Reunião em São Felix do Xingu discutirá a situação dos produtores rurais da região

Continua depois da publicidade

Será realizada nesta sexta-feira (18), a partir das 9h, no Parque de Exposições Rosiron Prudente, em São Felix do Xingu, no sudeste paraense, uma reunião que contará com a presença de representantes do Governo do Pará, entre os quais, Sidney Rosa – secretário da Subsecretaria de Estado do Interior e Polícia (SEIP), e Tereza Luzia Mártires Coelho, secretária do Meio Ambiente; do Ministério Público Federal, da prefeitura municipal de São Felix do Xingu, do Sindicato dos Produtores Rurais e da sociedade civil em geral.

Entre objetivos do encontro estão: endossar o alcance da meta de 80% dos imóveis rurais do município no Cadastro Ambiental Rural (CAR); traçar metas e ações para o município no momento pós-desembargo, e mostrar o trabalho feito no município quanto a união da sociedade civil, ONGs e Prefeitura quanto ao desembargo do mesmo.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Felix do Xingu, Wilton Filho, o Wiltinho, “os produtores rurais se sentem marginalizados e descontentes quanto a não valorização do seu produto e sentem a necessidade de mudança de conduta, tendo em vista que o município de São Felix do Xingu, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o maior produtor de rebanho bovino do país, porém os pecuaristas não podem exportar carne para o exterior. Esses produtores precisam de maiores informações tanto dos órgãos federais como dos estaduais que estão muito distante da realidade do município”.  afirmou Wiltinho.

Expectativa

O dirigente rural está confiante e aguarda com muita expectativa a reunião do dia 18 em São Felix do Xingu. “A expectativa é muito boa e temos certeza que vamos mostrar às autoridades o quanto o município pode ser importante na defesa do meio ambiente e mesmo assim contribuir e muito na geração de divisas na pecuária e também na agricultura do Estado”, destacou o presidente.

Ao ser perguntado quais as principais reivindicações da classe produtora rural do sudeste do Pará, Wilton Filho afirmou que “os produtores quem um melhor posicionamento do Governo Estadual quanto às políticas públicas nas áreas fundiárias, infraestrutura e assistência ao produtor, tanto técnica quanto de fomento, financiando o aumento de produção de suas propriedades e aumentando, assim, sua renda”, disse ele.

Por Lima Rodrigues – jornalista, radialista e produtor e apresentador do programa “Conexão Rural”, que estreia de 4 de dezembro das 7h às 8h da manhã na Rede TV – Canal 40 de Parauapebas (PA) e na Rede Record – canal 27, de Curionópolis (PA)