Rapidinhas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Ensino Superior

O professor Rubens Cardoso, reitor da Universidade do Estado do Pará (UEPA) estará em Parauapebas na sexta-feira (26) para conhecer a área comprada pela prefeitura de Parauapebas para abrigar o Campus da UEPA no município. O Campus será construído com receita oriunda de um convênio assinado entre a Mineradora Vale e a PMP no valor de R$20 milhões. O prefeito Darci Lermen e alguns secretários municipais acompanharão o reitor na visita. A área adquirida fica ao lado da UFRA.

Nomeado

O governador Simão Jatene nomeou ontem (23) Jorge Antonio Santos Bittencourt como Secretário Regional de Governo do Sudeste do Pará. Bittencourt, 41 anos de idade, é economista formado pela Unama e até ontem era presidente da Fudnação Propaz. A recém criada secretaria tem sede em Marabá e visa promover o desenvolvimento regional.

Inauguração

Em campanha perene deste que perdeu a eleição para governador do Pará para Simão Jatene, em 2014, o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho (MDB) estará em Canaã dos Carajás no próximo dia  02 de fevereiro, às 13 horas, para a inauguração do Distrito Empresarial do município.

Inauguração II

Com cerca de 1 milhão de metros quadrados de área, sistema de drenagem pluvial, iluminação pública, estação de tratamento de água e esgoto, heliporto e área de estacionamento, o Distrito fica na margem da rodovia PA-160, no local anteriormente utilizado pela mineradora Vale para realizar a estocagem de estruturas e montagem de 109 módulos que compõem a usina de processamento da mina de S11D, inaugurada em 2016.

Inauguração III

O Distrito Empresarial de Canaã dos Carajás levará o nome de Antônio José de Araújo, que ficou conhecido em Canaã dos Carajás como “Toninho da Droganorte”. Nascido em 29 de novembro de 1951, na cidade de Filadélfia, chegou em Canaã dos Carajás em 2002 e transferiu todos os seus negócios para o município. Criou a farmácia Droganorte, que, em Canaã, virou seu sobrenome.  Toninho também manteve a sua paixão pela política. Foi o primeiro secretário de Desenvolvimento Econômico, presidente da Associação Comercial (Aciacca) e candidato a prefeito. Faleceu em 2012, depois de lutar por quase dois anos contra um câncer.

Zoobotânico

Em 2017, um total de 156,5 mil pessoas vivenciaram a experiência de conhecer um pedacinho da Floresta Amazônica, visitando o Parque Zoobotânico Vale (PZV), que neste ano bateu recorde de público. O espaço está localizado no coração da Floresta Nacional de Carajás, Unidade de Conservação Federal, fiscalizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Vale. Trata-se de uma área de 30 hectares, abrigando aproximadamente 70% da sua infraestrutura de floresta nativa.