Vale publica balanço da sua atuação no Pará no primeiro semestre de 2022

Investimento em capacitação profissional de jovens e adultos é um dos destaques da publicação

Continua depois da publicidade

Natural de Cametá, nordeste do Pará, Alberto Correa, 25 anos, sentiu vontade de atuar na mineração quando fazia faculdade e foi bolsista de projeto de iniciação científica de engenharia mecânica, que contava com o apoio da Vale. Segundo a pesquisa Carreira dos Sonhos, divulgada esse ano pela Cia de Talentos, a mineradora ocupa a 5ª posição no ranking das empresas dos sonhos dos jovens. Programas promovidos pela companhia têm contribuído com a capacitação profissional desse público e da comunidade local para entrada no mercado de trabalho em geral e também em direção a esse sonho.

Esse investimento em capacitação é um dos destaques da publicação Balanço Vale+, divulgada essa semana pela Vale, e que traz iniciativas e os números da atuação da empresa no Pará no primeiro semestre de 2022. Foi nesse período, que Alberto, engenheiro recém-formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) foi um dos contratados pela empresa. Ele é agora trainee especialista de nível superior. O Programa Formação Profissional (PFP/trainee) objetiva oferecer qualificação profissional para o desempenho de funções operacionais e técnicas em diversas áreas de negócio da mineradora.

De janeiro a julho desse ano, a Vale ofertou mais de mil vagas para seus programas de formação considerados Porta de Entrada, como Estágio, o Programa Formação Profissional e Jovem Aprendiz. “Estou tendo experiências muito boas para meu desenvolvimento profissional e pessoal. Passei pela mina de Onça Puma, Porto de São Luís (pelo Programa MINE) e atualmente como Trainee Especialista em Engenharia e Geologia na área de Implantação de Projetos, em Carajás, e estou aproveitando todas essas oportunidades para meu o crescimento”, conta Alberto.

Também voltada para capacitação profissional, outra iniciativa da Vale é o Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT). Neste primeiro semestre, foram realizadas turmas em Parauapebas, Canaã dos Carajás e Curionópolis, para a comunidade de Serra Pelada. Empresas fornecedoras para a Vale, que aderiram ao Programa Partilhar, também têm investido em programas de capacitação nas cidades onde atuam. Em Canaã, por exemplo, promoveram cursos profissionalizantes em áreas como Eletromecânica, Segurança do Trabalho, Mineração, Contabilidade, Enfermagem e Elétrica.

A publicação completa do Balanço Vale+, com dados, investimentos e projetos da Vale no Pará pode ser acessada em www.vale.com/pa.