Unifesspa: Engenharias se destacam na avaliação do Ministério da Educação

Esses cursos despontaram como os melhores da região Norte, considerando todas as instituições públicas e privadas avaliadas nessas áreas do conhecimento
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Os cursos de bacharelado em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Química da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) conquistaram nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2019, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no mês passado.

Com base nessa nota, esses cursos despontaram como os melhores da região Norte, considerando todas as instituições públicas e privadas avaliadas nessas áreas do conhecimento. Outros três cursos da Unifesspa também foram avaliados e alcançaram o conceito 3: Agronomia, Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica.

O CPC é o conceito que avalia os cursos de graduação, em uma escala de 1 a 5. Para o cálculo, são considerados: Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do Enade); Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante do Enade).

“Este resultado evidencia o alto nível de qualidade dos cursos da nossa universidade. Mesmo aqueles que não alcançaram nota 4 tiveram conceito máximo nas dimensões didático-pedagógica e corpo docente, demonstrando o nível de organização dos nossos cursos e qualidade dos nossos docentes. Outro ponto muito bem avaliado foi a oportunidade de formação, em que os estudantes atribuíram nota acima de 4, reconhecendo que a Unifesspa oportuniza ensino de qualidade”, destaca Edson do Anjos, da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

CPC 2019

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), ao todo, 8.188 cursos de graduação participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 tiveram o Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2019 calculado. Os cursos com CPC 2019 estão vinculados a 1.215 instituições de educação superior.

(Fonte: Ascom Unifesspa)