Redenção: PF cumpre mandados de prisão contra tráfico interestadual de drogas

Operação foi realizada também no estado de São Paulo. A organização atuava no transporte de drogas em meio a mercadoria lícitas.

Continua depois da publicidade

A Polícia Federal realizou, nesta sexta-feira (8), uma operação contra o crime organizado de tráfico interestadual de drogas. As ações ocorrem em quatro cidades do estado de São Paulo e no município de Redenção, no sudeste do Pará. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva, três mandados de busca e apreensão, um mandado de apreensão de veículo e um mandado de bloqueio de ativos financeiros.

As diligências ocorrem simultaneamente na capital e cidades de Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto em São Paulo e no município de Redenção, no sudeste do Pará. Em um dos endereços, foram apreendidos computadores, celulares e documentos.

A investigação teve início em maio de 2021. Durante esse período, foram apreendidos 572 kg de cocaína nas cidades de Limeira(SP) e Pau D’Arco(PA), além de  veículos pesados (caminhões e semirreboques) avaliados em R$ 640 mil. A PF identificou movimentações bancárias milionárias e duas pessoas foram presas em flagrante por crime de tráfico de drogas.

O esquema

Inicialmente, o grupo dispunha de galpão em Limeira(SP) para transbordo, armazenamento e posterior distribuição de cargas de drogas. Numa das apreensões, a carga de cerca de 388 kg de cocaína era transportada em compartimento secreto construído no teto de um baú frigorífico. Em outro flagrante, a PF encontrou 183 kg de cocaína na boleia de um caminhão que seguia de Sorocaba para o estado do Pará.

Três pessoas tiveram a prisão preventiva decretada, mas duas delas já estavam presas em decorrência de flagrantes lavrados em 2021. O terceiro mandado de prisão era para um dos integrantes da organização, que exercia a função de líder e financiador, mas durante a operação a PF descobriu que ele foi morto mês passado, em Ribeirão Preto, vítima de disparos de arma de fogo.

Os presos ficarão à disposição da Justiça Criminal de Limeira. Eles serão indiciados pelos crimes de organização criminosa, tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico. As penas podem chegar a 43 anos de reclusão.