Parauapebas

PT realiza prévias em Parauapebas para escolher pré-candidato a prefeito

Debates realizados entre os cinco pré-candidatos a prefeito pelo PT (Partido dos Trabalhadores) em Parauapebas preparou seus filiados para as prévias que escolherá o nome que deverá disputar, nas próximas …

Debates realizados entre os cinco pré-candidatos a prefeito pelo PT (Partido dos Trabalhadores) em Parauapebas preparou seus filiados para as prévias que escolherá o nome que deverá disputar, nas próximas eleições, a sucessão do atual prefeito, Darci José Lermen.

Dois debates foram realizados com a participação dos pré-candidatos: Milton Zimmer, deputado estadual; Leônidas Mendes, secretário municipal adjunto de planejamento; José das Dores Couto (foto), secretário municipal de obras; Antônio Neto, secretário municipal de habitação e Euzébio Rodrigues, vereador.

O primeiro debate ocorreu na sexta-feira, 20, no bairro Palmares, e apenas o candidato Milton Zimmer não compareceu por motivos justificados; o segundo foi no sábado, 21, no auditório da Câmara Municipal com todos os pré-candidatos.

Todos os filiados puderam participar e fazer perguntas aos pré candidatos; já para comparecer às urnas apenas 512 filiados estavam em dia com as obrigações junto ao diretório, e destes apenas 452 compareceram.

As prévias ocorreram durante todo o domingo, 22, na sede do diretório do PT, no bairro Nova Vida, com encerramento das votações às 17 horas, seguida do ato de apuração que só terminou as 20hs30, quando se conheceu os dos nomes que disputarão em segundo turno o direito de disputar a sucessão no executivo.

Resultado da votação na ordem crescente:
– Euzébio: 12 votos (2,6%)
– Neto: 14 votos (3,1%)
– Professor Léo: 94 votos (20,8%)
– Milton: 122 votos (27%)
– Coutinho: 210 votos (46,5%).

Como nenhum candidato alcançou o percentual dos votos válidos de 50% mais um voto, a disputada será decidida, entre os dois que receberam maior número de votos, José das Dores Couto e Milton Zimmer, em segundo turno que ocorrerá no dia 5 de fevereiro, no diretório do partido.

Belém
Em Belém, o Diretório Municipal do PT também realizou prévias para escolha do candidato do partido nas eleições majoritárias em outubro. O resultado final apontou o deputado Claudio Puty e o vereador Alfredo Costa no segundo turno, que será realizado em 05 de fevereiro.

Os números finais foram:  Puty – 1.535 votos; Alfredo Costa –  1.274 votos; Bordalo – 774 votos; João Moraes –  19 votos; Fabio Pessoa –  51 votos e Paulo Gaia –  30 votos. O sufrágio colheu ainda 62 votos brancos e nulos.

25 comentários em “PT realiza prévias em Parauapebas para escolher pré-candidato a prefeito

  1. renderings Responder

    This is a good subject to talk about. Generally when I come across these sort of things I like to post them on Digg. I don’t think this would be the best to submit though. I’ll take a look around your site though and submit something else.

  2. Shelby Clarkston Responder

    I don’t actually get how this is much of a difference between the San Diego Tribune publishing this or some blog. Material like this must to be pushed out more frequently. I would hope that people in America would do something like this.

  3. marcos Responder

    só corrigindo, o post com o nome marcos ribeiro – produtor cultural, esse não sou eu. o post com o texto mais extenso é meu de fato. abraço a todos

  4. Marcos Manoel Ribeiro de Assis - PT Responder

    Informo que o segundo post com o nome Marcos Manoel Ribeiro de Assis não é realmente meu. É alguem usando meu nome. Infelizmente. Não precisa disso gente. Pô, tanto nome pra colocar. Fica aí registrado meu repúdio. Boas prévias de segundo turno a todos. TUDO PELA UNIFICAÇÃO DO PARTIDO. Valeu!

  5. Claudio Lago Responder

    O pt petecou o Peba. E ainda pousa de bonzinho no maior descaramento como não tivesse feito nada de errado. Francamente chega ser vergonhoso e repugnante ter que tolerar tudo isto.
    O milton, o homen da folha dois, responsável por individar a prefeitura e esse tal de Coutinho que só está aqui porque tem um excelente emprego pra trabalhar para o povo e agora se intitula sucessor de um governo desastroso. PT sem vergonha!

  6. HF Responder

    Ao Afonso Schroeder:

    “Será que o povo vai saber escolher mesmo???”

    A maior parte das pessoas pregam de forma moralista a aniquilação da corrupção e que os políticos façam uso do dinheiro público da maneira correta. Essas pessoas são os atores sociais e indivíduos do dia-a-dia: o vanzeiro, o logista, o comerciário, o servidor público, o funcionário da Vale e suas terceirizadas, o médico, o advogado, o professor, o gari, o pedreiro, etc…. Mas na hora H, meu amigo; na hora da escolha, a maior parte é facilmente corruptível, se vendendo, lógico, pelo “preço que vale” de acordo com a influência do vendido…. se o camarada tem influência no Pebinha, como politiqueiros, empresários, blogueiros, esses valem contratos de fornecimento grandes, aluguéis de imóveis, altos cargos na PMP e até dinheiro vivo!!! Se o camarada é da ralé e no máximo vale o próprio voto, o da mulher e dos filhos, esse valerá um contrato de aux. administrativo, requisições de combustível, cesta básica…. E somando ao fato que o povão não gosta de votar em candidato que não tem dinheiro, dessa forma Coutinho pode ganhar, mesmo sendo oriundo de um governo criticado do início ao fim, até fora do município!!!

  7. Afonso Schroeder Responder

    Ainda bem que neste municipío existem várias pré-candidaturas é melhor que candidaturas impostas, ao final o povo vai saber escolher o melhor para governar o municipio por quatro anos.

  8. Marcos Ribeiro - produtor cultural Responder

    O mandato para o executivo no Brasil é na prática de oito anos. Com possibilidade de interrupção no quarto ano. O Darci com uma administração mediana nos primeiros quuatro anos e tendo como referencia uma péssima administração de Bel Mesquita habilitou-se a seguir o mandato até o oitavo ano. Será que a sua administração do Darci terá força para emplacar um sucessor? Eu acho que não. Vai que sou só eu!!!

  9. Petista Responder

    O mais interessante desse debate é que tucanos e amantes da Bel caçam o companheiro Coutinho como se ele fosse apenas mais um bandido político. Ele é um antigo militante, responsável pela coordenação da campanha vitoriosa do prefeito Darci. Está aqui há anos, foi presidente do mais importante sindicato da região e agora é chamado de forasteiro enquanto o queridinho Léo, que aqui está há menos de quatro anos é tido como militante antigo. O outro é o Milton que todos nós petistas lembramos de sua passagem na secretaria de fazenda com seus seguidores e dos estragos que o partido sofreu com esse desmando. Votei no Coutinho e militarei nesse segundo turno para que ele seja o escolhido, é nossa maior chance. Vamos rumo a vitória em outubro para mais oito anos de governo para o povo.

  10. simpatizante Responder

    Alguém poderia me responder (e se for filiado ao PT, melhor ainda) de onde saiu esse tal de Coutinho para ser agraciado de forma tão rápida e fonomenal como o sucessor de Darci??? Sinceramente, fico pasmo que dentre os 5 candidatos, 4 são militantes antigos, alguns já lutaram e começaram história aqui em Parauapebas até antes mesmo de assumirem cargos políticos, e o mais inexpressivo deles logra o 1º lugar disparado!!! O que o dinheiro não faz hein minha gente?? O que contratos e nomeações mesquinhas não fazem?? Faz, e muito! Transforma qualquer um em pop star da prefeitura, basta derramar-lhe a grana!!!
    Coutinho agora levará a fama como o grande herói das obras: uma missão tão “árdua” como empurrar bêbado em ladeira!!!!!….. Lógico que uma Prefeitura obtendo receita (não é o nosso problema a falta disso), a pessoa que, com a licença da expressão, sentar a bunda no gabinete de secretário de obras, pegar uma caneta e assinar aqueles papeizinhos, o resultado será o que??? OBRA, não é?? Cimento, ferro, estrutura,… isso não passa de uma obrigação de um secretário de obras………. E agora vai encher a cidade de outdoors mostrando os seus feitos heróicos!! E por que só agora??? Mais triste ainda é que essas construções não passarão desse ano….
    O hospital? Isso foi promessa da campanha de 2008… Vai ser pra de 2012 também!!!

  11. Marcos Manoel Ribeiro de Assis - PT Responder

    Kero começar dizendo que um dos posts acima com o nome de Marcos não sou eu. É outro ou um pseudônimo.
    Bem, a prévia ocorrida neste domingo dia 22 de janeiro entrará para a história do Partido dos Trabalhadores, o PT. Foi um marco democrático praticado dentro do próprio partido, e isso deve-se muito a um nome que de agora pra frente será mais respeitado ainda dentro do mesmo, chama-se Leônidas Mendes Filho, o qual trabalhou insensantemente pra que este fato acontecesse. Leonidas Mendes Filho, o Léo, foi o que mais propôs soluções para a cidade de Parauapebas nos dabates, e diga-se de passagem, propostas bem factíveis, bem embasadas, praticáveis e que traria benefícios enormes para a população e para os trâmites internos de trabalho dentro das Secretarias.
    Álem de Léo, o nosso deputado Milton Zimmer tambem mostrou uma envergadura merecedora de pleitear ser nosso prefeito, e com isso, fazer de PARAUAPEBAS UMA CIDADE SEM MISÉRIA. Os outros candidatos foram importantes e contribuiram de forma exemplar. As previas tiveram um tom especial com a participaçao dos filiados. Uns mais exaltados e outros mais comedidos.
    Kero destacar aki a excelente votação que teve o Léo, da tendência Articulação de esquerda, a AE, que foram 94 votos, sendo o esperado em torno de 70. o que resultou em 24 votos a mais do que se supunha.
    Que o próximo prefeito, sendo do PT, honre o que foi pactuado em frente a todos filiados no debate da Camêra, o qual foi proposto pelo então candidato Léo. As propostas foram aceitas como já parte de um plano de Governo. e sugiro ao caro Zé Dudu que possa verificar junto ao próprio Léo Mendes e divulgar, por gentileza, para que este processo possa se mostrar ainda mais transparente.
    Foi importantíssimo as prévias terem ido para o segundo turno, Agora o grande Deputado Milton Zimmer disputará a candidatura a prefeito com o Coutinho, secretário de obras, a quem diga que Milton Zimmer já tem e dispõe de capital político, já Couto começaria do zero.
    O importante é que o significado dessas prévias está sendo fantástico para toda a cidade, pois debate-se mais propostas, os filiados são ouvidos e contribuindo de forma democrática para a escolha final. O resultado é um PROGRAMA DE GOVERNO MAIS BEM ELABORADO, e com isso ganha toda a população. Está lançado a sorte aos candidatos e que tenhamos um segundo turno com mais racionalidade ainda, e que vença o melhor.
    Kero deixar uma abraço ao Léo Mendes e a todo o grupo dele, foram incansáveis na busca da defesa da democraria interna do Partido. Mesmo à revelia daqueles que acham que o poder já lhes são de direito e de fato. Mas não é!!!

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Ao anônimo FDP das 19:30 horas: a foto escolhida foi a do Couto pois foi ele o mais votado, simplesmente por isso. Eu não tomo café!

  12. Claudio Lago Responder

    O melhor candidato para o PT não é o mais carismático, competente, trabalhador, responsável e que tenha proximidade com o povo e sim deverá ser o melhor mercador, aquele souber negociar, que for mais eficiente para gastar os R$ 50 milhões que eles orçaram para a campanha.
    O PT do Milton e do Coutinho não enxerga o povo como o PT do Lula que vê o cidadão como ser humano, que merece atenção respeito e dignidade. Coutinho e Milton enxergam o eleitor como mercadoria que está a venda e que pode ser comprada.
    E esta é a unica forma deles ganharem esta eleição comprando o povo, do contrario, na raça eles não chegarão a lugar nenhum com esta desastrosa rejeição que o governo vive que passa dos 80% que devido ao tempo avançado será irreversivel.

  13. Marcos Responder

    O PT esta rachado mesmo, mostrou agora com esse resultado, e o candidato do prefeito teve pouco mais de 40%…. isso quer dizer que pouco mais de 40% do pt estera pedindo voto para o coutinho…é melhor desistir meu caro.

  14. CIDADÃO OLHO VIVO Responder

    A obtenção ridícula de Euzébio e Neto deixam-lhes poucas chances para o próximo pleito. Prof. Leônidas e seus articulados e orgânicos “espartanos” resgataram o modo petista de fazer política como não se vê há muito tempo. Potencializou-se para uma “conversa” com o chefe, pois para onde o grupo se bandear poderá levar vitória ao candidato, além de o grupo agora ter “moral” para lançar candidatura para ocupar uma das cadeiras no nosso parlamento.

Deixe seu comentário