STF suspende reintegração de posse do Complexo Mutamba, em Marabá

Ministro Cristiano Zanin determinou para a Vara Agrária de Marabá que desocupação siga o regime de transição fixado pela Corte

Continua depois da publicidade

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a ordem de reintegração de posse do Complexo Mutamba, localizado no município de Marabá. A área é ocupada por cerca de 200 famílias da Associação Rural Terra Prometida e outras entidades rurais.

De acordo com a decisão, o processo de remoção deve observar o regime de transição definido pelo Supremo na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 828. Nessa ação, a Corte determinou que os tribunais instalem comissões de conflitos fundiários e façam inspeções judiciais e audiências de mediação, como etapa prévia e necessária às ordens de desocupação coletiva.

A decisão foi tomada na Reclamação (RCL) 68528. A Associação Rural Terra Prometida, representada pela Defensoria Pública do Pará, argumentava que o Juízo da Vara Agrária de Marabá havia julgado procedente o pedido de reintegração de posse e, antes do transcurso do prazo de apelação, determinou a remoção de famílias.

Regime de transição

Ao conceder a liminar, o ministro Zanin observou que a decisão que autorizou a remoção das famílias não tem nenhuma fundamentação para deixar de aplicar o regime de transição imposto pelo Supremo. Assim, determinou que a Vara Agrária de Marabá obedeça essa orientação, em especial com o encaminhamento do processo à Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Pará e a realização de inspeção judicial antes da eventual desocupação forçada dos moradores.

Saiba mais

O juiz da Vara Agrária de Marabá, Amarildo Mazutti, decidiu, no último dia 13, dar cinco dias de prazo para que invasores e ladrões de madeira que ocupavam a Fazenda Mutamba saíssem espontaneamente da área. A decisão foi dada após o mesmo magistrado ter concedido liminar de reintegração de posse a favor do pecuarista Sérgio Mutran, na semana anterior.

Se a ordem de saída espontânea não fosse cumprida dentro do prazo estabelecido, seria usada força policial para retirá-los.
A decisão do ministro Cristiano Zanin, do STF, impede que haja desocupação da propriedade neste momento.

2 comentários em “STF suspende reintegração de posse do Complexo Mutamba, em Marabá

  1. IZAIAS Responder

    Não ME admira esse zanni ficar ao lado de ladrão DE madeira já que ELE FOI indicado POR ladrão NO STF

  2. Maria Célia de Oliveira Silva Responder

    Essa é nossa justiça, parabéns ministro zanin agora podemos dizer que Deus abençoe todos os integrantes da associação terra prometida

Deixe seu comentário

Posts relacionados