Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
saúde

Agência Transfusional de Canaã dos Carajás entrou em funcionamento nesta terça-feira

Unidade tem como finalidade receber e armazenar bolsas de sangue para transfusões
Continua depois da publicidade

Uma boa notícia na saúde movimentou Canaã dos Carajás na tarde desta terça-feira (06). O município ganhou uma Agência Transfusional, o que deve agilizar bastante o tratamento para quem depende de sangue para sobreviver. A unidade tem a missão de receber e armazenar sangue já processado e pronto para a aplicação em pacientes. O anúncio da novidade foi feito no início da tarde no Hospital Municipal, dentro da sala reservada para o funcionamento da agência. Estiveram presentes na ocasião, os vereadores Baiano do Hospital, Dionísio Coutinho e João Nunes, além dos secretários Dinilson Santos e Roberto Andrade.

Oficialmente, a agência já está atendendo desde segunda-feira (5). Sandra Helena, médica responsável pela implantação, veio de Marabá para o início das atividades da agência. Segundo ela, a equipe do hospital passou por todos os treinamentos necessários e está apta a atender quem precisa: “Para mim, e para todos do Hemopa, é uma satisfação muito grande estar aqui. A Agência Transfusional é um sonho, não só do hospital, mas também nosso. Espero que essa unidade continue atendendo a população com qualidade, eficiência e rapidez. O hemocentro regional de Marabá está muito feliz. Estou muito satisfeita com a equipe e com a receptividade de todos.”

bf7fd596-3259-4aaf-84e2-7fcc37befcd1

Como o município ainda não possui um posto de coleta, é necessário que o Hemopa venha até a cidade para fazer o trabalho. A médica pediu que os vereadores presentes lutassem pela instituição de um ou dois dias no ano para campanhas de coleta: “Nós vamos precisar desse apoio. Pelo menos uma vez por ano, façam esse trabalho de coleta. Temos aqui um potencial muito grande, pois há um bom número de doadores que participam e gostam de ajudar o próximo. Ainda não temos aqui um posto próprio, mas, assim como Parauapebas, vamos lutar por isso. A estrutura não é tão grande, mas também não é tão simples. É necessário que se lute por isso, pois todos nós podemos precisar de sangue.”

Veja também:  Prefeituras da região de Carajás já investiram R$460 milhões em educação este ano

O secretário de saúde Dinilson Santos explicou que o município tinha uma parceria com o Hospital 5 de Outubro, mas, devido ao aumento de demanda, o Hospital Municipal ganhou a sua própria unidade: “Nós utilizamos muito sangue hoje em Canaã dos Carajás, por conta disso, a implantação da agência se fez necessária. Antes, tínhamos que buscar as bolsas em Marabá e Parauapebas, o próprio 5 de Outubro nos ajudava um pouco, e agora não. Temos as bolsas aqui para atender os nossos pacientes com mais rapidez. Com o sangue já aqui no hospital, os cirurgiões terão o seu trabalho facilitado e quem ganha com isso é a população.”

Quanto à questão das doações, Dinilson afirmou que é de total interesse do município que as campanhas de incentivo aconteçam com mais frequência em Canaã dos Carajás. A Agência Transfusional já se encontra em funcionamento e as bolsas de sangue já estão à disposição dos pacientes.

Deixe uma resposta