Politicando em Parauapebas

Continua depois da publicidade

Nunca gostei de fazer o papel de “Mãe Diná”, adivinhar não é o meu forte. Todavia, ao se falar em eleições e políticas futuras não há outro jeito. O negócio é especular, mesmo que informações de bastidores não possam ser publicadas a pedido das fontes e/ou em observância a ética. Farei uma breve consideração sobre o processo eleitoral em Parauapebas e o que penso sobre tudo que já vem sendo publicado na mídia local.

Segundo o que se noticia na mídia e informam os cientistas políticos de plantão, Sr. Valmir da Integral vem liderando as pesquisas de intenção de votos. Algumas delas não merecem sequer serem mencionadas, tamanha a cara de pau de alguns institutos que transportam para o papel não a opinião dos entrevistados, mas uma terrível e prejudicial massagem no ego de alguns pré-candidatos.

No tocante às candidaturas oficialmente formalizadas, apenas Valmir (PSD), Coutinho (PT), e  Chico das Cortinas (PRP) se dizem candidatos oficiais e articulam apoio para sacramentar suas candidaturas.

Ainda não oficializados por seus partidos, são, ou se manifestam como pré-candidatos, a atual secretária nacional de políticas para o turismo, ex-deputada federal e ex-prefeita, Bel Mesquita (PMDB), os atuais vereadores Adelson Fernandes (PDT) e  Massud (PTB), o publicitário Claudio Feitosa (PPS), os empresários Raimundo Cabeludo (PR) e Agnaldo Ávila (DEM), o comerciante Zezinho (Psol) e Rui “Vassourinha” Hidelbrando (PRB).

Em uma campanha política, além do, ou, para alcançar os ambicionados votos que levarão o candidato ao êxito, é preciso saber quem paga ou de onde virão os recursos para tal.

As últimas campanhas políticas em Parauapebas, notadamente, foram uma verdadeira enxurrada de dinheiro despejada na disputa pela cadeira do executivo e outras, ainda maiores, pelas vagas do Legislativo.  Isso não será diferente desta vez. Quem pretender ocupar a cadeira principal do Morro dos Ventos precisará rapidamente viabilizar recursos, muitos recursos.

Baseado nisso vem a pergunta: dos 11 postulantes ao cargo de prefeito, acima citados, quais terão condições isoladas de viabilizar financeiramente uma campanha? A resposta é simples, apenas dois, Coutinho e Valmir – os candidatos que são governo (municipal e estadual, respectivamente).

Em recente reunião da alta cúpula estadual do PMDB com pré-candidatos do partido, Helder Barbalho disse em alto e bom som que Bel Mesquita é uma pré-candidata com reais chances de vencer e que o partido irá tentar viabilizar financeiramente recursos para que ela dispute em igualdade de condições a eleição municipal.

Sem querer ser o dono da verdade, acredito que os outros oito citados não passarão, se a insistência for continuada e virar persistência, de meros coadjuvantes. Alguns deles buscam espaço para no futuro tentar uma composição que lhes rendam apoio financeiro para postularem vaga no Legislativo. Outros, querem mesmo é ser indicado vice ou uma secretaria no futuro governo. Esconderão até onde o conveniente for limite para tomar uma decisão, sem importar com ideologias, pragmatismos ou ética eleitoral.

Chico das Cortinas
Aqui quero deixar claro o apreço que tenho pelo ex-prefeito Chico das Cortinas, único que cresce de forma contundente a cada pesquisa, mas que, em minha opinião, declinará quando os profissionais da política entrarem em campo com um monte de dinheiro para ser gasto nas milionárias campanhas. Creio que a força que as igrejas jamais conseguiram tirar de dentro dos templos será redundante também em 2012. Falta um líder religioso que convença a população evangélica que política se faz com cumplicidade e que, assim como pregou Jesus, não se deve servir a dois deuses.

Valmir da Integral
Apesar de liderar as pesquisas Valmir (PSD) terá grande dificuldades em compor um grupo forte para disputar em caráter de igualdade com outros candidatos que nesse quesito estão a anos luz a frente. Valmir trocou de partido quatro vezes nos últimos quatro anos (PSB, PTB, PDT e PSD), e, todas as suas trocas foram marcadas por desgastes, acusações e outros disse me disse com a militância dos partidos abandonados. Mesmo com o apoio, leia-se recursos, do governo do estado e a pressão imposta por este aos partidos da base aliada no estado, Valmir sentirá na própria pele que, em política, o jargão “aqui se faz, aqui se paga”, estará no seu encalço e a formatação de um grupo de apoio vai dar muito trabalho. Valmir traz consigo o apoio de Jatene, governador responsável pela perda do maior sonho dos carajaenses: o Estado do Carajás. Isso certamente será tema muito usado na campanha que se aproxima. Valmir terá que saber se desvencilhar do tema e provar que não foi contra Carajás, apesar de não ter feito lá aquelas forças para que o objetivo fosse alcançado. Outro fato que trará dificuldade ao candidato do PSD será a disputa pelas cadeiras na Câmara Municipal. Tanto o PSD como o PSDB, único aliado oficial, não têm em seus quadros candidatos com peso político para levar o nome do candidato majoritário às ruas. Faisal? Alguns desavisados poderiam corrigir o Blogger. Faisal é declaradamente oposição dentro do PSDB e ainda não digeriu a rasteira que sofreu de Zé Rinaldo, Jatene, Valmir e Cia Ltda.

Coutinho
Coutinho é o candidato do PT, maior partido em Parauapebas e dono de uma legião fiel de militantes. Legião esta que sabe agora, como poucos, como é doce o sabor do poder. Apesar do terrível “fogo amigo” interposto por alguns insatisfeitos com a atual administração e/ou desmamados abruptamente das tetas governamentais, a grande maioria dos militantes petistas sabe agora o que é estar no poder e deve votar maciçamente no 13 quando o momento de decidir chegar. Não pensem que o petista, por mais insatisfeito que esteja, entregará de bandeja a cadeira atualmente ocupada por Darci à um quase tucano ou apoiado pelo PSDB.  A seu favor, Coutinho tem um grupo de partidos liderados pelo PP e que comporão um verdadeiro exército pleiteando um lugar no Legislativo, e levando seu nome de porta em porta. O ponto negativo, segundo as pesquisas, é a má avaliação do atual prefeito junto ao eleitorado, todavia, Darci acredita que parte dessa rejeição se dá em virtude do tempo de governo, o que é natural, e promete reverter isso inaugurando várias obras nos próximos dias e mostrando durante a campanha que o grande problema do seu governo teria sido a comunicação.  Coutinho tem pouco tempo para efetivar essa reversão? me perguntariam na lata alguns dos cientistas políticos de plantão torcendo para que o Blogger erre? Sim, contudo, conhecendo o eleitor parauapebense como eu conheço, acho a empreita bastante possível de ser cumprida. Fazer pela primeira vez o sucessor em Parauapebas é outro fator que excita a militância petista. Mostrar competência e capacidade de mudar as coisas na política é um tema que deverá unir a militância petista.

Bel Mesquita
Bel Mesquita ainda é uma incógnita. Pesquisas de intenção de voto a colocam em segundo lugar mesmo que nunca se tenha ouvido de sua boca que é candidata à sucessão de Darci. Se, com o prometido, o partido conseguir viabilizar financeiramente sua campanha, Bel deverá vir forte e pregando o planejamento estratégico como lema. Pesa contra sua candidatura a perda de boa parte de sua base política. Bel, em virtude de sua função no governo federal, não esteve na cidade nos últimos anos e essa perda política é natural. Mesmo assim não se pode descartar um projeto político que envolve o nome da peemedebista. Bel, e essa indecisão do partido em viabilizar financeiramente sua campanha e consequentemente o seu silêncio, tem provocado atrasos em outros projetos políticos. Vários caciques políticos em Parauapebas aguardam saber pra que lado vai Bel e o PMDB para só depois decidirem para onde irão.  Especula-se que Bel será cabeça de chave em uma chapa que teria o PT de vice. Acho pouco provável que o PT abdique de lançar Coutinho pelos motivos acima mencionados. Por ser funcionária da presidente Dilma Rousseff (PT), considerar que PT e PMDB estarão juntos em outubro contra o candidato do Jatene é bastante plausível e torna-se ainda mais evidente quando se leva a política local para os níveis estadual e federal. As recentes visitas de Helder Barbalho comprovam isso e, acima de tudo, mostram que as futuras batalhas tendem a ser de PMDB e PT contra o PSDB.

Terceira via
Penso ser pouco provável que o famigerado “Grupão”, formado por DEM, PSC, PSDC, PR, PV, PRP, PTB, PDT e sei lá mais quantos partidos, não sairá do papel. O ego do ser humano, e do político em particular é muito grande para que se chegue ao único termo que faria com que esse “Grupão” viabilizasse política e financeiramente um nome para disputar em condições igualitárias uma eleição em Parauapebas: abdicação! Esse discurso de que o melhor colocado em pesquisa a ser encomendada em época apropriada será o candidato com o apoio irrestrito de todos os outros nunca colou e não será agora, creio eu, que irá colar. Resta a eles buscar agasalhar-se nas candidaturas de Bel, Coutinho ou Valmir, persistir nesse enredo trará sérios problemas futuros a esses partidos.

Que fique claro que essa avaliação é pessoal e minha maneira de ver a situação nesse momento, pois, como me disse certa vez um amigo, antigo político e que vez ou outra solta verdadeiras pérolas do vocabulário político, “ política é como nuvem, você olha tá de um jeito, você olha coça o olho, olha de novo e mudou tudo”.

Podem crer, o amigo está coberto de razão!

66 comentários em “Politicando em Parauapebas

  1. Paulo Henrique Responder

    Os candidatos Chico das Cortinas, Bel Mesquita que hoje estão se dizendo candidatos novamente, antes ja possuirão o poder de administrar Parauapebas, e não fizeram nada,só roubaram o dinheiro publico, e não fizeram investimento algum para nossa cidade, não vai ser dessa vez que vão fazer alguma coisa, na minha opinião eles deveriam tomar vergonha na cara ao se dizerem candidatos. Como sempre fazem promessas e quando ta la no poder viram as costas pra todos, uma exemplo, nosso atual prefeito, ta certo que fez algumas escolas, e outros investimentos, mas foi muito pouco pro tamanho da verba que entra na prefeitura de Parauapebas. acho que ta mas do que na hora de mudar esse políticos, colocar gente nova no poder pra ver no que vai dar, por que esses ai são tudo conhecido, e a gente ja sabe que não vão fazer nada pela nossa cidade !

  2. JN Responder

    Com esses politicos mensionados acima, o buraco que é Parauapebas, só vai ficar mais fundo, boa parte desses politicos ja ajudaram a cavar. Meu voto é nulo..

  3. Emp. Parauapebas Responder

    Pessoal Coutinho não vai ser candidato a nada, posso afirmar isto com toda certeza, ao tempo atrás ele orientado pelo Sr. Chantagens, perseguiu e extorquiu um empresário de nossa cidade, provavelmente para dar lugar a empresas de outras regiões.
    Veja um texto do documento que em breve estará nas redes de Comunicações, munida de toda evidencias possível:
    ( 1.3 – Como não tive condições de atender ao desejo do Keneston e Coutinho, de ai em diante foram boicotados todos os meus pagamentos. Estava tudo realizado, recebido, medido, faturado empenhado e liquidado, mas a sefaz não pagava. entramos em desespero devido a compromissos diversos… )

  4. Nome (obrigatório) Responder

    santo pai até quando teremos que aguentar a mentira de bloguistas punguistas?
    vc blogueiro não emitiu opinião sua pois não possui opinião própria, por isso a política é minoria dos posts hj no seu blog. o q foi feito e feio é apenas um resumo das alianças, acordos de bastidores e opinião dos seus patrões. vc como a veja negocia com tudo o q não presta nessa cidade e páis e só tem uma moral e objetivo acumular TUTU.
    deus ainda ajudará esse povo a livrar destes santinhos do pau oco.
    vc q lê este blog dou uma dica leia as informações dando desconto de 70% das mentiras imbutidas como “opinião, análise…”, é só publicidde paga fantasiada de notícia.

  5. sentinela de parauapebas Responder

    Agora embolou tudo
    Calma vou explicar o desfecho.
    como tudo está nas mãos do governo do estado,tribunais e etc..e o welnei tesoureiro da Bel é tambem amigo do governador,ficou tudo em casa.
    E o Darci? tem que se contentar em lançar o coutinho para os petistas fanaticos e ainda tera que desembolsar grana para eleger a bel e seu valmir da integral.
    Mas como diz meu amigo ze dudu, Não sou mãe diná,mas tambem não sou biesta sió.estou só especulando.Pois acabo de receber uma mensagem que fala isso aí.
    O que eles querem mesmo,é se perpetuarem no poder e deixar o povo na miseria.PTPSDB E O PSD com um candidato que é uma fraude social

  6. sentinela de parauapebas Responder

    Seu Valmir surge como a maior expresão de votos da campanha de deputado em 2010.
    Então recebe no ano de 2011 um convite de Bel PMDB o convite de encabeçarem uma chapa juntos para as eleições de 2012,ele então filiado no PDT de Adelson e Evaldo rejeita a proposta.Mas o destino iria lhe pregar uma peça.”sua empresa integral passa por uma enorme crise e precisa resolver”,então é obrigado a fechar acordo com welnei tesoureiro da Bel afim de sair da crise sabe- se la quanto rolou,mas o certo é que ele devia sair do PDT e se filiar no PSDB de Jatene.Então assim o fez e no final se filiou num partido tambem do governador e que nasceu sobre suspeitas de corrupção nas coletas de assinaturas- PSD

  7. sentinela de parauapebas Responder

    A respeito dos candidatos,quero fazer algumas colocações:
    quando terminou as eleições de 2008 correu um boato que a candidata Bel havia feito um acordo pela vitoria do PT.Logo que o Darci assumiu em 2009 o João Fontana saiu do psdc de Wolner e se filiou no PMDB de Bel e tambem assumiu o cargo de chefe de gabinete do PT; depois desse fato, o vereador Odilon PMDB foi ser lider do PT na camara e de presente o PMDB assumiu tres secretarias(SEMAS,CONTRATO DA SAUDE E GABINETE).eNFIM DAQUI EM DIANTE O GOVERNO dARCI SE TRANFORMA NUM MOSAICO PMDEBISTA.

  8. sentinela de parauapebas Responder

    Primeiro quero me reportar ao comentario supostamente feito pelo zé dudu.
    Afirmo categoricamente que conhecendo o ze acredito que tem o pito de pessoas ligadas ao darci e ao jader barbalho.Não por acha-lo incapaz,mas porque o achei muito tendencioso.

  9. Não tinha melhor Responder

    Ze Dudu, por favor vamos buscar mais conhecimento com o executivo.
    Ñ podemos deixar esse assunto morrer.
    …Pelo que ele nos escreve a política/vitoria aqui em Parauapebas passa pela mão dele… Dê linha para pipa dele, temos que descobrir quem é essa figura.
    Pode escrever aí, isso ñ passa esses executivos ou administradores de baixa qualidade que o seu Valmir da Integral trás para ajudar a afundar a Integral. Vai ser ruim lá nos cafundós para escolher pessoas para estar ao seu lado.
    Pobre Parauapebas….

  10. Não tinha melhor Responder

    Esse executivo é uma piada… Kkkkkkk
    Cada comentário que li a respeito!!!!
    Principalmente no final dos comentário fiquei rindo que até chorei, muito bom… Pelo menos é divertido.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  11. kkkkkkkkkkk Responder

    Caridade, esse vão ter que me engolir quer que o povo lei a mesmo, que texto imenso isso é uma bíblia, ei quem matou Getúlio Vargas??????

  12. Camila Responder

    E triste ver tantas promessas e saber que ate o final do mandato daquele que consideramos justos para esterem representando o povo não ira cumprir, só espero que essa reunião de em algo produtivo. A tristeza amarga o coração e perdemos a esperança de ter um futuro melhor.

  13. vocês vão ter que me engolir... Responder

    AVISO DE UTILIDADE PÚBLICA…

    Caro amigo executivo, o assunto deste artigo é POLITICANDO EM PARAUAPEBAS, uma tremenda infelicidade de assunto que traz só pessoas com pouco conhecimentos ou a velha máfia de políticos, pouco são aqueles, que tem algum interesse em saber conhecer.
    Pior ainda são algumas de suas colocações com extrema verdade mas a verdade doi no couro do tolo que acha que podemos ser enganados, pobresinhos desses malandros tocados a manivela.
    Vou resumir: Em 24 anos de PARAUAPEBAS dizem que fizeram muito por esse município trazendo prosperidade.
    TÁ. Grande mentira se não fosse o povo em construir, essa cidade não aconteceria tal mudança, mas vamos dar um pouco de mídia ao nosso amigo Zé Dudu. De novo Zé com assuntos futéis?
    Tudo bem né…
    Caro amigo executivo, calma nunca tente se explicar quando alguém te critica não vale a pena a critica foi feita para ser dada e absorvida de forma construtiva e nunca destrutiva, nem sempre ela é aceita, mas convenhamos dentre todos os assuntos postados nesse artigo da para contar nos neurônios os úteis para ler, então vou dar um conselho para vc cultura, educação, berço dentre outras palavras é para quem pode não para quem quer.
    A baixaria e normal, criticar os outros é normal postei algo extremamente interessante com varias interpretações e ploblemas e alguém por acaso comentou? Todos são culpados pelas (ADREM), que acontece aqui.
    Quer ver?
    Pergunta para 10 pessoas que seria 100%, o que ela faria para melhorar a cidade e quanto ela se envolveria nisso? Observe o que elas respondem.
    Ninguém é 50% que seria o mínimo, no máximo 10%, por se tratar de igualdade todos querem o mesmo mas… isso nunca vai mudar a menos que um raio de luz de coragem ilumine esse povo sofrido.
    Agora mesmo acabei de fazer a mesma pergunta que fiz para vc a minha diarista.
    R: Ela mudaria a saúde, saneamento básico e educação e seria 100%, daria o seu suor para mudar essa cidade.
    Parabéns Marcilene 32 anos maranhense, de estado paraense de coração.
    Sempre digo, para os que me conhece, não precisa ser publicitário para saber das coisas basta consultar o GOOGLE E RESUMIR AS COISAS, Para relembrar A WIKÍPEDIA EXPLICA.
    SOBRE QUEM É QUEM…nessa falça politica de boa ações…
    “Em meados dos anos 60, foi descoberta uma das maiores províncias minerais do mundo, Carajás, no sudeste do Pará”(CONFORME RELATOS, PAGOS COM O DINHEIROS DOS CONTRIBUITES). Anos depois, em 1970, a Companhia Vale do Rio Doce (HOJE Vale) se associou à empresa U.S. Steel criando a AMZA – Amazônia Mineração S.A., para explorar o Projeto Ferro Carajás. EM 1981, a Vale adquiriu a exclusividade de explorar minério de ferro, (COMO EU NÃO SEI? TALVEZ SEJA A POLITICA????) CONTINUANDO, ouro e manganês no local, antes habitada por índios Xikrins do Cateté e remanescentes do Ciclo da Castanha. (OS VERDAEIROS DONOS DA TERRA), parauapebas enfrenta grande desigualdade social e de vez em quando, alagamentos (JÁ NAQUELA ÉPOCA PENSA SÓ)
    VAMOS POLITICAR!!!!
    Em 1981, deu-se início à implantação do Projeto Ferro Carajás. (GRAÇAS A VALE DO RIO DOCE (HOJE VALE RESALTANDO, COMEÇOU A MUDAR…) no vale do Rio Parauapebas começou a ser construída A VILA de Parauapebas. A construção do núcleo de Parauapebas naquela época O ALUGUEL ERA BARATO, não tinha tanta exploração imobiliária e com tudo provocou a migração de muitas pessoas para a área.
    Em pouco tempo, o povoado do Rio Verde, apesar das condições inferiores em relação aos padrões do núcleo projetado, superou a população prevista. “A vila, que havia sido projetada para atender 5.000 habitantes, segundo dados do IBGE, já estava com 20.000 habitantes.” o restante do assunto fica a critério de quem quer saber a verdade…ENTÃO PESQUISE MAIS LHE FARÁ BEM já fiz minha parte.
    Com uma boa politicagem e pessoas com gabarito isso seria possível há 24 anos depois, caro amigo executivo
    aceito sua sugestão mesmo sendo um frequentador da internet estou terminando de ler sobre Getúlio Vargas, “QUEM MATOU GETÚLIO VARGAS” outro que fez sua história. “Em suas palavras, a qual foi bem colocada na época e com certeza lembrado até hoje. “saio da vida para entrar na história”
    Resumo básico:
    Dimitri Borja Korozec. Filiação: pai sérvio, mãe brasileira. Marca de nascença: seis dedos em cada mão. Ideologia: algo assim como uma espécie de anarquismo. Profissão: assassino. Vítimas preferenciais: líderes políticos.
    Ele é o homem certo: formou-se numa escola de assassinos altamente conceituada, tem uma pontaria extraordinária e está sempre disposto a dar cabo dos tiranos que infestam o mundo. Mas sofre de um problema crônico: é desastrado. Com ele não tem meio-termo: é tudo por um triz. Em 1914, por exemplo, na Europa, foi ele quem quase desencadeou a Primeira Guerra Mundial… E é sempre assim, negando fogo, que o anarquista Dimitri Borja Korozec participa ativamente de importantes episódios históricos e convive com estrelas como Mata Hari, Al Capone, Franklin Roosevelt e Getúlio Vargas, entre outros.
    No Xangô de Baker Street, Jô Soares pintou e bordou com o gênero policial. Desta vez, o alvo escolhido são as biografias. Com sua inteligência fina e em permanente estado de alerta, também aqui ele mistura ficção e realidade e faz com que tudo neste romance pareça uma “sincronia arquitetada pelo acaso”. O grande arquiteto do riso é ele mesmo – Jô Soares -, mas o leitor verá que às vezes a própria História – a verdadeira – também parece coisa de humorista.\
    Grande Jô soares, mais um ícone de inteligência e arrogância, para muitos, admirado para outros e grosso e arrogante, bom não podemos agradar a todos…

    NOVAMENTE AGRADEÇO

  14. San.San Responder

    Pois Zé Dudu com ctza vc não olhou pra cima, passe pela rua B, C, e D até no liberdade impressionante o quanto de luzes acesas 24 hs. Espero que alguém da secretaria de urbanismo veja e resolva !! Abraço .

  15. Bruno Monteiro Responder

    Executivo, como podes afirmar ser um homem culto e letrado escrevendo “sivilizado” (comentário 44) desta forma? Que tipo de livro você está lendo? Nem mesmo os senhores de engenho e os coronéis do pasto destas bandas escrevem tão mal como você, vá se catar!

  16. E. F. Responder

    Executivo, uma curiosidade o cara da Hilux lhe ofendeu, magôo seu sentimento foi, qual a bronca com ele conta para nós.

  17. kkkkkkkkkkk Responder

    o executivo quer ser candidato e ta desviando a atenção do assunto, executivo ninguem mas compra livro não sô nos só ler net e site do ze dudu, assim como vc,,,kkkkkkkkkk

  18. Sei não, será? Responder

    Voces ainda não perceberam que esse “executivo” tá querendo é aparecer? Uma pessoa que se diz culta e fala tanta besteira não tem credibilidade e nem capacidade para dar suporte ou ensinar boas maneiras a quem quer que seja! Pobre da empresa ou do candidato que contratar uma pessoa com essa visão. Se voce se acha superior ao povo dessa cidade é melhor pegar seu caminho de volta e se mandar, porque aqui, com certeza não será sua melhor opção.

  19. executivo Responder


    Iza:

    Esse executivo tá parecendo qualira com esses comentários de moralista. “Tu” é qualira executivo?
    Não está gostando do pebinha de acucar, então VAZA!!!!

    NÃO SUA ANALFABETA, QUALIRA É SEU MARIDO!!!

  20. executivo Responder

    Não pessoal, não sou dono de livraria, quando disse que 98% dos leitores que compram livros, são os transeuntes, mas tem lá 2% que compra sim um livro. Essa estatistica é feita pela CIELLO, operadora de cartão de credito! Ok!
    E outra continuo sim, afirmando que nessa cidade está cheia de gente mal educada e grosseira, devo também lhes dizer que não é um generalismo! é por isso que a cidade está cheia de profissionais de fora, alguma razão para isso? Sim, Profissionalismo, honestidade, e ética temos pra ensinar aos senhores do engenho, aos coroneis do pasto que como já postei, só pq tem uma Hilux se acham alguma (m…). Estou nesse Pará, faz 8 anos e conheço 22 Estados do Brasil, e confesso, nesta região do Pará predomina a desonestidade, a indolencia, por parte de quase todos os “empresários”, quando digo desonestidade não é só no sentido de roubar, mas sim nas atitudes de tratar mal os turistas, clientes, o exemplo disso; coloquei meu carro em uma oficina e trocaram peças, mudei pra outra e provocaram o problema para ganhar mais dinheiro, quando esses pinhões se metem a empresário é pra tirar proveito e roubar pessoas honestas como eu e muitos que visitam a cidade. Se vc vai aos supermecados é mercadoria com prazo de validade vencidos, camuflam tudo, empurram mercadoria roubada, os açougues quase todos são clandestinos com carnes sabe la de onde veio, a energia eletrica é um horror, a internet daqui é melhor fazer sinal de fumaça! Os hospitais particulares mas parece publicos! Muitos que estão incomodados com meus comentários é pq nunca viveram em um ambiente sivilizado, não sabe nem dizer obrigado e por favor a sua esposa e filhos. Portanto quando esse cenario mudar eu serei o primeiro a elogiar! Mas por enquando senhores “Parauapebense” aprendam com os de fora!

  21. San.San Responder

    Zé para de falar bobagem e mostre o quanto essa cidade está largada pras cobras, como por ex. de 10 lampadas nesses postes 6 ficam acesas 24 hs um desperdício enorme de energia que nos pagamos, é so olhar pra cima em todo canto da cidade em plena luz do dia tem luz acesa nesses postes….eita cidade de ninguém esse Peba…Kd a secretaria de Obras pra resolver isso ??

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Anônimo San², larga de falar besteira e olhar só para o próprio umbigo. Após ler seu comentário fui comprar um lanche na Mister Pão, no trajeto observei todos os postes e não vi nenhum com a lâmpada acessa. Esse trabalho não é da SEMOB e sim da Secretaria de Urbanização. Abraço

  22. lica Responder

    Realmente vc se superou sh executivo concerteza vc faz parte da panelinha ou quer dizer dos tachos grandes como vc se refere acima e diz que é carta marcada eu ja vi aki nessa cidade todo mundo dorme e acordar de vermelho por pura revolta ja li tambem porque leio tbm sh executivo que a pessoa que construi o titatinic disse que nem deus o afundaria mais ele esta no fundo do mar

  23. S. Wendell Responder

    Zé Dudu, (quase) publicitário admiro muito suas públicações, sempre leio e acho legal os assuntos que você aborda. Mas uma dica:
    Deixa essa questão política de lado, isso não leva a nada, sabemos os interesses de todos os candidados daqui. Sei o quanto é importante se tomar partido e mostrar opiniões, mas seu blog fica bem mais interessante quando se trata de notícias de interesse geral (e candidato nenhum é de interesse geral). Se você mostra o que de fato está acontecendo na cidade (bom ou ruim), já é suficiente para se tomar partido e ver quem merece ou não algo.
    Ou então você terá que aguentar comentários de pessoas ligadas a alguém que sempre vai achar ter razão.
    No mais, boa sorte e continue com suas máterias de interesse geral no blog que sempre terá um leitor.

  24. Márcio Responder

    Esse Executivo e um desastre com as palavras, foi se explicar, e chamou todo mundo ai do PEBA de antiprofissional, antiético, desonesto e mal educado. e ainda não se acha xenofóbico. E mala heim?

  25. neiasrabelo Responder

    acabei de ouvir a entrevista do Mello, ele não teve postura de um presidente de partido ,pareceu+ um garotinho revoltado porque a mãe não deixou sair pra brincar, só em dzer q o atual prefeito , é o melhor prefeito q o pebas já teve, tá de brincadeira!Em que mundo ele vive?

  26. KKKKK Responder

    O EXECUTIVO É O DONO DA LIVRARIA, VAMOS FALAR DE POLITICA MEU POVO, E NÃO DA IBOPE PRA LIVRARIA DO EXECUTIVO.

  27. Iza Responder

    Esse executivo tá parecendo qualira com esses comentários de moralista. “Tu” é qualira executivo?

    Não está gostando do pebinha de acucar, então VAZA!!!!

  28. executivo Responder

    Senhores! Longe de ser xenofobico! Na verdade estou em Parauapebas pra ensinar: PROFISSIONALISMO, ÉTICA, HONESTIDADE E EDUCAÇÃO, coisa que é muito rara por aqui! Não estou aqui por livre e espontanea vontade, mas pelo ofício da profissão, sou convidado pelas empresas objetivando esse resultado, jamais escolheria esta cidade como opção pra viver, os motivos? Todos conhecem. E pode ter certeza meus nobres, a pessoa que vai ser prefeito nessa cidade é com o trabalho da minha equipe, não pensem que o povo vai eleger o seu candidato, tudo aqui já é CARTA MARCADA! O poder é vil metal. Todos terão uma grande surpresa, aguardem!

  29. gonoranti Responder

    Apesar da inteligëncia, Ze Dudu voce escreveu apenas o que é repetido exaustivamente por Josés, Joaquins,Antonios e Marias em todas as esquinas da Cidade.Quanto a ficar em cima do muro vc não consegue controlar o coração e é sempre traido por ele em seus artigos.

  30. anônimo Responder

    As eleições 2012 em Parauapebas tem proporcionado uma enxurrada de palpites, ilações e adivinhações no meio político e na imprensa, como é natural, em anos especiais como este. Entretanto, é importante observarmos o que há de invencionices e o que realmente é verdadeiro. Dito isto, vamos aos fatos: 1- COUTINHO sagrou-se vitorioso nas prévias 2012, 2- o prazo do PT para debate e apoio a candidatura majoritária de outro partido esgotou-se em março passado (ver: REGULAMENTO DAS PRÉVIAS E ENCONTROS 2012, aprovado pelo Diretório Nacional em 02/12/2011, Calendário Eleitoral, Art. 3°) e 3- “O resultado da Prévia Eleitoral é imperativo e será homologado pelo Encontro” (Municipal do PT, ver: Prévias Eleitorais, Art. 40°).

    Isto posto, esclarecemos aos filiados, militantes, simpatizantes do PT, aliados e à sociedade que o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores a ser homologado enquanto candidato em encontro vindouro do PT, com prazo máximo de realização em junho de 2012, é o companheiro JOSÉ DAS DORES COUTO, carinhosamente chamado de COUTINHO e ponto final.

    Compreendendo, contudo, que o exercício posto por “lideranças políticas”, articulistas e especuladores de plantão quanto ao se debruçarem e gastarem tinta (na imprensa) e (dígitos na blogsfera) possa encontrar algum respaldo na realidade dar-se-á em casos improváveis, apesar de possíveis:

    1- A desistência pelo pré-candidato em concorrer no pleito, no que avalia-se automaticamente assume seu lugar o segundo colocado nas prévias, Dep. Milton Zimmer e assim sucessivamente, caso da desistência deste último.

    2- A instância que convocou as prévias 2012 (Diretório Municipal, através da Comissão Municipal Executiva) não estiver “em dia com suas contribuições junto às respectivas instâncias superiores”, no ato da convocação (ver: Art.61).

    3- Caso algum filiado/a tenha dado entrada em recurso solicitando a anulação do processo de prévias eleitorais junto à instância superior (Diretório Estadual).

    ptparauapebas.blogspot.com

  31. lica Responder

    mais ze dudu o executivo roubou os seus minutos de fama hein! acho melhor vc nao politicar mais kikiki sh executivo adorei a parte de gente fina mais se so tem gente desse tipo na minha cidade o que vc faz nela ha ja sei ganhando o nosso dinheiro levando p outra cidade como faz certos politicos daki entendi porq vc nao gostou da politicagem do ze dudu Eu so lamento por vc porque tirando certos corruptos a minha cidade e linda de se viver!

  32. Hugo Responder

    Mas nada consegue ser tão imparcial assim…
    Não há nada que o dinheiro não consiga modificar, a exemplo das opiniões pessoais, ainda que as publiquem de forma sutil com aquele ar de “tô em cima do muro”…

  33. Nome (obrigatório) Responder

    oh senhor executivo vc foi muito infeliz em seu comentario…
    pq vc não estava lendo um livro em vez de ta lendo os comentarios e respondendo? kkkkkkk e outra senhor executivo se vc acha que Parauapebas so tem gente sem educaçao o que vc ta fazendo aqui?

  34. SEM PONTO SEM VIRGULA Responder

    “ADORO” O PONTO DE VISTA DO ZÉ DUDU, ELE DIFERENTEMENTE DE TODOS, NÃO FICA EM CIMA DO MURO.

    AS SUAS “INTELIGENTES” OPINIÕES E PONTO DE VISTA SEMPRE CHEGA, FINALIZA PARA ATENDER OS INTERESSES DO VERMELHO.

    COMO TU É INTELIGENTE ZÉ, TEM MUITA GENTE, LÁ DENTRO DA PREFEITURA, COM A SUA OPINIÃO.

    UM ABRAÇO

  35. Eleitor Arrependido Responder

    Dia desses soube que o metro de meio-fio para a prefeitura de Parauapebas custa R$ 48,00, enquanto que na maioria dos estados brasileiros o mesmo metro sai por R$ 6,00. Para o Sr. Zedudu fazer essa brincadeira em seu blogge tá saído por quanto?

    P. S.: Acho que esse post não será publicado.

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Verdade seja dita: eu queria tá ganhando metade do que esse povo do fogo amigo acha que eu ganho! A inveja é tão vil e vergonhosa que ninguém se atreve a confessá-la.(Ramón Cajal)

  36. Nina Responder

    Realmente tudo comecara depois que bel decidir apoiar decebendo seus dez milhoes ou sair candidata tbm recebendo seus dez milhoes…De qualquer maneira ela ira embolsar $$$$ Ela nao esta mais como antes e nao ira arriscar mais uma derrota tendo mais dois anos de governo dilma…Ela nao quiz dizer ao Helder…mais ela vai pedir pra ca…..gar e sair….Com isso teremos so tres…O candidato do Jatene(valmir) O candidato do Darci (coutinho) E o candidato dos descamisados Chico da Cortina que pelo jeito saira sozinho ou no maximo com apoio de algum partido de esquerda…

  37. ROBERTO RIBEIRO Responder

    resposta ao executivo…… ( 16) eu gosto de livros tenho o habito de ler,,, concordo com seu pronuciamento sobre pessoas finas.. porem não tem nada haver o que voce esta falando , estamos discutindo cenarios politicos , acordos , visoes , opinioes , insatisfaçoes , esperanças etc… acho que vc ta lendo demais livros, ta delirando em seus comentarios,,, vou te dar um conselho na camara municipal tem sempre reunioes ,,, fala la sobre o transporte de vans, das ruas sem asfaltos la voce estara contribuindo para futuras melhorias em nossa cidade

  38. Bruno Monteiro Responder

    Executivo, você diz que 98% dos que compram livros na livraria do Unique são mineiros, paulistas e cariocas. De onde você tirou esse percentual? Vopcê é o proprietário da livraria? Caso não seja, aprenda que não devemos sair propalando percentuais ou estatísticas sem embasamento. Já que estamos falando de achismos, aqui vai um: 100% dos que se acham melhores do que os outros e afirmam terem lido muitos livros e, por isso, se julgam cultos e letrados, em geral, são pessoas arrogantes e despreparadas.
    A propósito, veja a resposta que dei a você em minha coluna (Coluna do Concurseiro), no dia último dia 13.

  39. Anonimo Atento Responder

    Meu Deus! até onde vai um compromisso “publicitário”..a isenção virou pó..o mundo que o zé vive é seu,muito seu( e dos seus clientes)e pago com nosso suado dinheirinho.
    darci, bel, jáder e seus “companheiros” tem no blogueiro um aliado fiel,mesmo que os “escrúpulos sejam jogados às favas”,parafraseando o Coronel passarinho quando assinou o famigerado AI-5.
    Cumprido seu compromisso publicitário, zé, publique rapidamente varios posts para que este vá logo para a pagina 2 e deixe de ser acessado.
    Quem sabe a população o esqueça logo.

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Tem gente que não sabe fazer sequer uma interpretação de texto e deposita logo um comentário ofensivo e sem nenhum proveito para o debate, uma pena!

      ” Que fique claro que essa avaliação é pessoal e minha maneira de ver a situação nesse momento, pois, como me disse certa vez um amigo, antigo político e que vez ou outra solta verdadeiras pérolas do vocabulário político, “ política é como nuvem, você olha tá de um jeito, você olha coça o olho, olha de novo e mudou tudo”.

      Deu pra entender, sr. Anônimo Atento, ou quer que eu desenhe?

  40. executivo Responder

    Ao comentario do nosso colega ” 12″, concordo sempre com seus comentários! Devo acrescentar que os que se dizem cidadãos da cidade, foi o pedreiro, o pinhão, o boa fria, o operario, o miserável que chegou em parauapebas a 10,15,20 anos e hoje é chamado de “doutor”, só porque tem uma caminhonete Hilux e um terreno, se acha o ban ban ban,basta andar pela cidade e se percebe a grosseria desses trogloditas e os filhos destes repetem a mesma educação das cavernas, com um carrinho com o que eles chamam de som automotivo, e acham que é rico e bonito. Essa cidade está cheia de hipocritas, gente mal educada, povo sem cultura, os tais empresários não passam de oportunistas que viram uma oportunidade e aproveitaram o rabo do jacaré. Aqui se conta nos dedos as pessoas finas. E ser fino não é andar de Hilux, Roupas, oculos de grife, ter terras, supermecados, lojas, dinhero. SER FINO É TER EDUCAÇÃO EXEMPLAR, SER FINO É DIRIGIR NAS RUAS COM PRUDENCIA E RESPEITAR OS PEDESTRES, SER FINO É LER UM LIVRO, SER FINO É TRATAR OS MENOS FAVORECIDOS COM RESPEITO E AMABILIDADE, SER FINO É NÃO ANDAR DE CARRO COM O SOM NAS ALTURAS, SER FINO É DIZER OBRIGADO AO GARÇOM, SER FINO É PEDIR DESCULPA QUANDO OFENDER ALGUÉM, SER FINO É DAR UM BOM DIA DE VERDADE PARA SEU EMPREGADO. fico triste quando vejo pessoas que tem dinheiro e uma posição de destaque na cidade, não se dão conta disso e tão pouco procuram se aperfeiçoar, se lapidar, somos todos pedras e com o tempo é preciso nos lapidar. (Sem generalismo.)

  41. Parauapebano Responder

    Acho que o Darci vai fazer seu sucessor, pois nunca antes na história de Parauapebas um prefeito construiu tantas calçadas vermelhas. Bravo Darci!!!!!!

  42. vocês vão ter que me engolir... Responder

    AVISO DE UTILIDADE PÚBLICA…

    Esse é um resumo de outro artigo mas básicamente resume-se de mesma forma e conteudo escrito.

    (“Nada é de graça pessoal o ilusão burral, tudo se cobra fique na ilusão de quem acha que a internet ficara no mínimo aceitável nesse estado até 2014 onde todos os sistemas de transmissão e distribuição da comunicação são arcaicos extremamente ultrapassados.
    Alguém em sua sã consciência já viu ou cogitou em ver o mapa atual desse município e arredores só tem casa em cima de casa, essa turma daqui só quer saber de construir loteamentos e o resto depois sabe lá deus quando?
    Linha de telefonia, linha de esgoto, pois o solo é podre de (me–a, ADREM), linhas de energias e força energética podre fraca, agua fraca faltando, transito totalmente errado, falta de TUDO NESSA CIDADE e tudo é caro.
    Rever valores administrativos é a solução, só para relembrarmos hoje somos mais de 192 milhões de habitantes, imagina se houvesse uma HIPOTESE de ser criada uma lei ou outra coisa qualquer OU MESMO QUE DOASSEMOS o valor de R$ 1.00, seria R$ 192.000,00 milhões em um mês, em 12 meses seria a bagatela de 2.304.000,00, dois bilhões trezentos e quatro milhões de reais estariamos salvos em 5 ANOS GENTE ACORDEM.
    Então alguém já se prestou quanto essa cidade realmente gera mensalmente??????????????.

    Paramos de ser hipócritas vamos MUDAR ESSA BANDA PODRE DE UMA VEZ DESSA CIDADE E DEPOIS SUBIMOS EM DIREÇÃO AO QUARTEL GENERAL, (BRASILHA), EM QUALQUER GUERRA ISSO SEMPRE ACONTECEU. PORQUE PARA DEFENDER NOSSOS DIREITOS DE MEIA DÚZIA,NÃO SERIA IGUAL???????????????????

    PENSAMOS NISSO?”)

    AGRADECIDO

  43. executivo Responder

    Sinceramente, eu fico pensando com meus botões… as pessoas ficam perdendo tempo falando sobre, PT, PSD,PMDB, PIPIPI, POPOPO, da mesma maneira que futebol. Deixo aqui minha pergunta: Algum de vocês já leu um livro? Algum de vocês visitam uma livraria, pelo meno uma vez por mês? e repito a pergunta, qual foi o último livro que vocês leram? A prova disso é que em Parauapebas tem uma livraria no shopping, mas…. 98% das pessoas que compram livros são mineiros, paulistas, cariocas, ou seja pessoas de fora…. alguma semelhança?

  44. Bruno Monteiro Responder

    Sinceramente, não acredito que os petistas abrirão mão da cadeira do executivo municipal para o PMDB. Ao que me parece, isso está absolutamente fora de questão. Se o atual prefeito concordar com esta formatação (Bel prefeita – Coutinho vice), será o fim de sua carreira política – pelo menos no PT.

  45. PAULO Responder

    PARABENS ( MANE ) PELA BELA EXPLICAÇÃO QUE DEU SOBRE OS MOTIVOS DE VALMIR DA INTEGRAL TROCAR DE PARTIDO …. TODOS OS PARTIDOS QUE ELE FOI TENDO OUTRO COMO PRESIDENTE SE VENDEU POR MEDO DELE CHEGAR AO PODER .. AGORA ELE É PRESIDENTE DO PSD E TEM O TOTAL APOIO DO PRESIDENTE DO PSDB ENTÃO AGORA NINGUEM SEGURA…
    A BEL SE FOR APOIAR O PT QUE ME PARECE QUE VAI ,,, VAI SER MELHOR AINDA PRO SR. VALMIR GANHAR AS ELEIÇOES … COMO DIZ O MEU AMIGO DERMEVAL É UM NOVO TEMPO AS PESSOAS ESTÃO CADA VEZ MAIS POLITIZADAS,,,,, O $ NÃO VAI GANHAR ESTAS ELEIÇOES ….

    FAISAL APOIA SIM O VALMIR DA INTEGRAL ..

    ZE DUDU COMO VC É FÃ DA BEL … DIGO ISSO DE CERTEZA ELA NÃO VAI APOIAR O PT…. SABE PORQUE?
    EU SEI !!!! COMO CONHEÇO A MAIS DE 20 ANOS ELA NÃO VAI APOIAR ,,,,

  46. Antonio Rosa Junior Responder

    Excelente análise sobre o processo eleitoral que se aproxima. Eu como um mero espectador e profissional da área de Pesquisa de Opinião, só tenho a dizer que procede as informações e as explanações expostas aqui nesse blog. Parabéns Zé Dudu, você continua se superando.

  47. wesley Responder

    o povo so pessa em dinheiro
    primeiro prefeito faisal funcionario de um enpresa
    segundo prefeto chico vendedor de cortina
    terceiro prefeito bel vendedora de marmitex
    quarto prefeito darci professor

    sera mesmo que tem ter dinheiro publico para se prefeito

  48. Nome (obrigatório) Responder

    Acho que a Bel sair de Prefeita e o coutinho de vice é a coisa certa, Bel vai acertar no que ela errou e Coutinho vai aprender administrar pois nunca foi candidato de nada,precisa ter experiencia. Acho muito interessante essa formação. Quanto ao Valmir precisa fazer curso de Gestão pois a Prefeitura deu a oportunidade de Uma empresa pegar uma Obra e veja o que aconteceu. A obra de abastecimento do novo horizonte foi feita pela INTEGRAL pegunte se valeu a pena? Uma obra que a qualquer momento pode desabar em cima do povo. CRUZ credo Valmir Nãooooooooooooooo !!!!!!!!!!

  49. Sei não, será? Responder

    Zé, fiquei sabendo por uma fonte quentinha que o coutinho e o fontana chegou hoje a tarde de brasilia. O objetivo dessa viagem seria para fechar com a Bel, que sairá candidata a prefeita e o coutinho vice. Esse boato corre aos quatro ventos e onde tem fumaça, tem fogo. Voce sabe de alguma coisa e não que falar, ou está se fazendo de desinformado?

  50. mane Responder

    Ze dudu BEL foi eleita pelo PSDB trocou PTB depois PMDB e ai. Coutinho e DArcy e sua turma, Seu Valmir estava PSB Abraõ vgendeu o partido,veio para PTB Massud se vendeu para Darcy ai foi para o PDT com a má administraçaõ do Evaldo Adelsom falcaõ e sua turma ficava dificio p ser candidato ir para PSDB tinha o faisal ir para pmdb tem BEL joaõ Fontana Odilon Jdsom tudo apoiando Darcy.Pocha cara O seu VALMIR FOI PARA O PARTIDO CERTO .Agora ´Zé Faltaagente saber de que partido PT ou PMDB ja sei estar fazendo 16 anos que voce juca fernando joaõ do feijao roque devanir percilia adelsom massud ze wilson zacarias bruno soares woston priduçoes e marcel nogueira eita turma que estroi o dinheiro publico, e quanto ao estado carajas o erro e progeto geografico e não politico.

  51. Demerval Moreno Responder

    Previsões do tempo político à parte, análise oportuna, com base e, doa em quem doer, uma injeção de ânimo e de chega-pra-lá noutros tantos. Aforamente às experiências, passados etc, o que os postulantes precisam perceber muito rapidamente (percepção neste caso é tudo), é que existem 03 Parauapebas a se levar em consideração na elaboração da nova mensagem, do novo discurso – a Parauapebas da martelada, de Chico Brito; da marketada, de Bel Mesquita; e, da macetada, de Darci Lermen. Em cada época prevaleceu a nuvem de um tempo que pairava sobre a realidade nacional e até mundial. Parauapebas é outra hoje, o Brasil é outro, o Pará é o mesmo e, os nomes, que você elencou, são os mesmos de filmes que já vimos antes. E o povo ver em 3D, Zé. Em 3D (com direitos a efeito$ especiais). Abraço, Demerval Moreno

Deixe seu comentário

Posts relacionados