Reaplicação do Enem 2021 ocorre nos dias 9 e 16 de janeiro

Resultado dos pedidos de reaplicação está disponível na Página do Participante, onde também é possível acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição.
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Nos dias 9 e 16 de janeiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reaplica o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Nestas mesmas datas, serão aplicadas as provas para os participantes que se inscreveram após nova oportunidade, destinada aos isentos da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020, e para as Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021.

Os resultados dos pedidos de reaplicação estão disponíveis na Página do Participante, onde também é possível acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição. Entre outras informações, o cartão contém número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que o inscrito deverá contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão nos dias de prova.

Reaplicação

O Enem 2021 (impresso e digital) ocorreu nos dias 21 e 28 de novembro. No entanto, as regras do exame preveem a oportunidade de pedir a reaplicação em determinados casos. A oportunidade é destinada, por exemplo, a quem não compareceu por estar com sintomas de doenças infectocontagiosas previstas nos editais. Pessoas afetadas por problemas logísticos, de infraestrutura, ou por outras ocorrências específicas durante as provas também puderam pedir para realizar o exame em nova data.

Para conferir o resultado do pedido de reaplicação e para ter acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição é necessário entrar na Página do Participante. Para isso, é preciso utilizar o login único da plataforma gov.br. Caso o interessado não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la.

Para recuperar a chave eletrônica, basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF para fazer a verificação e clicar em “Avançar”. Em seguida, é só clicar em “Esqueci minha senha”. Existem diversas formas de recuperar a conta: por meio do aplicativo meu gov.br, de bancos credenciados, do Internet Banking de bancos conveniados, por e-mail ou por mensagem de texto (SMS). O participante deve selecionar uma das opções para gerar uma nova senha para sua conta.

Login único

O acesso único ao gov.br faz parte do processo de unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. É necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços prestados. O cadastro garante maior segurança e transparência na utilização dos sistemas.