Pará

Redenção: Ministro lança Programa Internet para Todos no Sul do Pará

A cerimônia de apresentação aconteceu na manhã deste sábado, 24, no Plenário da Câmara Municipal de Redenção e reuniu centenas de pessoas, como o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto …

A cerimônia de apresentação aconteceu na manhã deste sábado, 24, no Plenário da Câmara Municipal de Redenção e reuniu centenas de pessoas, como o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, entidades políticas, como prefeitos e vereadores da região Sul do Pará, secretários de governo, além de empresários e a sociedade civil.

O programa é uma iniciativa do Governo Federal e tem como objetivo promover o atendimento a localidades e distritos onde inexista oferta de acesso à internet em Banda Larga, por meio do Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão – GESAC.

“Esse momento é histórico, quando conseguimos trazer o ministro para lançar esse programa, e claro, estou lisonjeado com essa novidade. Há 5 anos nós pagávamos cerca de 8 mil reais para termos Internet em nossa empresa, e hoje a gente vê que esse recursos, essas torres, Internet por fibra ótica serão retiradas, serão deixadas para trás, e as grandes empresas certamente terão custos menores e em razão dessa nova tecnologia, iremos ser privilegiados com a instalação de novos geradores de emprego na nossa região, e isso vai dar um ‘bum” no sul do Pará”, declarou o prefeito de Redenção, Carlo Iavé.

Internet em RedençãoO deputado federal, Joaquim Passarinho, PSD, disse que a região precisava de boas novas e declarou que a comunicação hoje é prioridade para a sociedade. “As pessoas aqui dessa região não têm tido direito à comunicação. Se sairmos dez quilômetros do núcleo urbano já não temos mais como nos comunicar. Antigamente, se falava em saúde e educação, hoje, o primeiro ponto é a comunicação, precisamos nos comunicar. As pessoas precisam ter o direito de se comunicar com o mundo, e nós agora teremos esse direito. O sul do Pará precisava de boas novas”, finalizou o deputado.

O Internet Para Todos, segundo o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, levará banda larga para escolas, hospitais e localidades sem conectividade a partir do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017.  Desde sua fase de implantação no Brasil, foram investidos mais de 3 bilhões de reais e o programa funcionará por meio de convênios com as prefeituras.

“Hoje nós estamos fazendo aqui o lançamento do programa que poderá instalar até 200 antenas por dia, com isso, atender à todas as localidades que hoje não conseguem estabelecer comunicação alguma. Queremos alcançar a todos os lugares e proporcionar uma maior comodidade para a população”, afirmou Kassab.

O deputado estadual Gesmar Costa (PSD) disse que ” o programa de acessibilidade à banda larga trará agricultura de precisão às áreas rurais, melhorando a eficiência da produção rural e conectará a população dessa região do Estado ao mundo, garantindo a inclusão social e, consequentemente, a melhoria na qualidade de vida da nossa gente”.

Logo após o evento, o ministro, em companhia dos deputados Gesmar Costa e Joaquim Passarinho, participou de uma reunião com correligionários políticos da região.

Deixe seu comentário