5º Encontro de Magistrados do Pará foi em Parauapebas

Continua depois da publicidade

Cerca de 30 juízes da 10ª, 11ª, 12ª e 13ª Regiões Judiciárias, representando as regiões sul e sudeste do Pará, reuniram-se na sexta-feira, 29, com a presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargadora Raimunda do Carmo Noronha, durante o 5º Encontro com os Magistrados, realizado no município de Parauapebas. O objetivo do evento foi decidir com juízes, formas e procedimentos para a constante melhoria na prestação de serviços de cada Comarca.

Além da presidente do TJPA, integraram a mesa do encontro, o ex-presidente do Tribunal e atual diretor da Escola Superior da Magistratura do Pará (ESM-PA), desembargador Rômulo Nunes; o diretor do Fórum de Parauapebas, juiz Everaldo Silva; a juíza auxiliar da Corregedoria das Comarcas do Interior, Kátia Parente, que representou a corregedora Maria de Nazaré Gouveia; o presidente da Associação dos Magistrados do Pará (AMEPA), Heyder Tavares, e os juízes auxiliares da presidência, Silvio Cesar dos Santos Maria e Andréa Cristine Corrêa Ribeiro.

Durante a reunião, os juízes tiveram a oportunidade de expor suas necessidades e dificuldades vivenciadas no dia-a-dia de suas Comarcas. Déficit de funcionários, reforma de Fóruns e a segurança de servidores e magistrados foram os assuntos mais discutidos. Para responder às demandas dos magistrados, além dos membros da mesa, estiveram à disposição dos participantes os secretários do Tribunal, Alice Loureiro (Secretaria de Gestão de Recursos Humanos), Suely Azevedo (Secretaria de Planejamento, Coordenação e Finanças), Antônio Brito (Secretaria de Administração) e Fábio Salame (Secretaria de Informática), além de o diretor do Departamento de Engenharia, Márcio Barata.

A direção do TJPA também ouviu sugestões dos magistrados, bem como aproveitou o encontro para orientar sobre as determinações e metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A presidente parabenizou os magistrados e servidores que se empenharam no cumprimento da Meta 1 de 2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que resultou no primeiro lugar no ranking nacional. “Eu apelo para que esse empenho continue este ano”, desejou.

A presidente do TJPA acrescentou que o evento é uma oportunidade para tomar conhecimento das carências de cada Comarca, a fim de tomar medidas que tornem possível melhorar a estrutura do Poder Judiciário em todo o Estado. Antes de encerrar o encontro, a presidente destacou que as últimas conquistas registradas nas Comarcas da região são resultado do empenho da gestão passada do TJPA, na qual esteve a frente esteve o desembargador Rômulo Ferreira Nunes.

Texto: Vanessa Vieira –  TJPA