Ufra Parauapebas tem Seminário de Integração e Iniciação Científica

A programação começou na última segunda-feira e segue até sábado, 9, no campus local da universidade
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on print
Imprimir

Continua depois da publicidade

Iniciou na última segunda-feira (4) e segue até o dia 9 o III Seminário de Integração e o XVII Seminário de Iniciação Científica da Ufra (Universidade Federal Rural da Amazônia), com o tema “Da Universidade ao mercado de trabalho: perspectivas, tendências e desafios”. Durante os cinco dias de programação acontecem diversas palestras ministradas por técnicos de diversas áreas. Na segunda-feira, abrindo os dois seminários, Iza Reis, representante da Vale, parceira no evento, falou sobre “Carreira e Motivação”.

Iza Reis, representante da Vale

No decorrer do dia aconteceu rodada de Economia e Desenvolvimento Agrário da Ufra – Parauapebas, com o professor-doutor Leônidas Velloso, engenheiro agrônomo. Após as 16 horas ocorreu conversa com extensionistas, “Compartilhando experiências profissionais em Ater”, com a professora-doutora Dilma Lopes Ribeiro, cientista social.

Na terça-feira (5), os participantes começaram o dia com o curso de Produção de Mamão, ministrado pelo professor-doutor José André Júnior, engenheiro agrônomo. Já à tarde foi a vez de os participantes aprenderem sobre os “Desafios dos diferentes tipos de inventários florestais”, com o engenheiro florestal Gean Carlos Paia Lima.

Nos próximos dias, o evento segue recheado de palestras e minicursos, tendo, de acordo com os organizadores, o objetivo de disseminar a visão holística das ações da instituição nos seus seis campi, trazendo à comunidade acadêmica discussões técnico-científicas sobre o que vem sendo desenvolvido no âmbito da universidade, em prol da sociedade.

Vários trabalhos nas modalidades Resultados de Pesquisa, Produção de Materiais Didáticos ou Plano de Negócios também estão sendo apresentados nas categorias de Ensino, Pesquisa e Extensão, nos formatos de Resumo Simples ou Resumo Expandido, cujas apresentações são em forma de banner, exposição oral ou exposição didática, dependendo da modalidade escolhida.

Todos os inscritos no evento receberão certificado de participação, totalizando 40 horas. Os participantes de cursos e minicursos receberão certificado contabilizando a carga horária total da atividade para a qual realizaram a inscrição, desde que tenham o aproveitamento mínimo de 75% na frequência.

Outras palestras e minicursos ainda serão ministrados durante a semana todos voltados para a área Rural, encerrando com o minicurso “Elaboração de TCC: Técnicas e normas da ABNT”, ministrado pelo mestre em Ciências Marcos dos Reis Batista.

Relacionados