Remo vence o Esportivo com autoridade e avança para a segunda fase da Copa do Brasil 2021

O Leão Azul mostrou um bom futebol e sem dificuldades bateu a equipe gaúcha fora de casa
Jogadores do Remo comemorando a classificação (Foto: Enio Bianchetti)

Continua depois da publicidade

O Clube do Remo, que tem um histórico positivo na Copa do Brasil, começou bem sua campanha na edição de 2021. Atuando na noite desta quarta-feira (17), o Leão Azul encarou o Esportivo (RS) e venceu com autoridade, por 2 a 0, no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, avançando para a segunda fase da competição nacional.

O Leão abriu o placar, depois que Marlon cruzou rasteiro da esquerda para o chute de primeira de Felipe Gedoz, aos 21 minutos do primeiro tempo. O Esportivo teve a chance do empate ainda na primeira etapa, mas o atacante Weslei Pacheco perdeu um pênalti, que parou na grande defesa do goleiro Thiago Rodrigues. O time da casa teve dois jogadores expulsos e o Leão aproveitou o espaço para ampliar nos minutos finais, com o atacante Lucas Tocantins marcando de cabeça, aos 41 minutos do segundo tempo.

Com o triunfo, o Clube do Remo avançou para a segunda fase da Copa do Brasil e vai enfrentar o CSA (AL), que goleou o Guarany de Sobral (CE), por 5 a 1, jogando fora de casa. A partida entre as duas equipes ainda deve ser confirmada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para abril, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Os azulinos ganharam uma cota de R$ 1,2 milhão por avançarem de fase. 

O jogo: Leão classificado e com grana no bolso! 

O Esportivo tomou a iniciativa da partida. Após uma jogada ensaiada, William cruzou no segundo pau e Weslei Pacheco cabeceou para fora. Depois do susto, o Remo começou a gostar da partida. Felipe Gedoz cobrou falta e o goleiro Anderson fez a defesa. Na segunda chegada perigosa do Leão, Marlon recebeu na esquerda e cruzou rasteiro para o meia da área; Felipe Gedoz acertou um belo chute na marca do pênalti. O goleiro ainda tocou na bola, mas não evitou o primeiro, aos 21 minutos, 1 a 0.

Os azulinos cresceram na partida. Gabriel Lima deu passe para Felipe Gedoz, a zaga do Esportivo cortou para escanteio. Felipe Gedoz cobrou, a defesa cortou mal; a bola sobrou para Rafael Jansen, que chutou e a zaga cortou quase em cima da linha. O time da casa finalmente chegou com perigo, quando Michael cruzou da esquerda e Weslei Pacheco cabeceou, a bola passou assustando a meta do goleiro Thiago Rodrigues.

Na reta final do primeiro, o time gaúcho teve a chance do empate. Wesley Pacheco recebeu na área e foi puxado pelo zagueiro Fredson, pênalti assinalado. Na cobrança, o mesmo Wesley Pacheco bateu no canto direito e o goleiro Thiago Rodrigues defendeu, salvando o Leão do empate, aos 36 minutos. O Remo voltou a assustar. Felipe Gedoz cobrou falta, a zaga cortou e Rafael Jansen, quase na marca do pênalti, chutou por cima. 

O lance que gerou polêmica foi quando Daniel Cruz recebeu lançamento, o goleiro Thiago Rodrigues saiu da grande área e teria derrubado o atacante do Esportivo, mas a arbitragem nada marcou. A bola sobrou para William, que sem goleiro perdeu o gol, chutando na rede pelo lado de fora. No segundo tempo, o Remo seguiu melhor em campo. Renan Gorne fez boa jogada e tocou para Felipe Gedoz, que de frente chutou e o goleiro Anderson defendeu, salvando o segundo gol azulino na partida. 

Em um contra-ataque do Leão, o lateral-direito Mateus Norton meteu a mão na bola e, como já tinha cartão amarelo, acabou expulso pelo árbitro Alexandre Vargas Tavares de Jesus, do Rio de Janeiro. O Remo tentou o segundo: Marlon cruzou na área, o goleiro Anderson fez a defesa, mas a arbitragem assinalou impedimento. O time do Esportivo perdeu uma chance de ouro, quando Emerson cruzou da direita e Jocinei cabeceou na pequena área – o goleiro Thiago Rodrigues fez milagre e, no reflexo, salvou o Remo.

O Leão voltou a marcar. Wallace recebeu na frente, driblou o goleiro e rolou para Dioguinho que assinalou, mas a arbitragem viu falta no início da jogada e anulou o gol remista, aos 35 minutos. O Esportivo teve uma cobrança de falta na área, a zaga remista cortou e a bola sobrou para Daniel Cruz, que tentou marcar de bicicleta e errou a jogada. O Remo voltou ao ataque e ampliou: Renan Oliveira carregou bem pelo meio e tocou para Dioguinho, que driblou a marcação e chutou; o goleiro Anderson defendeu e Lucas Tocantins marcou de cabeça, aos 41 minutos, 2 a 0 Leão Azul.

O jogador Mateus Santana reclamou com a arbitragem e recebeu o segundo cartão amarelo e, consequentemente, o cartão vermelho, aos 43 minutos. O time da casa ficou com dois jogadores a menos. Placar final: Esportivo 0 x 2 Remo. Leão classificado e aguardando o Pix da CBF. 

FICHA TÉCNICA

ESPORTIVO: Anderson; Mateus Norton, Júnior Alves, Igor da Silva e Michael; Lucas Hulk, Mateus Santana e Rennan Oliveira (Juninho Tardelli); William (Emerson), Daniel Cruz (Jocinei) e Weslei Pacheco (Lorenzo).
Técnico: Luiz Carlos Winck

REMO: Thiago Rodrigues; Thiago Ennes, Rafael Jansen, Fredson e Marlon (Felippe Borges); Anderson Uchôa (Jeferson Lima), Lucas Siqueira e Felipe Gedoz (Renan Oliveira); Dioguinho, Renan Gorne (Lucas Tocantins) e Gabriel Lima (Wallace).
Técnico: Paulo Bonamigo

  • Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
  • Assistente 1: Michael Correia (RJ)
  • Assistente 2: Daniel do Espírito Santo Parro (RJ)
  • Quarto árbitro: Lucas Guimarães Rechatiko Horn (RS)
  • Cartões amarelos: Daniel Cruz, Mateus Santana, Mateus Norton, Rennan Oliveira e Weslei Pacheco (Esportivo); Jeferson Lima (Remo)
  • Cartão vermelho: Norton (Esportivo)
  • Gols: Felipe Gedoz, aos 21 minutos do 1° tempo, e Lucas Tocantins, de cabeça, aos 41 minutos do 2° tempo para o Remo
  • Local: Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS)
Por Fábio Relvas