Decreto determina fechamento de comércio não essencial no fim de semana em Canaã

Órgãos municipais e estaduais intensificarão fiscalização, a partir desta sexta-feira (08), para verificar cumprimento de decretos estadual e municipal

Continua depois da publicidade

A partir desta sexta-feira, 08, os órgãos de fiscalização do estado e município percorrerão o comércio de Canaã dos Carajás, para verificar se as empresas estão cumprindo o que determina o Decreto Estadual, nº 609 e o novo Decreto Municipal, nº 1140, que estabelece medidas de enfrentamento a covid-19 (coronavírus).

O decreto assinado nesta quinta-feira, 07, pelo prefeito Jeová Andrade, como antecipou a reportagem do Blog Zé Dudu, tornou mais rígidas as regras de funcionamento do comércio de Canaã. Uma das novidades foi o escalonamento do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais. Os serviços não essenciais só poderão funcionar de segunda a sexta. A partir desse fim de semana, as lojas deverão estar com as portas fechadas.

A medida pegou muitos comerciantes de surpresa que esperavam faturar com o Dia das Mães. Com o decreto, serviços essenciais como supermercados, mercados, padarias, farmácias, lojas de materiais de construção, agências lotéricas, entre outros, poderão abrir no sábado e domingo.

Após o anuncio do decreto municipal, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Canaã (Aciacca), Wender Damasceno Ribeiro, está orientando os associados sobre as novas medidas de funcionamento do comércio. A ACIACCA tem usado as redes sociais e até carro de som para reforçar a mudança de horários.

As medidas do novo decreto buscam reduzir o avanço da doença no município, evitando aglomeração e diminuindo o risco de contágio. Canaã registrou a segunda morte por covid-19, nesta quinta-feira, 07. Já são 127 pessoas infectadas com o vírus.

O Comandante da Polícia Militar, Rafael Guimarães, disse que desde a publicação do decreto estadual, vem realizando um trabalho de orientação e fiscalização junto a estabelecimentos comerciais. E reforça a importância da prevenção. “Como percebemos o número aqui no município tem aumentado, significativamente, então a importância de todos respeitarem o decreto, não é só por uma questão legal, mas por uma questão de saúde pública, o cuidado com sua própria vida e de seus familiares”, enfatizou o comandante.

Veja o novo horário de funcionamento do comércio de Canaã:

Indústria de transformação e similares (confecção /marcenaria / metalúrgica): 06h às 16h

Padarias e confeitarias: 06h às 16h

Feiras, aviários, açougues, peixarias e hortifrútis: 06h às 15h

Depósitos e distribuidoras: 6 às 16h

Construção civil: 7h às 17h

Hipermercados, supermercados, mercados e mercearias: 7 às 21h

Postos de combustíveis: 08h às 21h

Lojas de conveniência de postos de combustíveis: 8h às 18h

Comércio de materiais de construção: 8h às 18h

Comércio por atacado: 9h às 17h

Comércio de veículos, oficinas e autopeças: 9h às 17h

Lojas de conveniências localizadas fora de postos de combustíveis: 9h às 17h

Pet shops, lojas de produtos para animais, medicamentos veterinários e comércio de insumos agrícolas: 9h ás 17h

Agências bancárias e casas lotéricas: 10 às 16h

Alimentação (Produção delivery): 10 às 23h

Comércio varejista: 10 às 20h

Serviços de escritório, de apoio administrativo, serviços financeiros, serviços de seguros, e outros serviços prestados (escritórios e profissionais liberais): 10 às 18h

Comércio de gás GLP e lavanderias: 10 às 18h

Informação e comunicação: 11h às 19h

Agências de viagens, operadores turísticos e serviços de reserva: 11h às 19h

Estética (salões de beleza, barbearias e afins): 11h às 18h