Rússia habilita dois frigoríficos do Pará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

As empresas habilitadas para exportar são o Frigorífico Rio Maria Ltda (SIF 112) e o Mafripar Matadouro Frigorifico (SIF 4413).

BataguassuNews/Olair Nogueira

O Ministério da Agricultura informou nesta quinta, dia 29, que dois frigoríficos do Pará foram habilitados pelo serviço sanitário russo, o Rosselkhoznadzor, e agora podem exportar carne bovina para os países que integram a União Aduaneira formada por Belarus, Casaquistão e Rússia. Segundo o governo, “a iniciativa faz parte do processo de negociações que vêm ocorrendo entre as autoridades russas e brasileiras nos últimos anos. Os embarques podem ter início imediatamente”.

O Ministério da Agricultura informa que 19 empresas foram selecionadas para participar, entre 16 e 19 de setembro de 2013, da feira 22ª World Food Moscow, das quais oito são frigoríficos. Por meio de nota, o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Marcelo Junqueira, diz que “a notícia ratifica a boa relação que há entre o Brasil e a Rússia, bem como o efetivo trabalho do Ministério da Agricultura, sob a orientação do ministro Antônio Andrade, de buscar novos mercados e de ampliar os já existentes”.

As empresas habilitadas para exportar são o Frigorífico Rio Maria Ltda (SIF 112) e o Mafripar Matadouro Frigorifico (SIF 4413). Nos primeiros sete meses o Brasil exportou 177,7 mil toneladas de carne bovina para o mercado russo, que resultaram no faturamento de US$ 700,7 milhões. Em relação ao mesmo período do ano passado, o volume cresceu 7,3% e a receita caiu 2,3%. Vale lembrar que agora são 56 frigoríficos brasileiros habilitados pelo Rosselkhoznadzor, mas apenas 24 deles estão exportando, por causa das restrições temporárias impostas pelo serviço sanitário. Os russos mantêm as restrições à importação de carne bovina de todos frigoríficos de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, que entraram em vigor em junho de 2011.

Fonte: Agência Estado