Sejudh e UNICEF discutem Projeto “Quilombolas do Pará”

Proposta é compartilhar agenda pública e fazer um diagnóstico dos 39 municípios com comunidades quilombolas.

Nesta segunda-feira (28), representantes da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) discutiram sobre o andamento do processo do Atlas Quilombola no Estado do Pará.

O encontro teve a presença do Secretário da Sejudh, Zé Francisco que ressaltou estar atento às demandas das comunidades quilombolas. “Estamos cientes das dificuldades enfrentadas pelo segmento quilombola e indígena”, disse ele.

A gerente de Igualdade Racial da Sejudh, Vanessa Moura Bastos, destacou a importância do projeto. “É um diagnóstico que vai sair com várias demandas. Esses municípios que foram identificados vão demonstrar como o Estado deve agir”, observou.

O Projeto “Quilombolas do Pará” atua em 39 municípios, levando capacitação de servidores municipais, para alcançar as comunidades quilombolas. A proposta é compartilhar a agenda pública de atividades e fazer um diagnóstico, além da realização de um seminário nos municípios, com o apoio da Sejudh, que já atua na área.

Nos próximos dias, um novo encontro deve articular com outros setores da Sejudh, como a Gerência da Juventude e a Coordenadoria de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Erradicação do Trabalho Escravo e Promoção Da Migração Segura, reuniões para tratar também do atlas do povo quilombola.

“A Secretaria tem uma relação muito próxima com a nossa missão e isso, para nós, é foco de trabalho junto a essa população. Existe essa dívida com os quilombolas, então, é importante que nós possamos junto ao UNICEF, garantir e respeitar o direito desses povos”, disse Nayana Goes, que é consultora para Educação e Proteção do UNICEF no Brasil.

Com informações da Sejudh

Posts relacionados

Capacitação para o Selo UNICEF inicia primeiro Ciclo

A 3ª edição do Selo UNICEF dá início à sua primeira etapa, após o processo de adesão dos municípios, com a realização dos ciclos de capacitação para as equipes municipais. O Pará realiza sua primeira oficina, nos próximos dias 30 e 31, em Belém, para técnicos, gestores e conselheiros. A

Capacitação para o Selo UNICEF inicia primeiro Ciclo

A 3ª edição do Selo UNICEF dá início à sua primeira etapa, após o processo de adesão dos municípios, com a realização dos ciclos de capacitação para as equipes municipais. O Pará realiza sua primeira oficina, nos próximos dias 30 e 31, em Belém, para técnicos, gestores e conselheiros. A adesão no estado foi de 80% dos municípios. Em Belém, estão sendo chamados 61 municípios. Outras duas oficinas ainda acontecem em Santarém e Marabá. O Selo UNICEF é realizado em