Candidato dedura “fraude de endereço”, e concurso de Parauapebas pode ter reviravolta

Segundo denúncia, uma “galera” que prestou concurso para as vagas de agente de saúde da Palmares 2 mora, na verdade, muito longe de lá. Edital assegura à Prefeitura de Parauapebas levantamento e devida comprovação de informações de endereço, o que pode complicar a vida de quem deu aquela mentirinha básica para se dar bem no maior certame municipal da história

Continua depois da publicidade

Um candidato ao cargo de agente comunitário de saúde da Prefeitura de Parauapebas decidiu fazer uma geral na lista de aprovados divulgada pela banca organizadora, a Fadesp, e concluiu que houve fraude na indicação de endereços de um incontável número de candidatos que estão com nota suficiente para se classificarem dentro do limite de vagas. E não apenas isso: ele dedurou a “galera” ao Ministério Público esta semana. A informação foi levantada com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu.

A lista de candidatos que, segundo o denunciante, não residem na zona para a qual prestaram o concurso é extensa, mas o Blog vai preservar os nomes a fim de não atrapalhar as investigações por parte do MP. Ontem (19), inclusive, a lista chegou à mesa do promotor Mauro Guilherme Messias, titular da 4ª Promotoria de Justiça. O parquet deve ter muito trabalho para checar os nomes e endereços apresentados.

Na denúncia, o candidato dedura a situação específica para lotação da Palmares 2, onde algumas das notas mais altas seriam de candidatos que, na verdade, residiriam nos bairros Liberdade, Vila Rica, Beira Rio e da Paz. Se isso se confirmar, os candidatos podem ser eliminados do certame por prestação de informações falsas.

“Venho solicitar a verificação dos endereços e, se comprovada a fraude, a eliminação destes candidatos do concurso”, pediu o denunciante ao órgão ministerial, sob alegação de que quem mentiu não pode tirar a vaga daqueles que realmente moram na comunidade. “Os nomes citados fraudaram endereço para se inscrever no concurso”, acusa, relacionando endereços.

De quem é a responsabilidade?

Pelo edital do concurso, a Fadesp se exime de qualquer responsabilidade quanto a um fato dessa natureza. Isso porque a banca, espertamente, lançou edital específico de comprovação de residência por meio do qual estabeleceu que “o candidato que nesta fase não comparecer para entrega de comprovante de residência, não entregar seu comprovante de residência na forma prevista (…) ou seu comprovante de residência for diferente o local que reside do que este informou em seu cadastro de inscrição no concurso, o candidato será eliminado do concurso e não participará da fase seguinte do concurso, prova objetiva”.

A questão é que todos os candidatos que foram habilitados à prova objetiva fizeram, antes, comprovação apenas documental, isto é, comprovaram documentalmente — embora de forma simplória — apenas a indicação da zona onde disseram residir no ato da inscrição no concurso. Após isso, a banca jogou no colo da Prefeitura de Parauapebas uma eventual checagem de endereço “in loco”.

No anexo referente à tabela de cargos, a banca listou os possíveis documentos para comprovar residência e, ao mesmo tempo, destacou que fica “assegurada à Prefeitura do Município de Parauapebas o levantamento e a devida comprovação da informação fornecida, se necessário”. A “bola”, então, está com a prefeitura.

Como muitos candidatos podem realmente não morar nas zonas dentro das quais concorrem às vagas, mas tiveram facilidade em conseguir uma declaração de residência de algum parente ou amigo, as denúncias começaram a pipocar e devem causar embaraço para muitos que se sentem tranquilos hoje, ainda assim lá atrás contaram aquela “mentirinha básica” para concorrer. A verdade não poupa ninguém.

25 comentários em “Candidato dedura “fraude de endereço”, e concurso de Parauapebas pode ter reviravolta

  1. João Barros Responder

    Toda e qualquer responsabilidade por falhas neste certame, é de responsabilidade da FADEP, afinal foi contratada pra isso.
    Facesp fez bobagem desde o princípio, um exemplo disso é a desclassificação de pessoas com endereço fixo mesmo apresentando a devida documentação, fato que que tenho conhecimento!!

  2. Antônia Responder

    Sorte de quem conseguiu fazer a prova pq a prefeitura me passou a perna antes disso
    Fiz a inscrição paguei a taxa e não foi liberado meu local de prova, um roubo na cara de pau

  3. Jeferson Responder

    Claro que tem comprovar, mas é com a própria pessoa não com especulações e pessoas não é obrigada a sair dizendo que mudou e quem mora nas vicinais das palmares não é obrigada a sair se apresentando pra todo mundo na vila dizendo que mora lá muito menos com antigos vizinhos pq ninguém sabe da vida de ninguém ficar só especulando é fácil difícil é passar na prova e isso poucos conseguiram, fora que uma pessoa mora dez quinze anos num bairro todos vão dizer que fulano e de tal lugar mas na realidade poucos sabem mesmo de fato onde a pessoa mora. Até mesmo pq ninguém é obrigada a sair gritando aos quatro cantos que mudou

  4. Maria Almeida Responder

    Bom dia….
    Prefeito Darci cancela mesmo essa prova de todos cargos e manda a Fadesp aplicar outra prova, assim até ajuda nós de Parauapebas, pois é mais difícil para esse pessoal de fora vir fazer a prova novamente…..

    • Ab mario Responder

      O concurso já começou com polêmica. A verdade é que o governo não quer concurso e os populares de Parauapebas tbm. Uso da máquina pública pra votos é bom pra ambos. Estudar que é bom não querem.

    • Karen Responder

      Desculpa o Nome já diz Concurso Público moça é mérito de quem estudou, se esforçou independente de qual cidade veio para realizar a prova, não conheço nenhuma lei que seja proibido prestar concurso municipal em outro município que cidadão não reside, mas realmente infelizmente esse Concurso teve muitas Irregularidades. Espero que as pessoas que cometeu fraude seja realmente punidos.

      • Mila Responder

        Karen acho que vc tem que dá uma lida na lei 11.350/2006… O candidato que prestar concurso pra acs tem que residir no bairro antes do edital ser publicado! A pessoa não pode ser de outra cidade!

      • Vinícius Responder

        Sem contar os inúmeros casos como o meu, no qual simplesmente não aceitaram a minha comprovação de residência, sendo que moro no msm endereço a 15 anos. A pessoa se inscreve, paga, mora no lugar comprovado e é eliminado, mas os que falsificam são aprovados. Tem que cancelar essas provas urgentemente.

    • Silas Responder

      Como esse sujeito teve acesso as essas informações com os endereços dessas pessoas? Essa informações pessoais deveria ser protegidas. Isso deve ter dedo de alguma autoridade querendo fazer baderna no concurso vale lembrar que um certo vereador que fez a denuncia que causou a demissão em massa de vários servidores contratados da prefeitura. Por não faz sentido um candidato qualquer fazer uma investigação dessa quem ele pensa que é? Alguma autoridade? Que Deus essas informações pra ele? Se há irregularidades no concurso quem deve investigar são as autoridades e não um indivíduo qualquer por aí. Porque fazer uma lista com nome e tudo é muita falta do que fazer.

      • Anônimo Responder

        Moço qualquer um que poder provar que tem irregularidades pode denunciar! Que mané autoridade vai perder tempo com isso! Qualquer cidadão pode oxe…

  5. Paulo Silva Morais Responder

    Mesmo sabendo que é um gasto e muito trabalhoso p todos, seria bom esse Concurso ser refeito. Muitas denúncias fortes de irregularidades.

  6. Leandro Silva Peixoto Responder

    Tem que ficar de fora mesmo pra aprender, muito candidato prejudicado por uma farsa, a minha mãe fez 54 pontos pra zona do centro, mas não entra, sendo que lá uns 20 mentiram endereço.

    • Isa Bevenuto Responder

      Alguém, sabe informar quando vai ser a 2 etapa de curso introdutorio e prova para os cargos de ACS e ACE que passaram no concurso ?

      • menino do panetone Responder

        não tem segunda etapa pra esse cargo. o curso é para os classificados e só reprova se faltar ou for muito burro.

  7. Maria Antonia Responder

    Zedudu faz uma reportagem sobre os contratos que estão sendo assinados na SEMEC e na SEMSA a noite……….. o Pss é só pra inglês ve e boi dormir……….. médicos e enfermeiros estão sendo chamados na calada pra o contrato, e o resto vai pro seletivo.

  8. Pedro Reis Responder

    O certo seria a prefeitura montar uma comissão pra investigar a informação de endereço de cada candidato a agente de saúde. Ou anular esse concurso polêmico, desorganizado e mal conduzido. Só faltou a Maria do Bairro e a Soraia Montenegro nessa novela…

    • Jéssica Responder

      Vc não deve ter passado e quer que cancele kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk piada vc. Da próxima vez estuda mais

  9. Carlos Responder

    Boa noite!
    A casa tá caindo pra quem mentiu!
    A verdade prevalecerá!
    Parabéns ao denunciante e que as autoridades cumpram seu papel!

    • Val Responder

      Oi Zé Dudu. Gosto da forma como você repassa as notícias pra população. Informações importantes repassadas de uma forma divertida no uso das palavras. Você poderia fazer uma matéria sobre a quantidade de contratados na área de professor pedagogo, em todoas as áreas?Só pra gente ver um negócio aqui. Kkkk

    • Aghata Responder

      E para agente de trânsito que houve fraude escancarada. Pessoal da primeiras colocações com as mesmas pontuações nas disciplinas. Além disso, mãe e filho dentro do número de vagas e pessoas que trabalham com o prefeito.

Deixe seu comentário

Posts relacionados