Segup garante reforma e ampliação da cadeia pública de Parauapebas

Continua depois da publicidade

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Luiz Fernandes Rocha, que integra a comitiva do Governo Itinerante, cuja núcleo administrativo está sediado há três dias em Marabá, recebeu, nesta quarta-feira, 31, um grupo de representantes do Conselho da Comunidade da Vara de Execuções Penais da Comarca de Parauapebas. O grupo estava acompanhado do juiz Líbio Araújo Moura (foto), titular da Vara Penal da Comarca de Parauapebas, e de representantes da Associação Comercial de Parauapebas.

O Conselho da Comunidade entregou ao secretário Luiz Fernandes um relatório sobre a situação da cadeia pública daquele município e pediu uma ação emergencial do governo do Estado no prédio, que atualmente abriga 92 presos e se encontra com problemas graves na parte estrutural (lajes, tetos e paredes em condições precárias).

Luiz Fernandes garantiu que vai solicitar à Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) um levantamento completo das condições do prédio para o início imediato das obras de reforma e ampliação da cadeia. O titular da Segup também assegurou que, na próxima semana, o governo fará a entrega de um veículo, tipo caminhonete, para a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), destinado ao transporte dos presos daquela região.

Durante a reunião, o secretário também informou aos membros do Conselho da comunidade de Parauapebas que o governo do Estado já deu início à construção de 5 Centrais de Triagem no Pará (duas na Região Metropolitana de Belém e as demais em Marabá, Santarém e Tomé-Açu), a fim de minimizar os problemas ligados à superlotação carcerária nos presídios paraenses. Cada Centro terá capacidade para receber até 300 presos. Disse, ainda, que o governo também deverá viabilizar a construção de uma Central de Triagem em Parauapebas.

Lene Alves – Ascom/Segup

1 comentário em “Segup garante reforma e ampliação da cadeia pública de Parauapebas

  1. gesmar Responder

    Zé gostaria de ressaltar o empenho do meritíssimo juiz ,conselho e representante da ACIP, mas gostaria de fazer um esclarecimento, alem destas pessoas e entidades esteve presente também o Pres. Do PSDB- José Rinaldo e o Vereador da legenda Dr. Faisal, que alem das conquistas mencionadas, conseguirão também 3 viaturas para a policia Militar e 1 para a Policia civil e admissão de servidores. O PSDB argumentou que isto seria o mínimo,e que não estava nem um pouco contente com a atuação do Governo em Parauapebas e gostaria que o centro de reclusão de detentos fosse inaugurado no máximo em meados de 2012.

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: