UBS Fluvial de São Félix do Xingu é concluída e está sendo equipada

A unidade de saúde terá capacidade de atender até 4 mil pessoas que vivem em regiões próximas ao fluxo do Rio Xingu
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Está em fase final de conclusão, a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBS) que vai atender ao município de São Félix do Xingu, no sul do Pará. A unidade, doada pelo Governo Federal, vai atender a população indígena e ribeirinha do município.

Segundo a Prefeitura de São Félix do Xingu, a empresa responsável pela construção da unidade informou que a obra já foi concluída e a embarcação já passou por testes de flutuabilidade. Agora está sendo feita a instalação dos equipamentos médicos e adaptações para que fique pronta para funcionar.

A unidade foi construída e está sendo equipada em Manaus, capital do Estado do Amazonas, por uma empresa especializada, que também é responsável pela construção de outras UBS fluviais, que serão destinadas a outros municípios da região Norte do País. A embarcação começou a ser construída no final de 2018.

A UBS terá capacidade de atender até 4 mil pessoas que vivem em regiões próximas ao fluxo do Rio Xingu. De acordo com o Governo Federal, foram destinados cerca de R$ 85 milhões para a construção de barcos que devem beneficiar diversas localidades dentro da Amazônia Legal.

Para receber as unidades, o município se compromete a cumprir várias exigências. Se cumprir todas as exigências do Governo Federal, o Ministério da Saúde fornece até R$ 90 mil para custeio mensal para a unidade, que deve ter, pelo menos, um médico, um enfermeiro, um técnico de saúde bucal e um bioquímico ou técnico de laboratório. Além disso, o município tem a possibilidade de adicionar outros dois profissionais da área da saúde que possuam nível superior.

Publicidade