Balanço Final do IR 2015: Mais de 555 mil contribuintes declararam o Imposto de Renda no Pará

Continua depois da publicidade

l

O Pará encerrou o prazo de entrega das Declarações do Imposto de Renda 2015 com um total de 555.051 declarações, cerca de 90% do esperado que era de 619.170. Houve acréscimo no volume de declarações entregues de 2,2% em relação a 2014.

A 2ª Região Fiscal, composta pelos estados do AC, AM, AP, PA, RO e RR,fechou em 1.285.562 declarações, com um acréscimo de 4,8% em relação a 2014, que foi de 1.226.471.
Na capital paraense o balanço final fechou com 204.939 declarações entregues.

A Receita Federal explica que quem não declarou no prazo poderá, a partir das 8hs de 4 de maio, transmitir sua declaração. Porém, agora não estão mais disponíveis a importação da declaração pré-preenchida e nem os programas para tablets e smarthphones.
A transmissão deve ser feita normalmente. Para isso, o contribuinte deve baixar no site da RFB o Programa Gerador da Declaração (PGD) e elaborar a declaração no computador. Em seguida, transmitir via internet pelo Programa Receitanet, que também deve ser baixado no site:www.receitafederal.gov.br.

Multa para o contribuinte que não cumpriu com a obrigação  e está sujeito a multa mínima de R$165,74 e máxima de 20% do imposto apurado  na  declaração.

O Retificado

Quem errou quando do preenchimento da declaração já entregue, deve corrigir os dados enviando uma declaração retificadora. Isso pode ocorrer com omissão de rendimentos e inclusão indevida de dependentes e valores de dedutíveis, como despesas com instrução , despesas médicas planos de saúde e pensão alimentícia . Para transmitir a declaração retificadora é necessário o número do recibo de transmissão da declaração a ser corrigida, obtido na segunda página do documento ou no arquivo guardado no computador.