Vale: Canaã dos Carajás não terá mais estação conhecimento

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Mesmo tendo sua implantação aprovada há pelo menos 1 ano, a “Estação Conhecimento” pode não ser mais construída em Canaã dos Carajás.

A divulgação da intenção de implantação da estação foi feita pela assessoria de imprensa da Vale na primeira quinzena de outubro do ano passado e dava conta de que a construção começaria logo em seguida, ainda em 2010, e deveria funcionar nos mesmos moldes da unidade da APA do Gelado, onde são realizadas ações de educação, esporte e apoio às atividades produtivas locais, deixando-as sustentáveis e competitivas. O projeto previa ainda a inclusão de um complexo poliesportivo e outro aquático já pensando nas próximas olimpíadas

Lira Porém, a presidente do CMECD (Conselho Municipal de Educação de Canaã dos Carajás), Lira Cristina Ferreira Santos (foto), contou que na última Conferência Municipal de Educação, ocorrida no último dia 28 de setembro, foi surpreendida com a notícia dada por Mauro Sarmento, representante da mineradora Vale, que afirmou ter havido reunião entre o poder executivo de Canaã dos Carajás e a Vale onde foi firmando um acordo que recambiava os recursos que deveriam ser destinados à Estação Conhecimento para outros fins.

Segundo ela, no acordo o valor seria rateado entre diversas secretarias municipais, cabendo para a secretaria de educação apenas 6 dos 16 milhões que seriam gastos na construção da estação. “Isto é uma grande perda, pois a situação da qualificação de pessoas é preocupante. Na hora de ocupar os cargos mais importantes as pessoas são trazidas de fora, dado ao fato de que falta aqui qualificação para os filhos do município”, lamenta Lira, notificando que mudaram todo o projeto sem que fosse feita uma audiência pública ou que Vale ou Prefeitura sequer comunicasse ao Conselho Municipal de Educação ou aos interessados.

A presidente do Conselho Municipal de Educação afirma que enviou ao poder executivo de Canaã dos Carajás ofício solicitando audiência para tratar do assunto. O documento foi protocolado no dia 1º de novembro e até agora o chefe do executivo não confirmou o encontro.

Por Francesco Costa – Canaã dos Carajás

Publicidade