Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Parauapebas

Ações sensibilizam população masculina quanto aos cuidados com a Sífilis

11026267_547821105365454_590948264621565164_nSensibilizar a comunidade quanto à prevenção e o tratamento da sífilis, além de diagnosticar precocemente a Doença Sexualmente Transmissível (DST). Essa é a proposta das ações que vêm sendo realizadas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento de Parauapebas (CTA) desde o último dia 26 de outubro, em parceria com empresas privadas que atuam no município, bem como sindicatos e outros órgãos públicos.

De acordo com o coordenador do CTA, Allan Miranda, o público alvo dessa atividade são os homens. A ação preventiva faz parte das ações do Novembro Azul. A meta é fazer o exame para detecção da sífilis em mil homens, até o final da campanha, que ocorrerá no sábado (21). Apesar da ação ser voltada ao público masculino, é importante que as mulheres também façam o exame.

Até agora, foram realizados 775 testes com homens, com 38 casos confirmados de sífilis. Todos os casos confirmados já iniciaram o tratamento de forma gratuita no órgão.

“Muitas vezes as mulheres se contaminam, realizam o tratamento, mas o parceiro não trata o que resulta em uma nova infecção. Se a mulher engravidar, passa a doença para o bebê ainda no ventre, podendo a criança nascer com inúmeros problemas de saúde, inclusive, má formação, por isso, é importante o parceiro realizar o teste”, explica Allan.

A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum, cujo sintoma mais comum é uma ferida indolor na região genital. Os testes também são realizados no CTA de segunda a quinta, no horário de 8 às 11 horas e de 14 às 17 horas.

Deixe uma resposta