Nota da Colossus Mineração sobre a manifestação ocorrida neste domingo em Serra Pelada

Continua depois da publicidade

A Colossus Mineração informa a sociedade que as forças policiais do Estado do Pará inibiram a tentativa de invasão ao projeto Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, ocorrida em Curionópolis (PA) neste domingo por volta de 15h.

A maioria dos manifestantes é de não residentes na comunidade de Serra Pelada e afastou-se do local do protesto. Até as 18h deste domingo, informações locais indicavam que não há um ponto de concentração dos manifestantes. Não há registro de vítimas.

A tentativa de invasão, anunciada de forma pública antecipadamente e fortalecida em audiência no último dia 16 de agosto, teve apoio parlamentar dos deputados federais Arnaldo Jordy (PPS) e Wandenkolk Gonçalves (PMDB). A organização foi feita por grupos garimpeiros não reconhecidos pela Justiça do Pará como dirigentes da cooperativa sócia do projeto.

É impraticável haver diálogo sob coação. A Colossus considera este formato de mobilização violenta como irresponsável, que em absolutamente nada contribui para um futuro de paz duradoura em Serra Pelada.

O projeto SPCDM alcançou 85% das obras de implantação, um investimento de R$ 600 milhões que emprega 1.500 profissionais diretos e indiretos – sendo 65% residentes de Serra Pelada.   

Forças policiais permanecem no local para devolver segurança à vila de Serra Pelada.

9 comentários em “Nota da Colossus Mineração sobre a manifestação ocorrida neste domingo em Serra Pelada

  1. confio no senhor Responder

    a urubuzada canadense quer a todo custo tomar o que é dos garimpeiros
    como podem ser tao desumanos ladroes safados , sei que o SENHOR faz justiça e eu sei que ainda verei todos caindos e quanto aos garimpeiros eles vencerão. e nenhum deles querem viver como jagunços não, simplismentes querem o que lhe é de direito viu seu cauan pire safado, desumano, vc tem que ficar calado seu idiota

  2. Pedro Responder

    Esse projeto sempre teve uma núvem escura por trás. Informações contraditórias e pouca transparência. A Colossus “não é flor que se cheire”!!!

  3. Marcos Ribeiro Responder

    O povo de Serra Pelada não vive como jagunços, vc está generalizando, se me permite discordar. Como este blog é democrático e podemos divergir das opinioes apresentadas, talvez devesse conhecer melhor os meandros de como as coisas estão acontecendo, e como aconteceram. Só espero justiça a todos, Tanto à empresa quanto aos garimpeiros.

    • Marcelo Assunção Responder

      É impressionante como a ignorância gera comentários absurdos! Serra Pelada deu um salto em seu desenvolvimento e qualidade de vida. Falta muita coisa é óbvio, mas a população jovem está se qualificando com cursos administrados na própria comunidade; restaurantes, farmácias e comércio tentando se adequar as leis da VISA e isso gera melhor qualidade de vida. É um povo guerreiro que merece respeito. Que fez história e continua fazendo. Vou a trabalho eventualmente e vejo essas melhorias e sinto-me honrado em “viver” esse capítulo da história de Serra Pelada. Sinto-me honrado em poder escrever um ou dois parágrafos dessa Odisséia e fazer parte dela. E você o que está fazendo?

  4. Cauan Pirí Responder

    O que realmente esse povo da Serra Pelada quer? Viver como jagunços, querem explorar as riquezas minerais que são da nação, e não só de meia duzia de selvagens que vivem lá. Pelo que vemos, querem viver como antes, o “formigueiro” Esse povo tem que entender que a Colossus será a grande chance daquela pocilga chamada serra pelada se modernizar, mas não, preferem a brutalidade e a violência.

    • raimundão Responder

      É da nação com uma empresa canadense explorando a riqueza da nação vc é complicado moço vc defende a riqueza do nosso povo entregado de mão beijada para os gringos ta doido sô.

  5. Filha de serra pelada Responder

    Esses 65% dos funcionarios que moram na serra pelada só trabalha quem eles querem minha familia mora là e nao trabalham por que so trabalha quem baba eles…
    injustiça…..

  6. josiel rodrigues Responder

    TA MEIO ESCURO ESSAS PREVISOES DE INICIO DE PRODUCAO …ERA PRA SER EM JULHO OU AGOSTO..E AGORA QUAL E A NOVA. DATA DESSE DE INICIO DA PRODUCAO ?

Deixe seu comentário

Posts relacionados