RADAR PARAUAPEBAS: Saiba o que é notícia na Capital do Minério neste início de semana

Atenção ao PSS: edital quentinho está saindo do forno por esses dias! Candidatos podem até preparar currículo porque as vagas não vão dar para quem quer. Estado divulgou seletivo, uma avalanche de mais de mil pessoas se inscreveu para nem sequer dez vagas de merendeira – e ninguém sabe se um dia vai ser convocado. Expectativa é de 30 mil no PSS de Parauapebas

Continua depois da publicidade

CONCURSO PÚBLICO

A ansiedade entre interessados em entrar pela porta da frente da Prefeitura de Parauapebas é grande, tanto para aqueles que aguardam o resultado final do concurso público em andamento quanto para os que sonham com um novo concurso este ano a fim de, o mais rápido possível, fazer parte do quadro permanente da segunda mais endinheirada administração municipal do Pará. O concurso em andamento deve ter o resultado homologado em março e a previsão inicial era de que, no mesmo mês, fosse lançado um novo certame, com número maior de cargos e vagas – segundo fontes do Blog, cerca de 1.200 oportunidades.

NÃO TEM PREVISÃO

Porém, com a atabalhoada e malfeita proposta de revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) que o Centro de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH) pegou para fazer – e diz que concluiu –, o sonho de um novo concurso vai sendo empurrado para frente e ficando muito distante. O croqui do PCCR está parado na Câmara, onde foi represado pelos vereadores no final do ano passado devido à insatisfação dos servidores efetivos atuais, que não se enxergam nas alterações. Enquanto isso, Ministério Público e Poder Judiciário estão de olho na Prefeitura de Parauapebas.

EDITAL DO SELETIVO

Enquanto um novo concurso não vem, o tal Processo Seletivo Seriado (PSS), também a cargo do CTRH, anda na boca do povo. O seletivo “mea-boca” – e que mesmo mea-boca está demorando horrores para vir ao mundo – parece que terá edital publicado nos próximos dias. Entre os que fazem piada com a situação, acredita-se que, talvez, até o final do ano ele saia. Em todo caso, o governo do prefeito Darci Lermen continua andando em círculos em relação à recomendação do MP para realização de concurso e da determinação judicial de reduzir o número de servidores temporários até maio.

SELETIVO DO ESTADO

Por falar em processo seletivo, o Governo do Estado abriu PSS recentemente para contratação temporária de professores e merendeiras para as escolas públicas da rede estadual. Em Parauapebas, houve um “horror” de inscrições em todos os cargos, muito acima do esperado, sendo o município com a mais alta procura. Para o cargo de merendeira, por exemplo, foram 1.178 inscritos na Capital do Minério. Se o estado convocar 20 dessas profissionais – o que é bastante improvável –, a concorrência terá sido de 59 por vaga. Para pedagogos, 625 se inscreveram. E olha que foram apenas cinco dias de inscrição. Isso demonstra que, embora tenha fama de gerar empregos, Parauapebas tem, hoje, um bolsão de pais de família e jovens desocupados, doidos por um lugar ao sol.

LEGISLATIVO NA ATIVA

Acabou a folga para os 15 vereadores da Câmara de Parauapebas, que retomam os trabalhos esta semana. Josemir Santos já largou na frente com o primeiro projeto de lei da temporada protocolado na Casa na sexta-feira da semana passada, dia 10. Este ano, o parlamento parauapebense terá como novidade a atuação de Anderson Moratório, entrando no lugar de Ivanaldo Braz, que seguiu para Belém onde assumiu o mandato de deputado. Vale lembrar que 2023 é ano de aquecimento para os parlamentares, que terão de mostrar serviço dobrado caso queiram continuar vereadores ou se lançar a voos mais audaciosos. Ano que vem é de eleição!

CENSO ESCOLAR 2022

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na semana passada dados finais do Censo Escolar 2022, segundo os quais a rede pública municipal de Parauapebas tinha 48.016 matrículas, sendo que 43.859 (91,36%) delas estavam na zona urbana. Parauapebas continua a ter menos alunos no total que Marabá, mas na zona urbana a Capital do Minério passou a cidade vizinha. A rede pública municipal de Marabá tinha 50.423 estudantes, sendo que 40.821 (80,96%) estavam na cidade. Na rede estadual, Parauapebas já tem mais estudantes que Marabá. Essa dinâmica tende a confirmar o que o Blog do Zé Dudu sempre tem suspeitado: a cidade de Parauapebas já está mais populosa que a cidade de Marabá.

6 comentários em “RADAR PARAUAPEBAS: Saiba o que é notícia na Capital do Minério neste início de semana

  1. Servidor revoltado Responder

    Esse ctrh é um escárnio. Orgão viciado, com as mesmas pessoas há anos, não conseguem organizar um concurso sequer. E ainda fez uma verdadeira salada no pccr. Alo Darci, bora trocar essas peças velhas!!! Tá tudo errado!!!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados