Serra Carajás: estuprador de menor é preso após denúncia

Continua depois da publicidade

Foto CKS 2Não é só nas periferias que encontramos casos de estupro e pedofilia. Foi preso na última terça-feira Airton Caires da Silva (foto), de 46 anos, técnico em química da mineradora Vale em Carajás. Ele é acusado de abuso sexual contra a enteada de apenas 11 anos de idade. Natural de São Luís do Maranhão, Airton reside na Rua Juruá, Núcleo Urbano de Carajás, município de Parauapebas.

Segundo relatos da menor à escrivã “ad hoc” Paula Adriana Barbosa Costa, Airton a perseguia há cerca de 5 anos e que ela já teria relatado à mãe, Eliane Santos, que vinha sofrendo há anos violência sexual por parte do padrasto, todavia, a mãe não teria acreditado na acusação da menor e não tomou nenhuma medida preventiva em auxílio a filha, ignorando o fato relatado.

No depoimento, acompanhada de membros do Conselho Tutelar do município, a menor afirmou que só criou coragem de denunciar o padrasto à justiça após ser incentivada por uma colega que interceptara uma mensagem SMS do suspeito onde o mesmo dizia que seria ótimo quando a mãe viajasse e que com isso  “vai ficar nós dois, aí vamos fazer todos os dias”.

À polícia, acompanhado da advogada Pamela Alencar de Moraes, o acusado negou todas as acusações imputadas pela enteada à sua pessoa, justificando que a menor “passa por acompanhamento psicológico, devido sofrer algumas reações estranhas, chegando a passar mal, perder a memória e criar fatos que nunca acontecerem”.

Airton foi preso em flagrante e, segundo o delegado Antônio Miranda, vai responder pelo crime de estupro de vulnerável e poderá pegar de 8 a 15 anos de detenção.

Para o psicólogo Wagner Dias Caldeira, que atende a rede pública em Parauapebas e Marabá, casos como este, de abuso sexual por parte dos padrastos, são frequentes em virtude do alto índice de separação e formação de novos casais. Para Caldeira, a perversão se dá, na maioria das vezes, por pessoas que, indubitavelmente, também sofreram abuso na infância em virtude da confiança que depositam ou depositaram nos agressores, geralmente pais, irmãos, tios, etc. No caso em tela, o psicólogo afirma que o fato da agressão se dar há tanto tempo agrava a situação penal do autor, já que o mesmo também deve ter ameaçado a menor para que mantivesse o crime em segredo.

O Núcleo Urbano de Carajás, local pacato e com pouquíssimos relatos de violência é 18 km distante da sede do munícipio de Parauapebas e abriga funcionários da Mineradora Vale. Lá, a população está estupefata com o ocorrido, pois a família era conhecida e sistematicamente frequentava a sociedade local.

Segundo o delegado Antônio Miranda, já foram registrados 31 casos de estupro residencial, onde há a participação de membros da família ou vizinhos, em 2012 em Parauapebas. Miranda afirmou que vem investigando todas as denúncias e que é importante a participação da população para que fatos como estes sejam denunciados. Dos 31 casos registrados em 2012, em todos os autores foram identificados e 27 estão presos. O delegado lembrou que a população pode usar anonimamente o Disque Denúncia (3346-22-50) para relatar eventuais abusos e que é importante essas denúncias pois o número de casos registrados devem ser bem inferiores aos efetivamente ocorridos.

29 comentários em “Serra Carajás: estuprador de menor é preso após denúncia

  1. Lucas Responder

    ISSO É SÓ A PONTA DO ICE BERG DO QUE ACONTECE DENTRO DO NÚCLEO CARAJÁS, EXISTE MUITO MAIS CASOS ESCABROSOS QUE AINDA ESTÁ POR VIR AS CLARAS!!! PROSTITUIÇÃO, TRAFICO PESADO DE DROGAS, PEDOFILIA. TODO MUNDO ACHA QUE É UM AMBIENTE DE FAMILIA! PURA ILUSÃO, JAMAIS EU MORARIA NAQUELE ANTRO. EXISTE ATÉ O SISTEMA DE FALCATRUA PARA MORAR NO NÚCLEO, CASAMENTOS DE MENTIRAS PARA GANHAR MORADIA, ENFIM A MAIOR MENTIRA QUE A VALE ALIMENTA.

  2. gilson... Responder

    muito triste tudo isso,essa mãe não merece permanacer com a guarda dessa criança, a menina confiou em contar pra ela tudo que estava acontecendo, e ela não acreditou nas palavras dessa garota.tem que investigar essa historia, a mãe deve estar envolvida nesse caso. muito triste……que deus esteja do lado dessa garotinha.

    • rafaela Responder

      que ele pague pelo o que ele fez e que deus venha ter misericordia desa criaça que ela nao venha ter nenhum trauma mais tarde

  3. carmem...... Responder

    verdade…e a mãe não esta presa, concerteza ela sabia. e apoiva tudo isso talvez pra não perde esse canalha…toda mãe sabe quando o filho ou filha não esta bem, ainda mais num caso desse. um absurdo isso gente. esse cara acabou com a infancia dessa criança, tudo acontecia na residencia como que essa mãe não sabia…essa mãe não pode ficar com a guarda dessa criança…

  4. ............... Responder

    cachorro, safado, tem que apodrece na cadeia, a mae tem culpa sim ela concerteza sabia, não protegeu a propria filha a quem a menina pediu socorro, e ela não ajudou, essa é uma mãe safada.como pode uma mãe aceitar um cara fazer isso com sua propria filha.tenho uma filha de 4 anos, mas não confio em deixar ela com ninguém, fico de olho o tempo todo.converso muito com ela.estou muito revoltada com esse lixo de homem, e essa mãe.pobre criança o que passou nas mãos desse canalha sem vergonha, esse ja era pra tar em baixo do chão.

  5. dan Responder

    Que a mão de Deus esteja sobre essa triste situação para consolar restaurar e renovar as forças e a honra desta família… que a justiça de Deus seja feita e que tudo isso acabe da melhor forma posível!

  6. PAULO ROBERTO Responder

    A MÃE É A MAIOR CULPADA NISSO TUDO …. QUALQUER PESSOA TEM A CAPACIDADE DE PERCEBER ALGO ASSIM TÃO MONSTRUOSO….. DURANTE ESSE TEMPO TODO TALVEZ A MAE QUIS ESCONDER ISSO POR ALGUM TEMPO… FICA UM EXEMPLO PARA TODAS A MAES QUE TEM FILHAS E RESOLVEM MORA COM HOMENS QUE NÃO SÃO PAIS…. NÃO ESTOU GENERALIZANDO MAS 90% É ASSIM O FINAL

  7. valmir fonseca, carajas pa Responder

    Isso é inaceitável. Como será a vida dessa menina depois de td isso. A Mãe tmb tem culpa por aceitar q uma filha passe a infância td sofrendo assim, ela tmb merece ser presa,tomara q já tenha perdido a guarda dessa inocente criatura. As marcas do corpo sumirão mais da mente jamais se apagarão. Te desejo muita sorte garota q vc seja feliz, essa tempestade irá passar e com certeza seu barco não irá afundar pq Deus lhe quer como filha.

  8. Larissa Braga Responder

    É triste que você, Zé Dudu, sabendo que devemos preservar os menores vítimas de quaque tipo de violência, ainda a exponha mais, divulgando o nome da mãe e a rua onde moram. Por mais que devam ser de conhecimento onde moram, não é preciso, ao contrário, é até proibido, tamanha divulgação.
    Ainda, desde quando crimes dessa natureza só são praticados por menos abastados? A maioria dos crimes contra menores é praticada por pessoas com renda satisfatória- vide os pedófilos que agem pela internet.

  9. eliane Responder

    a essa hora ja virou mulherzinho…na cadeia, desejo que façam tudo de ruim pra ele,pois o mesmo merece .tanta mulher tinha que fazer isso com uma criança. kd a mãe dssa criança.

  10. paladino Responder

    A denuncia é grave, mas há que se apurar a veracidade dos fatos sob pena de inputar-se a uma pessoa autoria de um crime tão ediondo visto que este ñ é tolerado nem mesmo pela população carcerária além disso deve-se primar pela premissa básica da inocencia presumida de qualquer acusado. Conheço caso de homens que tiveram sua vida esfacelada por denuncias desta natureza qdo a verdade era apenas mais um caso de esquizofrenia que a menor era acometida. Cuidado!

Deixe seu comentário

Posts relacionados