2 a 1, com gols de Aleílson, que atualmente faz parte do elenco, e Sinésio, enquanto que o artilheiro Fred assinalou para os cariocas.
No jogo da volta, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o Fluminense venceu, por 3 a 0, e acabou eliminando o time do sudeste paraense. Antes de encarar o Tricolor, o Águia havia eliminado o América-MG na primeira fase da competição nacional, vencendo os dois jogos, 1 a 0, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, e 2 a 1, no Estádio Rosenão, em Parauapebas.
O Azulão Marabaense também disputou o Campeonato Brasileiro da Série C, de 2008 a 2015, onde na temporada de 2008, o clube de Marabá despachou o Paysandu e ficou na 5ª colocação geral, ficando uma posição para o acesso para a Série B, perdendo a vaga para o Duque de Caxias-RJ, em números de gols marcados, 27 a 20.
Como esse histórico, o Águia de Marabá é considerado o maior clube do interior paraense. Além do Azulão, mais dois times do interior conseguiram o feito de levantar a taça de campeão paraense, o Independente, em 2011, e o Cametá, em 2012.
Por Fábio Relvas / Arte Ascom Águia de Marabá