Parauapebas

Transparência

Transparência na administração pública: Todo brasileiro tem direito de saber como são aplicados os recursos públicos. É a LEI. Em se tratando de Parauapebas isso é: Utopia? Democracia? Responsabilidade objetiva? …

Transparência na administração pública:

Todo brasileiro tem direito de saber como são aplicados os recursos públicos. É a LEI.

Em se tratando de Parauapebas isso é:

Utopia?

Democracia?

Responsabilidade objetiva?

Respeito à cidadania e ao eleitor?

Como você classificaria o governo Darci Lermen no tocante à transparência administrativa? Use, sem moderação, a caixinha de comentários para emitir a sua opinião.

12 comentários em “Transparência

  1. Nome (obrigatório) Responder

    falar é fácil, dificil é deixar ser investigado, queria só vê o que esses caras que escrevem textos cheio de suposiçoes e detalhes, APARENTE dignidade e zelo, se eles fossem investigados.

  2. Bruno Monteiro Responder

    Transparência é reproduzir cópias da prestação de contas da PMP e deixá-las disponíveis para vistas de qualquer popular em todas as repartições da Prefeitura, na Câmara e nas Organizações Sociais constituídas no município. Só com controle social – por uma sociedade consciente e educada – teremos uma revolução na qualidade do serviço público neste Brasil.
    A propósito, alguém me situe por favor: o comentário postado por “Cidadão Verdadeiramente Consciente”, acima, é produto de sua ironia/sarcasmo ou ele realmente acredita no que se afirma ali? Caso acredite, o espaço tem de estar liberado para postagens sobre a fada do dente, matinta pereira e mãe-d’água…
    Bruno Monteiro – justus777m@hotmail.com.

  3. guri Responder

    Na verdade sao farinha do mesmo saco. esse ano votar outra vez na ana julia e no milton e pronto.pra pilantragem continua.como falava Bezerra da Silva malandro e malandro e mane e mane. esse e lema de DARCI LERMER E SUA CURRIOLA

  4. D. Soares Responder

    Prezado Zé Dudu,

    Como disse o poeta: “O povo de Parauapebas mantém um silêncio que beira a estupidez” .
    Como pode-se perceber pelas notícias de seu Blog e pelos comentários acima, o Governo do darci Lermen é realmente muito transparente. Afinal como listado, vocês sabem de todas as bandalheiras, roubalheiras, negociatas. Não falta transparência, o que falta é coragem para vocês tomarem uma atitude. O problema, como disse Leônidas, não é a falta de transparência mas a TOTAL CONIVÊNCIA de todos em Parauapebas. Realmente é uma estupidez. E ficam como crianças chorando e esperneando. O que falta é atitude!

  5. Abismado Responder

    Não tem o que comentar. Os comentários supra expressão indignação, revolta, ironia, uma total falta de transparência da atual gestão, total menosprezo aos princípios do direito administrativo e da impessoalidade na administração pública.

  6. Romero Felisardo de lima Responder

    Transparência:
    Temos em Parauapebas um dos piores governos de todos os tempos;
    Darcí dizia em palanque que teria um governo voltado para o povo, povo só se for o dele…
    Mostraria as contas publicas a todos, e contaria com a participação da população nas tomadas de decisões para investir o dinheiro público, nada disso esta sendo feito.
    O secretariado municipal não representa e nem compartilha com as decisões do Prefeito Darcí. E o povo sofre com essa falta de moral do prefeito municipal, Darcí tem em sua mão a melhor ferramenta política do estado do Pará e diria mais do Brasil, Prefeitura de Parauapebas levaria qualquer um a ser um possível governador do estado, se a usasse em pro do povo se aplicasse o dinheiro publico em obras. Só que nosso querido prefeito não tem nenhuma pretensão política, terminando seu mandato, se não for preso ira certamente pra S Catarina.

  7. Leonidas Mendes Filho Responder

    Caro Zé…

    não gosto de chavões. Pertenço àqueles tipos que acham que “chavões não abrem portas grandes”. Mas, estou cada vez mais convencido que tem razão quem diz: “o mau sempre triunfa quando os bons nao fazem nada”. Também estou cada vez mais crente de que, no que tange à corrupão generalizada em que se transformou grande parte da política no Brasil, no Pará e, particularmente, em Parauapebas, “o grande mau não são os agentes; são os coniventes”. Digo isto e sugiro, como referência de experiência bem sucedida de enfrentamento à corrupção, à dilapidação do erário público, a experiência de Ribesrão Bonito (SP). Tú já ouvista falar da AMARIBO – Associação de Amigos de Ribeirão Bonito? Lá, pessoas de bem nascidas e residentes na cidade decidiram não ser mais coniventes com a bandalheira; fundaram a AMARIBO e decidiram acompanhar aplicação do orçamento municipal; em pouco tempo, prefeitos e ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores, funcionários e comissionados estavam na cadeia! Vale pena ler um pouco sobre a sua experiência: eles lançaram um libreto com o título “Combate à corrupação nas prefeituras brasileiras”. Um show! Em Parauapebas, seria maravilhoso se os homens de bem pensassem um pouco nas gerações futuras e no exemplo que estamos deixando pra elas. Mas, me pergunto diariamente, inclusive, já fiz esta pergunta aqui em seu blog: por que a OAB, o MP, o Poder Judiciário, as igrejas, as entidades de classe, todos, os homens e mulheres de bem se mantém neste estrondoso silêncio sobre o que acontecem em nossa cidade? Como poderão explicar a seus filhos e filhas, às gerações futuras esta conivência geral e generalizada com o descaso, com o desrespeito com o que público? Como pode uma ponte (recém-inaugurada) cair logo à entrada da cidade e ninguém fazer nada? Como se justifica a paralização das obras do Hospital Municipal e ninguém, a sociedade organizada, nada diz? O MP, a OAB, no mínimo, são fiscais da Lei, por que nada fazem? Quem quiser gritar “pega ladrão”, vai ter que sair correndo também? É o “silêncio dos inocentes”: mas, é um “um silêncio criminosamente conivente”. O futuro nos cobrará; na verdade, já está nos cobrando.

    Leonidas Mendes Filho
    (historiador/educador/estudante de Direito/UFPA)

  8. vamos tomar conta, eita prefeito acéfalo Responder

    o que é transparência?devemos primeiro ensinar aos que estão no governo agora e aos que antes estavam e que agora voam às proximidades querendo sua sobra neste rico “lixo”, como querer ser transparente neste município, voces sabem quantos empresários estão sem receber?qual “desculpa” foi dada? qanto dinheiro vêm “entrando” no município? quanto vem saindo? e pra que? e quem autorizou?voces lembram do concurso para advogados ainda na gestão anterior?lembram quem passou? o ex-atual e sempre procurador agora dono do cofre e que repentinamente (surdina) foi empossado e até acreditem já cumpriu estágio probatório como se ele ocupa cargo comissionado? como se ele não foi empossado pela senhora ex- e que quer ser prefeita de novo?
    então caro blogger o que vamos falar de transparência? é inutil? na verdade e pra finalizar eles não querem nem saber de nossa cidade só querem se “dar bem”.

  9. Indignação Responder

    Caro colegas, sou moradora das casas populares e já estou de saco cheio desse senhor que faz a maior propaganda falando em revitalização das ruas, asfalto entre outros, quando na verdade as máquinas passam umas duas semanas mexendo, pertubando e num passe de mágica desaparecem sem fazer nada de novo. O mais interessante é que na eleição passada quando disse que iria asfaltar o bairro, deu início somente em duas ruas , estas ficaram até hoje sem conclusão (sem muita novidade). As ruas em que as vans circulam estão todos emburacadas, causado prejuizo tanto pra os vanzeiros quanto ao passageiros que necessitam sair de casa, é lamentavel a situação. Fico me perguntando se existe alguma autoridade nesta cidade, pois se tem não parece, isso já passou dos limites. E a celpa é outra que não respeita os consumidores que ali residem, quando falta energia na cidade,
    a nossa só é restabilizadas no miníno com quatro horas, já ficamos até vinte horas sem energia e sem nenhum esclarecimento por parte dos resposáveis. E a água, há água.
    Até quando iremos ficar nesse descaso?
    Sou uma cidadã que não suporto mais essa situação de falta de respeito e compromisso.

  10. Nome (obrigatório) Responder

    Transparencia era o que os PETISTAS mais pregavam, principalmente o LUIZ DAS TELHAS,DA LOCARAUTO,DOS LOTEAMENTOS,DO MUSTAFÉ QUE VENDE MATERIAL DE INFORMATICA esses malandros que pregavam uma parauapebas para todos , são na verdades covardes assassinos da esperança deste povo quem vem de todas as patês do Brasil tentar um lugar ao sol e chegando aqui no Pará encontra ema governadora que só escola reformou 88 SEM LICITAÇÃO justo o PT que pregava a transparencia , cambada de mentirosos e mamãe me diz : filho não minta porque QUEM MENTE ROUBA ,WANTERLOR falo do DARCI e do ,LUIZ DAS TELHAS que por sua vez diz que ele tem fazenda as custas do governo o presidente do partido tem o maior contrato de fornecimento de internet e material de informática do estado e todos aqueles PETISTAS que falavam dos governos anteriores estão ai nessa bosta chamada GOVERNO CIDADÃO NÃO PAGAM O QUE DEVEM e podem esperar vão fechar os portões da SEFAZ para receber os atrasados podem esperar .

  11. Cidadão Verdadeiramente Consciente Responder

    DARCI LERMEN: O melhor prefeito da história de Parauapebas, o melhor prefeito que o Pará já viu!

    LUIZ VIEIRA, JOÃO FONTANA e EVALDO BENEVIDES: Trio Perfeito! O melhor secretariado que a Prefeitura de Parauapebas já teve! Espetacular, show!

    E essas palavras são absolutamente indiscutíveis…

    E qual a chave disso tudo? Simples! Os serviços públicos nunca foram prestados com tamanha qualidade como estão sendo agora. Obras inauguradas e outras que estão sendo contruídas de vento em polpa – as ruas estão um verdadeiro tapete! A saúde? Ihh… perfeita! Percebe-se a expressão de satisfação na cara dos profissionais da saúde: chega a nos contagiar! Atendimento rápido e efetivo para todos, afinal, saúde é uma garantia primeira que todo cidadão possui…
    A administração é muito transparente, e temos a certeza que centavo por centavo dos cofres municipais são aplicados nos serviços públicos – temos a consciência de que nenhum real é desviado para algum bolso particular: pois nas compras e serviços, por exemplo, sabemos que a prefeitura paga o preço que vale, inclusive nas compras feitas no Mustafé e Borges (comércio de propriedade de um irmão do Luiz Vieira), preço justo para a Prefeitura… Superfeturamento? Imagina gente! Isso só ocorre em Brasília, Marabá, Belém, etc, mas aqui NÃO! Processo de Licitação aqui também é indiscutivelmente correto, imparcial, nunca se sabe quem vai ganhar…
    Ah! Campanha eleitoral aqui em Parauapebas, se faz de forma suada… inclusive os partidos que estão no governo, fazem campanha ralada através das míseras arrecadações dos filiados, que acreditam num ideal de sociedade perfeita… candidato aqui não compra voto! eleitor parauapebense, não vende seu voto em troca de vantagens, jamais, somos eleitores consientes! Vocé, leitor do blog do Zé Eduardo, concorda comigo?
    Os vereadores daqui de Parauapebas, também não vendem seus votos, não! Aprovam as contas do Prefeito, porque realmente são limpas. Aprovam os projetos de lei do prefeito, de acordo com suas consciências! Claro! Ah, meu amigo, nossos vereadores não precisam de vantagens do executivo para apoia-lo, não! SEMURB, DMTT/SEMSA, cargos, licitações, e muito mais, é que os digam…

    E finalmente, Darci Lermen, aquele que em 2004 prometeu fazer a mudança, acabar com a corrupção (chegando a falar em comício no bairro Liberdade, que se tiver que ir gente do grupo Bel pra cadeia, que por ele iria), vendeu sonhos, finalmente, está atingindo o seu objetivo com bastante êxito! 90% de aprovação tem este governo…

    E detalhe, com um baixo orçamento, pouco dinheiro e muito trabalho, honestidade e criatividade!!!

Deixe seu comentário