Parauapebas

SAC em Ação emite Carteiras de Identidade em bairro carente de Parauapebas

Exercendo uma função muito importante para o município, o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) atua como agente de promoção da cidadania, oportunizando à população de Parauapebas e regiões circunvizinhas a emissão de documentos básicos pessoais que são de suma importância para o exercício da cidadania.

Desta vez, por meio do projeto “SAC em Ação”, que percorre bairros da cidade e comunidades da zona rural, em parceria com o Instituto Amigos do Bem, foi a vez de atender à comunidade do Bairro Tropical 2, com emissão de Carteiras de Identidade. De acordo com dados do SAC, foram disponibilizadas 100 desses documentos, atendendo, principalmente, crianças e adolescentes.

“A gente respondeu à petição da entidade com a máxima rapidez possível, exatamente por se tratar de um bairro carente onde há muitas pessoas que não possuem o RG, por muitas vezes não terem condições nem mesmo para pagar o transporte público para chegar à casa do Cidadão e lá tirar o documento”, afirmou Denis Assunção, coordenador do SAC, aprazando a entrega dos documentos emitidos nesta ação para segunda, 29.

Esse número se soma a outros tantos atendimentos oferecidos pelo SAC em Ação, um serviço implantado em Parauapebas no mês de janeiro 2018 e que, no ano passado realizou 2.531 atendimentos; e de janeiro deste ano até hoje, já atendeu 726 pessoas. Nesse período os atendimentos chegaram a diversos bairros de Parauapebas: Altamira, Amazônia, Bairro da Paz, Bairro dos Minérios, Bela Vista, Beira Rio I, Betânia, Caetanópolis, Casas Populares I, Casas Populares II, Cidade Jardim, Cidade Nova, Guanabara, Guanabara II, Ipiranga, Jardim Canadá, Liberdade , Nova Carajás, Novo Brasil, Palmares II, Primavera, Rio Verde, Vila Rica, União e, por último, no Tropical II, por meio de ações solicitadas e idealizadas pela comunidade, órgãos ou instituições da administração pública ou privada, solicitadas formalmente à Secretaria/Coordenação.

Mas, existem muitas pessoas que não possuem condições físicas para comparecer à Casa do Cidadão, onde está instalado o SAC, ou nas ações itinerantes, por serem portadoras de deficiência permanentes ou temporárias, idosos, cirurgiados etc.. Para esses, foi implantado em fevereiro 2018 o SA –Móvel. Trata-se de uma unidade móvel para atender demandas externas.

“O serviço vem dando certo e indo ao encontro das necessidades de muitas pessoas, independentemente da classe social”, conta Denis, mensurando que já foram realizados 1.486 atendimentos para emissão de carteiras de identidade, sendo, 1.383 atendimentos em 2018 e 103 de janeiro a março deste ano.

Os bairros atendidos foram:  Altamira, Amazônia, Bairro da Paz, Bairro dos Minério, Bela Vista, Beira Rio I, Betânia, Caetanópolis, Casas Populares I, Casas Populares II, Cidade Jardim, Cidade Nova, Guanabara, Guanabara II, Ipiranga, Jardim Canadá, Liberdade, Nova Carajás, Novo Brasil, Palmares II, Primavera, Rio Verde, Vila Rica e União.

Os estudantes também são priorizados pelo governo municipal, que trabalha para levar cidadania às pessoas de todas as idades, criando, por isso, no mês de outubro 2018, o SAC nas Escolas. Trata-se de uma unidade móvel para atender demandas externas, tendo como público alvo estudantes da rede pública municipal de ensino, preferencialmente com idade a partir de 6 anos.

Em seu curto período de implantado o SAC nas Escolas, já emitiu 614 Carteiras de Identidade para estudantes da rede pública municipal de ensino nos seguintes bairros:  Altamira, Amazônia, Bairro da Paz, Bairro dos Minério, Bela Vista, Beira Rio I, Betânia, Caetanópolis, Casas Populares I, Casas Populares II, Cidade Jardim, Cidade Nova, Guanabara, Guanabara II, Ipiranga, Jardim Canadá, Liberdade, Nova Carajás, Novo Brasil, Palmares II, Primavera, Rio Verde, Vila Rica e União.

“Assim, com seus diversos projetos, o SAC é um órgão municipal que tem como eixo a promoção da cidadania, que é fundamentada nos direitos do cidadão de obter gratuitamente documentos pessoais básicos, tendo como objetivo oferecer a emissão de documentos gratuitamente através dos setores específicos”, resume Denis, listando os setores de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Junta de Serviço Militar.

Deixe seu comentário