Governo do Estado prevê R$ 21,2 milhões para estradas de Carajás

PA-275, a principal da microrregião de Parauapebas, só terá 32 quilômetros restaurados, entre Curionópolis e Eldorado do Carajás. O trecho entre Parauapebas e Curionópolis ficou de fora.

Continua depois da publicidade

O primeiro orçamento elaborado integralmente pela equipe do governador Helder Barbalho para ser utilizado ao longo do ano que vem não traz a notícia boa por que os parauapebenses esperavam: a recuperação da malha pavimentada da PA-275, entre Parauapebas e Curionópolis, atualmente cheia de buracos e, em alguns trechos, uma verdadeira tábua de pirulito.

O Blog do Zé Dudu examinou as 936 páginas do projeto de lei do Orçamento Geral do Estado (OGE) e verificou que os investimentos em obras preveem apenas R$ 21,2 milhões para Carajás, sendo que R$ 7,77 milhões desse montante são para o asfaltamento de 44 quilômetros da Rodovia Transcarajás, nos limites do município de Canaã dos Carajás.

A PA-275 não vai ficar de fora, porém não será contemplada integralmente. A bem da verdade, a rodovia vai receber cerca de R$ 6,3 milhões para restauração do trecho de 32 quilômetros entre Curionópolis e Eldorado do Carajás. Mas é só isso. Outros 30 quilômetros entre Parauapebas e Curionópolis vão ficar de fora do orçamento e continuar causando bastante irritação à população da microrregião.

Atualização às 16h50

A Secretaria de Comunicação do governo do Pará encaminhou ao Blog a seguinte nota:

A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) esclarece ao Blog do Zé Dudu que, por determinação do governador Helder Barbalho, toda a extensão da PA-275 (cerca de 104 Km), na região Sudeste do Pará, está prevista para receber obras de recuperação da malha rodoviária nos próximos meses. Os dados verificados no projeto de lei do Orçamento Geral do Estado (OGE), apontados pela reportagem, fazem menção aos recursos iniciais a serem aplicados em parte da rodovia de forma imediata. No entanto, outro lote da PA-275 terá processo de licitação concluído ainda este ano. A obra contempla, inclusive, os 30 quilômetros entre Parauapebas e Curionópolis citados na reportagem.