Vale: Canaã dos Carajás não terá mais estação conhecimento

Continua depois da publicidade

Mesmo tendo sua implantação aprovada há pelo menos 1 ano, a “Estação Conhecimento” pode não ser mais construída em Canaã dos Carajás.

A divulgação da intenção de implantação da estação foi feita pela assessoria de imprensa da Vale na primeira quinzena de outubro do ano passado e dava conta de que a construção começaria logo em seguida, ainda em 2010, e deveria funcionar nos mesmos moldes da unidade da APA do Gelado, onde são realizadas ações de educação, esporte e apoio às atividades produtivas locais, deixando-as sustentáveis e competitivas. O projeto previa ainda a inclusão de um complexo poliesportivo e outro aquático já pensando nas próximas olimpíadas

Lira Porém, a presidente do CMECD (Conselho Municipal de Educação de Canaã dos Carajás), Lira Cristina Ferreira Santos (foto), contou que na última Conferência Municipal de Educação, ocorrida no último dia 28 de setembro, foi surpreendida com a notícia dada por Mauro Sarmento, representante da mineradora Vale, que afirmou ter havido reunião entre o poder executivo de Canaã dos Carajás e a Vale onde foi firmando um acordo que recambiava os recursos que deveriam ser destinados à Estação Conhecimento para outros fins.

Segundo ela, no acordo o valor seria rateado entre diversas secretarias municipais, cabendo para a secretaria de educação apenas 6 dos 16 milhões que seriam gastos na construção da estação. “Isto é uma grande perda, pois a situação da qualificação de pessoas é preocupante. Na hora de ocupar os cargos mais importantes as pessoas são trazidas de fora, dado ao fato de que falta aqui qualificação para os filhos do município”, lamenta Lira, notificando que mudaram todo o projeto sem que fosse feita uma audiência pública ou que Vale ou Prefeitura sequer comunicasse ao Conselho Municipal de Educação ou aos interessados.

A presidente do Conselho Municipal de Educação afirma que enviou ao poder executivo de Canaã dos Carajás ofício solicitando audiência para tratar do assunto. O documento foi protocolado no dia 1º de novembro e até agora o chefe do executivo não confirmou o encontro.

Por Francesco Costa – Canaã dos Carajás

7 comentários em “Vale: Canaã dos Carajás não terá mais estação conhecimento

  1. carlos lisboa Responder

    Temos q acaba com essa quadrilha q esta em Canaa… a secretaria de educação PATRICIA q devia luta pela conhecimento dos jovens e crianças da cidade não esta nem ai….. sabe porque????? se a VALE construir ela nao vai pegar dinheiro…. se sai pela prefeitura ela colocar a empresa do marido…. que presta serviço de construção civil para secretaria ou vocês acha que as lipos as operações plasticas o pagamento sai da onde??? em quanto isso as professoras que tem um salario de miseria nao vai nem no salão arrumar seu cabelos……. vamos acaba com essa quadrilha…

  2. Pronto, Falei! Responder

    Nõ é do meu feitio defender a Vale, mas no texto fala que nesta reunião, o destino do recurso foi modificado. Para a vale, gastar 1 milhão aqui ou ali, não deve fazer muita diferença, se ela tiver mesmo que gastar.

    O executivo é que deve ter solicitado a mudança do projeto, não a Vale. Canaã está realmente entregue às moscas com essa administração, viu?

  3. Aline Alves Responder

    “…reunião entre o poder executivo de Canaã dos Carajás e a Vale onde foi firmando um acordo que recambiava os recursos que deveriam ser destinados à Estação Conhecimento para outros fins.”
    Que fins seriam esses?
    A Vale mais uma vez mostra seu comprometimento com o povo dessa região. Para os melhores cargos, pessoas de fora, para cargos rasuáveis, pessoas de fora, para os piores cargos, para os filhos dessa terra.
    Vale, a descomprometida com o meio ambiente e com o homem.

  4. anônimo Responder

    É a resposta da Empresa Vale à Pref. de Canaã, em especial ao “competente Gestor”. Homem de inigualável conhecimento intelectual. Dizem até que ele foi aluno em Havard.

  5. anônimo Responder

    É a resposta da Empresa Vale à Pref. Mun. de Canaã, em especial ao “competente” senhor Anuar. Homem de sapiência intelectual inigualável. (rs.rs.rs)

  6. Ana Gerlane Responder

    Esta é uma das maiores percas que nossa cidade poderá ter,e infelismente ninguem está se mobilizando para reverter essa situação,esse estado de dormencia que vivemos em Canaã mostra-nos o quanto precisamos crescer nossa capacidade de lutar e de preparar nossos jovens e,todos nos para escolhermos melhor quem nos representa politicamente,queiramos ou não o desenvolvimento do município passa por políticas públicas eficazes feitas por políticos comprometidos e eficientes e principalmente honestos com as promessas feitas em palanque.Enquanto o povo aprende a votar coisas dessa natureza continuarão a acontecer.QUE PENA

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: