Unifesspa prorroga prazo de inscrições para vestibular em Canaã dos Carajás

São oferecidas 170 vagas para os cursos de Jornalismo, Engenharia Florestal, Engenharia da Computação, Matemática e Física

Continua depois da publicidade

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) prorrogou até a próxima sexta-feira (12) as inscrições para o vestibular com 170 vagas para cursos superiores em Canaã dos Carajás. Com previsão de início para março de 2022, os novos cursos ofertados pelo edital 17/2021 são: Jornalismo (40 vagas), Engenharia Florestal (30 vagas), Engenharia da Computação (30 vagas), Matemática (30 vagas) e Física (30 vagas).

Inscrições

As inscrições no Processo Seletivo são gratuitas e serão admitidas até as 23h59 de 12 de novembro de 2021, observado o horário de Brasília, devendo ser realizadas exclusivamente por meio do site do processo. No entanto, o interessado pode conseguir informações no Centro de Formação dos Profissionais da Educação.

No ato da inscrição, o candidato deve escolher se será beneficiário ou não de bonificação regional e indicar se irá concorrer às vagas de ampla concorrência, reservadas à Pessoa com Deficiência ou alguma cota.

Bonificação regional

Candidatos que cursaram pelo menos um ano do ensino médio nas escolas que integram o município de Canaã dos Carajás ou aqueles que comprovem residência no município poderão ter atribuído 20% de bônus sobre a nota final do processo seletivo, desde que solicitado no ato da inscrição e comprovado no ato da habilitação.

Para comprovar ser beneficiário da bonificação, o candidato deverá encaminhar, no ato da habilitação, cópia do histórico escolar de ensino médio (ou declaração que identifique, inclusive, o endereço da escola) ou cópia de comprovante de residência (contas de água ou de luz) em seu nome ou em nome de seus pais, do cônjuge ou de irmãos, desde que o vínculo seja comprovado por documentos pessoais do titular da conta e do candidato.

Os candidatos que solicitarem o bônus e não comprovarem o direito no período da habilitação serão eliminados sumariamente.

Seleção

De acordo com edital, o processo seletivo se dará por meio de etapa única, com a aplicação da prova objetiva e redação em língua portuguesa, ambas de caráter classificatório e eliminatório. As provas estão previstas para o dia 5 de dezembro de 2021, das 8h às 12h, em Canaã, em local a ser informado no Cartão de Inscrição do candidato e em edital próprio.

A prova objetiva valerá 10 pontos, consistindo de 40 questões de múltipla escolha – cinco de cada uma das disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês), Matemática, História, Geografia, Química, Física e Biologia. Os conteúdos abrangerão os objetos de avaliação da Matriz de Referência do Enem 2020.

A prova de redação em língua portuguesa também valerá 10 pontos, consistindo na elaboração de texto dissertativo que deverá apresentar um mínimo de 15 linhas e no máximo 30 linhas. Serão considerados os seguintes critérios para avaliação da redação: adequação (fidelidade) ao tema, objetividade (enuncia posicionamentos pertinentes e compreensíveis acerca da questão proposta), coesão e coerência textual e correção gramatical.