Vale apresenta projeto Cristalino para empresários de Parauapebas

Continua depois da publicidade

A mineradora Vale, apresentou na manhã da última terça-feira (17) nas dependências do auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (ACIP), o mais novo projeto que está sendo desenvolvido na região, trata-se do Projeto de Concentrado de Cobre denominado Cristalino, localizado no município de Curionópolis.

O evento contou com a presença do presidente da ACIP, representantes da Vale e empresários em geral do município de Parauapebas.

Na oportunidade, o Coordenador do Projeto da multinacional apresentou aos presentes como o novo projeto e no final de sua palestra, respondeu perguntas dos empresários.

José Rinaldo, presidente da ACIP, se mostrou preocupado em relação à contratação de empresas, tendo em vista que para ele, as empresas locais devem ter prioridade nas empreitadas do projeto. Por sua vez, o Coordenador do Cristalino afirmou que a Vale está pensando nessas prioridades e com certeza vai dar oportunidade para as empresas que mais se destacam na região de Carajás atuarem no Projeto Cristalino.

O projeto

O Projeto Cristalino, localizado no município de Curionópolis, terá capacidade de produção de 340 mil toneladas por ano de concentrado de cobre e vida útil de 24 anos.

Com a implantação do projeto, a Vale vai gerar oportunidades para a capacitação de profissionais que poderão ser contratados, de forma direta ou indireta, para trabalhar na fase de implantação e na operação do empreendimento.

Licença Ambiental

Atuando de acordo com as leis ambientais brasileiras, a Vale solicitou, junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), a Licença Prévia do Projeto. As reuniões prévias do Cristalino têm como objetivo apresentar o empreendimento para as comunidades da região sudeste do Pará. Após a Licença Prévia (LP), a Vale buscará a Licença de Instalação (LI) e a Licença de Operação (LO) para o empreendimento.

Investimentos Socioambientais

Os investimentos socioambientais da Vale podem ser percebidos em trabalhos de monitoramento e pesquisas ambientais, além de diagnósticos sociais realizados nos municípios onde a empresa está inserida. Em 2008 a multinacional investiu mais de US$ 800 milhões em projetos e iniciativas socioambientais no país, 20% a mais que 2007. Além disso, a Fundação Vale contribuiu na elaboração de projetos de engenharia básica e projetos executivos de infra-estrutura para as prefeituras no Sudeste do Pará. Investe também, na Estação Conhecimento, um espaço de promoção do desenvolvimento humano e econômico, por meio da qualificação profissional, da cultura, esporte e apoio às atividades de fomento à economia, de acordo com a vocação local.

Fonte : Assessoria de Comunicação da ACIP

2 comentários em “Vale apresenta projeto Cristalino para empresários de Parauapebas

  1. raimundo alves da luz filho Responder

    acho uma ideia pelo menos e mais uma fonte renda que vai beneficiar nao so apopulaçao de curionopolis mas tambem as demais cidades e municipios. e gerando oportunidades para os nossos filhos,com trabalho e qualificasao dos mesmos achei uma boua parabens a vale

  2. Jose Luiz Paixao Responder

    Gostaria de informacoes acerca de qdo ira comecar a operar o projeto. A reserva (em milhoes de toneladas); Qual a pespectiva de (em dolares) de exportacao; Investimento da empresa em Curionopolis e se ha projeto de melhoria no que tange ao saneamento de Curionopolis, etc, pois se falou o da parte financeira, sem contudo, mencionar qual o impacto que ira trazer a comunidade desse municipio.

Deixe seu comentário

Posts relacionados