Setran instala balança para pesagem de veículos na PA-150

O sistema de pesagem traz vários benefícios, entre eles evitar acidentes; reduzir o desgaste dos pavimentos, um dos maiores problemas do desgaste prematuro das estradas paraenses
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on print
Imprimir

Continua depois da publicidade

A primeira balança de pesagem dinâmica por eixos na PA-150 começou a operar nesta terça-feira (10), no quilômetro 122. Instalado no lado esquerdo da rodovia, sentido Tailândia-Moju, o sistema móvel de pesagem tem capacidade para funcionar 24 horas por dia, sete dias da semana.

O funcionamento da balança será monitorado pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran), em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa). O sistema está apto a efetuar a pesagem dinâmica de todos os veículos de carga em velocidade mínima de 6 km/h, com a capacidade de pesagem de até 150 veículos por hora.

Segundo o titular da Setran, Pádua Andrade, a medida atende a Resolução 258 do Conselho Nacional do Trânsito (Contran), no seu art.3°, que determina que nenhum veículo ou combinação de veículos poderá transitar com peso bruto total (PBT) ou com peso bruto total combinado (PBTC) com peso por eixo superior ao fixado pelo fabricante, nem ultrapassar a capacidade máxima de tração (CMT) da unidade tratora.

“O sistema de pesagem traz vários benefícios, entre eles evitar acidentes; reduzir o desgaste dos pavimentos, um dos maiores problemas do desgaste prematuro das estradas paraenses; e ainda evitar multas e retenção dos veículos para o transbordo de cargas, com benefícios para os proprietários dos veículos, pois rodar com o peso certo evita o desgaste prematuro do veículo”, detalha.

O sistema móvel foi concebido com capacidade para armazenar os dados para emissão de relatórios de pesagem. Nos casos de excesso de peso, automaticamente deve ser emitido o AIT – documento de notificação de infração cometida, que permitirá a aplicação de multa pela autoridade competente.

Esta é a terceira balança em operação nas rodovias paraenses. Há outras duas balanças instaladas na PA-483, quilômetro 14, na Alça Viária.

Publicidade

Relacionados