Está em fase final de conclusão, a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBS) que vai atender ao município de São Félix do Xingu, no sul do Pará. A unidade, doada pelo Governo Federal, vai atender a população indígena e ribeirinha do município.
Segundo a Prefeitura de São Félix do Xingu, a empresa responsável pela construção da unidade informou que a obra já foi concluída e a embarcação já passou por testes de flutuabilidade. Agora está sendo feita a instalação dos equipamentos médicos e adaptações para que fique pronta para funcionar.
A unidade foi construída e está sendo equipada em Manaus, capital do Estado do Amazonas, por uma empresa especializada, que também é responsável pela construção de outras UBS fluviais, que serão destinadas a outros municípios da região Norte do País. A embarcação começou a ser construída no final de 2018.
A UBS terá capacidade de atender até 4 mil pessoas que vivem em regiões próximas ao fluxo do Rio Xingu. De acordo com o Governo Federal, foram destinados cerca de R$ 85 milhões para a construção de barcos que devem beneficiar diversas localidades dentro da Amazônia Legal.
Para receber as unidades, o município se compromete a cumprir várias exigências. Se cumprir todas as exigências do Governo Federal, o Ministério da Saúde fornece até R$ 90 mil para custeio mensal para a unidade, que deve ter, pelo menos, um médico, um enfermeiro, um técnico de saúde bucal e um bioquímico ou técnico de laboratório. Além disso, o município tem a possibilidade de adicionar outros dois profissionais da área da saúde que possuam nível superior.