Saiba o que é notícia na Capital do Minério neste início de semana

Servidores da Prefeitura de Parauapebas estão apreensivos com a possibilidade de ficar sem 13º salário em dezembro. Comenta-se nos bastidores que a prefeitura está sem grana, então...

Continua depois da publicidade

COMPROVAR RESIDÊNCIA

Os quase 15 mil candidatos inscritos no cargo de agente comunitário de saúde do concurso da Prefeitura de Parauapebas têm até hoje (21) para encaminhar à Fadesp, banca organizadora, o comprovante de residência com a zona escolhida para disputar a vaga. O município foi dividido em zonas Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Central, Palmares 1, Palmares 2, Cedere, APA e Colônia Paulo Fonteles, e em todas elas multidões se inscreveram. Quem não comprovar domicílio no prazo será eliminado do certame e sequer fará a prova.

UNIDADES CONSUMIDORAS

Por falar em residência, a Fundação de Amparo a Pesquisas e Estudos do Pará (Fapespa) acaba de mostrar que o número de domicílios com ligação de energia elétrica em Parauapebas saltou de 87,7 mil em 2020 para 91,9 mil em 2021, com incremento de mais de 4 mil novas unidades consumidoras residenciais. Com esse desempenho, Parauapebas tem quantidade de residências iluminadas muito próxima à de Marabá, que conta com 95,8 mil unidades, tendo crescido apenas 1,3 mil em relação a 2020.

DESCOBERTA DO AUTISMO

Um projeto de lei do vereador Elias da Construforte vai botar o Executivo municipal para criar um programa de descoberta de sinais precoces de autismo na rede pública de saúde. A ideia, segundo o parlamentar, é garantir acompanhamento individualizado às crianças, uma vez confirmado o diagnóstico na rede de saúde. Apesar de o projeto pedir a criação de um programa, a Procuradoria Legislativa deixou o PL seguir, sob alegação de que a matéria não mexe com a organização administrativa, não usurpa competência do prefeito nem mexe com o ordenamento jurídico.

E O DÉCIMO TERCEIRO?

Servidores da Prefeitura de Parauapebas estão apreensivos com a possibilidade de ficar sem 13º salário em dezembro. A coisa é séria, não bastasse a onda de demissões que se aproxima. É que se comenta nos bastidores que a prefeitura está sem dinheiro, tem gastado mais do que arrecada e até o momento está sem recursos suficientes para quitar a gratificação natalina. Um presente que o alto escalão espera chegar de “trenó” é uma bolada de parte de dívida de royalties da Vale para com o município, o que aliviaria as contas e salvaria as finanças do município aos 45 do segundo tempo. Sem isso, será impossível acreditar em Papai Noel.

ESPECULAÇÃO

Segundo a PMP, o provisionamento do 13° salário já foi feito com bastante antecedência e a queda na arrecadação apresentada nos últimos meses não alterou essa previsão. A PMP garante que os funcionários não devem dar ouvidos às especulações de redes sociais, pois vem trabalhando para cumprir todos os compromissos. É bom lembrar que os governos Darci Lermen têm mantido o pagamento aos funcionários absolutamente em dia ao longo dos últimos anos.

COLABORE COM O CENSO

Um carro de som tem percorrido os quatro cantos de Parauapebas pedindo quase “pelo amor de Deus” para a população colaborar com os trabalhos do censo demográfico e receber os agentes de coleta de dados para entrevistas. O censo está atrasado no Brasil, e em Parauapebas não é diferente: a coleta na Capital do Minério é uma das mais devagar no Pará. Nesta segunda (21), aliás, foi publicada no Diário Oficial da União uma Medida Provisória que dispensa processo seletivo para contratar pessoal para o censo, a fim de reforçar as equipes de coleta e terminar a contagem da população o quanto antes.

4 comentários em “Saiba o que é notícia na Capital do Minério neste início de semana

  1. JORGIANO DE ASSIS LAGE Responder

    Parauapebas, para quem não sabe está entre uma das cidades que mais arrecadação recebe de impostos, se não me engano, ela está em segundo lugar, no Brasil, atrás somente da cidade de São Paulo.
    E está faltando dinheiro nos cofre da prefeitura?
    Sem comentários!!! Afffff

  2. Dadinho Responder

    Há boatos que o prefeito tá na Espanha !!
    Estourando o dinheiro do contribuinte de parauapebas, isso só é possível, pois temos uma câmara de vereadores extremamente corrupta. Acredito que nenhum vereador é honesto, por isso estamos onde estamos cidade suja, só lama e poeira fora as crateras que são um atrativo turístico.

  3. Dadinho Responder

    Aquela tal de Segov meu deus acaba aberração, tudo isso com a conivência dos vereadores…
    Parauapebas era para emprestar dinheiro, fico abismado com a quantidade de dinheiro que é gasto todos os meses.
    Cidade só lama, burraco e poeira o secretário de obras faz um asfalto de três meses.

  4. Dadinho Responder

    Será se o dinheiro foi gasto na eleição??
    Quanto custou s eleição dos deputados federais e estaduais?
    Incrível a falta de gestão e zelo com o dinheiro público.

Deixe seu comentário

Posts relacionados