Programa Avance forma a primeira turma de curso profissionalizante em Parauapebas

Iniciativa da CBM já alfabetizou colaboradores e pessoas de comunidades da região paraense; agora, avança na profissionalização

Continua depois da publicidade

A primeira turma de formação profissional do Programa Avance, da Construtora Barbosa Mello (CBM), em Parauapebas, acaba de receber o certificado de conclusão de curso. A cerimônia ocorreu na sede da Associação Comunitária dos Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental (APROAPA), localizada na APA do Igarapé Gelado, e contou com a participação de 26 pessoas da comunidade formadas em Assistente Administrativo, com prática em Informática Básica. 

O local, que foi revitalizado pela CBM no ano passado, sediou as aulas, ministradas em parceria com a Infofast, empresa especializada em cursos profissionalizantes. Com uma carga horária total de 80h, o curso abordou conhecimentos do Pacote Office, redação comercial, introdução à administração, modelos de gestão e metodologia e padronização.  

O Programa Avance foi criado há dez anos, voltado para a alfabetização de colaboradores e comunidades dos entornos nas cidades em que a construtora atua. Em 2022, foi ampliado para formação profissional e tecnológica.

“Evoluímos o programa para fortalecer a vocação das comunidades locais, de forma que esses alunos possam ser contratados posteriormente para trabalharem em nossas obras, ou ainda desenvolverem atividades que sejam parte da cultura local,” afirma a vice-presidente corporativa da CBM, Alícia Figueiró. 

Em 2022, 17 adultos moradores da Vila Sansão, em Parauapebas, concluíram seus estudos com foco na alfabetização e aceleração da escolaridade. Já em Canaã dos Carajás, também no ano passado, o Avance formou mais de 200 pessoas em cursos como informática básica e intermediária, almoxarifado, carpintaria, mecânica industrial, motorista de caminhão e corte e costura.