Sefa apreende estacas e mourões de acapu em Marabá com documentos falsificados

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Equipes de fiscalização da Sefa (Secretaria de Estado da Fazenda) apreenderam, na última quarta-feira, 30 metros cúbicos – 1.014 estacas – da espécie vegetal acapu, na Rodovia BR-222, em Marabá. O transportador portava Nota Fiscal e Guia De Transporte falsificados. A apreensão foi feita em conjunto por servidores das unidades fazendárias da ponte do Rio Tocantins e Ferrovia Carajás, que fazem parte da coordenação de mercadoria em trânsito de Carajás, sul do Estado.

O condutor da carreta não respeitou o aviso de parada obrigatória nos postos de fiscalização localizados na Rodovia BR-222, na entrada de Marabá, sentido sul do Pará. A fiscalização perseguiu o veículo, que, depois de parar foi conduzido à sede da unidade fazendária.

“Após a conferência dos documentos, verificamos que a Nota Fiscal apresentada informava remessa de estacas de Uruará, com destino a Parauapebas. Além da ilegalidade dos documentos, o condutor estava no sentido inverso do trajeto. Ou seja, a mercadoria não iria para o destino informado”, explicou o coordenador da unidade de Carajás, George Tavares dos Santos, auditor fiscal de receitas estaduais.

Foi lavrado Termo de Apreensão e Depósito no valor de R$ 6.553,56, já recolhido. O condutor foi encaminhado à fiscalização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a quem caberá investigar os ilícitos ambientais. A mercadoria também foi entregue ao Ibama, porque não tinha Licença Ambiental.

Fonte: Ascom/Sefa
Publicidade