A Vale informa que o Ramal Ferroviário Sudeste do Pará ( RFSP) está submetido ao processo regular de licenciamento ambiental junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ( IBAMA), tendo obtido em junho de 2012 a Licença Prévia (LP) atestando a viabilidade ambiental do projeto.
O projeto também obteve a Certidão de Uso e Ocupação do Solo expedida pelo Município de Parauapebas, e aguarda a obtenção da Licença de Instalação ( LI) pelo IBAMA.
A Vale destaca, ainda, que vem cumprindo todas as condicionantes ambientais referentes à LP, definidas pelo órgão ambiental, tendo sido criado um grupo de trabalho, envolvendo representantes da Vale e de diversas instituições locais, para discutir os programas de fortalecimento para o Município de Parauapebas.
A Vale reitera que mantém um diálogo permanente com todas as instituições e comunidades envolvidas, onde desenvolve suas operações e seus projetos.
Assessoria de Imprensa Vale
9 comentários em “Vale envia nota sobre o RFSP”
“Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha”
“Quem nasceu primeiro Parauapebas ou a Vale”
Ops!!! Caramba, 80% dos moradoras da cidade vieram do maranhão e os 20% restante vieram de vários outros lugares do Brasil para trabalhar na Vale ou em funão da Vale. Então… Amigos, que venha ferrovia, estrada, aeroporto, hidrovia, encomodados que se mudem, terra aqui é que não falta, nem de nome limpo precisa para comprar lote.
Ninguem melhor que um Ex ferroviário para emitir um comentário tão evidente e tão claro a respeito da estratégia sempre usada pela VALE para fazer o que interessa sem acatar as condicionantes e compensatórias de um licenciamento decente.
Gostei pipoca e circo é o que ela sempre vez !
Vamos colocar a camara de vereadores de PARAUAPEBAS nesta LUTA !
São calados com um assunto de extrema importancia para MUNICIPIO !
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“Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha”!
Quando estava começando minha carreira na VALE – EFVM – Governador Valadares os conflitos entre população e ferrovia entre existiu e sempre existirá e naquela época a VALE argumentava que a Ferrovia já existia foi a CIDADE que cresceu e invadiu sua faixa de servidão!
Pois bem ! Com este argumento enrolava a comunidade geralmente as mais pobre a mais necessitada e eles não tinha para onde ir contentava com pão e circo , pipoca e picolé e de vez enquanto uma festinha aqui outra ali e a vida vai levando !
Mas aqui em PARAUAPEBAS é bem diferente a cidade estava bem longe da Ferrovia e cresceu do lado ao contrário ! Proporcionando uma expectativa de qualidade de vida promissor para população ai !
Ai vem a ferrovia e detona com o sono tranquilo da população acaba o sossego das pessoas e segurança fica comprometida !
Pergunta Quem Chegou Primeiro !
Este argumento não pode ser usado pela ferrovia ela deve pedir passagem respeitar os outros e fazer o que prega no seu discurso.
Assim é que trabalhei na VALE , CONHEÇO SUA HISTÓRIA , e agradeço por tudo que consegui!
“Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha”!
Quando esta começando minha carreira na VALE – EFVM – Valadares os conflitos entre população e gerrovia entre existiu e sempre existirá e naquela época a VALE argumentava que a Ferrovia já existia foi a CIDADE que cresceu e invadiu sua faixa de servidão!
Pois bem ! Com este agumento enrolava a comunidade geralmente as mais pobre a mais necessitada e eles não tinha para onde ir contentava com pão e circo , pipoca e picolé e de vez enqunto uma festinha aqui outra ali e a vida vai levando !
Mas aqui em PARAUAPEBAS é bem diferente a cidade estava bem longe da Ferrovia e cresceu do lado ao contrário ! Proporcionando uma expectativa de qualidade de vida promissor para população ai !
Ai vem a ferrovia e detona com o sono tranquilo da população acaba o sossego das pessoas e segurança fica comprometida !
Pergunta Quem Chegou Primeiro !
ESte argumento não pode ser usado pela ferrovia ela deve pedir passagem respeitar os outros e fazer o que prega no seu discurso.
Assim é que trabalhei na VALE , CONHEÇO SUA HISTÓRIA , e gragradeço por tuto que consegui!
Por uma PARAUAPEBAS EM PAZ !
PONTOS A CONSIDERAR DA NOTA SOBRE O RFSP
ESTÂO USANDO DE ARTIFICIO BAIXO E RRASTEIRO PARA COM A POPULAÇÃO DE PARAUAPEBAS E NEGOCIANDO O LICENCIAMENTO EM UM PACOTÃO COM O IBAMA – BRASILIA
JURISDIÇÃO NACIONAL LICENCIAMENTO DA EFC – DOIS ESTADOS DO UNIÃO
EXPLICAÇÃO PARA POPULAÇÂO :
O IBAMA TEM PRERROGATIVA DE LICENCIAMENTO QUANDO ENVOLVI DOIS OU MAIS ENTES FEDERADOS NO CASO DOIS ESTADOS PARA E MARANHÃO.
A VALE USANDO DA PRERROGATIVA DO IBAMA ADICIONOU O RAMAL NO PROCESSO DE DUPLICAÇÃO DA FEC MAS ESQUECEU QUE DEFENDO O INTERESSE PUBLICO E A SOCIEDADE DE PARAUAPEBAS , TAMBEM COLOCAMOS NOSSA INTELIGENCIA PARA QUETIONAR ESTA PERROGATIVA .
SABEMOS QUE PARA DUPLICAÇÂO DA EFC O PROCESSO ESTA SOBRE A TUTELA DO IBAMA – OK
MAS MISTURAR O LICENCIAMENTO DO RAMAL DE ACESSO A DOIS MUNICIPIO DENTRO DO ESTADO DO PARA NÂO PODE SER TUTELADO PELO IBAMA E SIM PELA SECRETÀRIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE E COM ANUÊNCIA DOS DOIS NUCLEO DE MEIO AMBIENTE MUNICIPAIS.
O RAMAL SERÁ LICENCIADO CONFORME CONSIDERAÇÔES E DEBATES FEITO COM A SOCIEDADE ORGANIZADA SOBRE A TUTELA DOS ORGÃOS COMPETENTES E NÂO DA FORMA QUE A VALE ESTA IMPONDO !MISTURANDO SEUS INTERESSASE E LEVANDO PARA BRASILIA DISCURSÔES, CONDICIONANTES DE INTERESSES FORA DA ALÇADA DO MUNICIPIO
O NIVEL DAS NEGOCIAÇÔES DEVE HAVER RESPEITO DE AMBAS PARTES !
A POPULAÇÂO DE PARAUAPEBAS EXIGE ISTO !
O PROJETO É POBRE NO ASPECTO DE ENGENHARIA FERROVIÁRIA EM PERIMETRO URBANO CONSIDERANDO MOBILIDADE E MITIGAÇÂO DOS IMPACTOS NA POPULAÇÂO E NO DESENVOLVIMENTO URBANISTICO DA CIDADE . CONTINUAM COM UMA SOLUÇÂO DO SECULO PASSADO SERA QUE ESTA EVOLUÇÂO NOS NOVOS METODOS E CONCEITOS CONSTRUTIVOS AINDA NÂO FORAM DEBATIDOS E CONSIDERADOS NO PROJETO
VAMOS MELHORA -LO O TÚNEL PERIMETRO URBANO É VIAVEL TEM QUE SER CONSIDERADO COM UMA ALTERNATIVA DE SEGURANÇA PARA POPULAÇÂO.
VAMOS A LUTA POR UMA PARAUAPEBAS MELHOR !
VAMOS ENTRAR COM UM EFEITO SUSPENSIVO ,QUESTIONANDO SUA LEGALIDADE E SUSPENDER O PROCESSO QUE ESTA ILEGAL E IMORAL , DIRECIONA-LO PARA O ORGÃO E ESTANCIA COMPETENTE NAS ESFERAS ESTUAL E MUNICIPAL E A POPULAÇÂO VAI PARTICIPAR ATIVAMENTE DAS AUDIENCIAS,DEBATER OS IMPACTOS , OPINAR e SE PRECISO FOR FAREMOS UM PREBICITO PARA VALIAR O LICENCIAMENTO !
A PRESÂO PARA INICIO DA OBRA NÃO TERÁ EFEITO POR O PROCESSO ESTA INCORRETO A JURISDIÇÂO DO IBAMA È PARA LINHA TRONCO O RAMAL É JURISDIÇÂO LOCAL.
O PROJETO É POBRE NO ASPECTO DE ENGENHARIA FERROVIÁRIA EM PERIMETRO URBANCO CONSIDERANDO MOBILIDADE E MITIGAÇÂO DOS IMPACTOS NA POPULAÇÂO E NO DESENVOLVIMENTO URBANISTICO DA CIDADE . CONTINUAM COM UMA SOLUÇÂO DO SECULO PASSADO SERA QUE ESTA EVOLUÇÂO NOS NOVOS METODOS E CONCEITOS CONSTRUTIVOS AINDA NÂO FORAM DEBATIDOS E CONSIDERADOS NO PROJETO>
VAMOS MELHORA -LO O TÚNEL PERIMETRO URBANO É VIAVEL TEM QUE SER CONSIDERADO COM UMA ALTERNATIVA DE SEGURANÇA PARA POPULAÇÂO.
VAMOS A LUTA POR UMA PARAUAPEBAS MELHOR
MAIS UMA VEZ ESTAMOS VENDO A PREPOTÊNCIA E ARROGANCIA COMO A VALE TRATA AS QUESTÕES QUE CONFRONTAM SEUS INTERESSES PRINCIPALMENTE QUANDO SE REFERE AO MUNICIPIO DE PARAUAPEBAS !
VEJO QUE A INTIMIDAÇÂO DA VEREADORA DE MARABÁ SERVIU DE ALERTA PARA A POPULAÇÃO DE PARAUAPEBAS QUE VAI LUTAR COM TODOS OS MEIOS E RECURSOS PARA TER UMA QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA GARANTINDO SUA MOBILIDADE E DESENVOLVIMENTO>
PONTOS A CONSIDERAR DA NOTA SOBRE O RFSP
ESTÂO USANDO DE ARTIFICIO BAIXO E RRASTEIRO PARA COM O MINICIPIO E NEGOCIANDO O LICENCIAMENTO EM UM PACOTÃO COM O IBAMA – BRASILIA
JURISDIÇÃO NACIONAL
EXPLICAÇÃO PARA POPULAÇÂO :
O IBAMA TEM PRERROGATIVA DE LICENCIAMENTO QUANDO ENVOLVI DOIS OU MAIS ENTES FEDERADOS NO CASO DOIS ESTADOS PARA E MARANHÃO.
A VALE USANDO DA PRERROGATIVA DO IBAMA ADICIONOU O RAMAL NO PROCESSO DE DUPLICAÇÃO DA FEC MAS ESQUECEU QUE DEFENDO O INTERESSE PUBLICO E A SOCIEDADE DE PARAUAPEBAS , TAMBEM COLOCAMOS NOSSA INTELIGENCIA PARA QUETIONAR ESTA PERROGATIVA .
SABEMOS QUE PARA DUPLICAÇÂO DA EFC O PROCESSO ESTA SOBRE A TUTELA DO IBAMA – OK
MAS MISTURAR O RAMAL DE ACESSO A DOIS MUNICIPIO DENTRO DO ESTADO DO PARA NÂO PODE SER TUTELADO PELO IBAMA E SIM PELA SECRETÀRIA ESTUAL DE MEIO AMBIENTE E COM ANUÊNCIA DOS DOIS NUCLEO DE MEIO AMBIENTE MUNICIPAIS.
VAMOS ENTRAR COM UM EFEITO SUSPENSIVO E SUSPENDER O PROCESSO QUE ESTA ILEGAL E IMORAL , DIRECIONA-LO PARA O ORGÃO E ESTANCIA COMPETENTE NAS ESFERAS ESTUAL E MUNICIPAL E A POPULAÇÂO VAI PARTICIPAR ATIVAMENTE DAS AUDIENCIAS,DEBATER OS IMPACTOS , OPINAR e SE PRECISO FOR FAREMOS UM PREBICITO PARA VALIAR O LICENCIAMENTO !
A PRESÂO PARA INICIO DA OBRA NÃO TERÁ EFEITO POR O PROCESSO ESTA INCORRETO A JURISDIÇÂO DO IBAMA È PARA LINHA TRONCO O RAMAL É JURISDIÇÂO LOCAL .
VAMOS A LUTA POR UMA PARAUAPEBAS MELHOR !