Projetos de Associações Comunitárias de Parauapebas favorecem produção agropecuária do município

Continua depois da publicidade

img_2679_1

O apoio  vem da Vale. Nesta sexta-feira, a comunidade de Juazeiro recebeu trator  e  equipamentos agrícolas. Cinco comunidades da zona rural de Parauapebas desenvolvem projetos capazes de alavancar a produção agropecuária no município. Com as propostas idealizadas pelas próprias associações comunitárias, cerca de 350 famílias serão beneficiadas com a geração de emprego e renda no campo. As iniciativas contam com o apoio da Vale, por meio do projeto Ramal Ferroviário S11D.

Nesta sexta-feira, 18/12, a comunidade de Fazenda Juazeiro recebeu uma patrulha mecanizada, composta por um trator e 12 equipamentos agrícolas e inaugurou a nova sede reformada e um galpão/oficina do maquinário. A proposta foi da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Acampamento Nova Esperança (Aprane) e irá contribuir para a melhoria da produção de mais de 50 famílias que fazem parte da associação. Além disso, serão implantadas na comunidade unidades de criação de frango e de peixe.

“Ao apoiar estes projetos, nosso objetivo é contribuir com a geração de emprego e renda, fornecendo a assistência necessária, para que a comunidade se desenvolva de forma independente com uma atividade econômica, que também é vocação da região e que tem capacidade de promover uma mudança de qualidade de vida para essas famílias e das gerações futuras”, diz o gerente executivo de Relacionamento com Comunidades Norte, João Coral.

Para a presidente da Aprane, Noeme Rodrigues da Silva, o conjunto de equipamentos chega para beneficiar os produtores. “Eu creio que vai gerar um agricultura familiar mais concretizada, trazer mais benefício para a nossa comunidade, porque vai ter mais plantio, vai englobar mais pessoas no trabalho, e mais renda para a população e até mesmo para o município”, declara ela.

A ideia é fomentar o desenvolvimento agropecuário do município, com a valorização do produtor local. Além da Fazenda Juazeiro, outras quatro comunidades são beneficiadas com projetos, como a Associação do Assentamento Santo Antônio, Associação do Assentamento Onalício Barros, Cooperativa dos Produtores de Alimentos de Palmares II e Associação dos produtores Rurais do Assentamento de Palmares Sul.

Produtores da comunidade de Juazeiro desenvolvem projeto com apoio da Vale para crescer a agricultura

Produto Local  –  Por meio da proposta da Cooperativa dos Produtores de Palmares II, o objetivo é fazer com que a farinha do produtor de Parauapebas se torne um item nas prateleiras do mercado local, hoje o produto presente nos supermercado é importado. A Vale entrou com o recurso financeiro para apoio na montagem de uma casa de farinha. A obra já está em construção. A previsão da Cooperativa é de que 150 produtores deverão ser beneficiados. 

Na região de Palmares Sul e II, a produção de leite também deve avançar. Projeto idealizado pela  Associação beneficiará cerca de 80 produtores, com orientação quanto ao manejo da pastagem, dos animais até o controle da produção e gerenciamento da propriedade em termos de produção e controles climático, zootécnico e financeiro.  Em alguns locais, os primeiros resultados já aparecem. A produção do leite subiu de 20 para 70 litros por dia com o mesmo rebanho.

img_2654Kit completo para o preparo do solo e o plantio foi recebido pela Associação

Resultados – Um dos exemplos de sucesso do apoio à produção local está no Laticínio Estação Conhecimento Apa do Gelado. Iniciado em 2014, o laticínio, que emprega hoje 20 pessoas, segue transformando diariamente quatro mil litros de leite, absorvidos da produção leiteira de 50 famílias, em leite integral pasteurizado, queijo muçarela e manteiga de primeira qualidade. A venda já chegou aos supermercados, que apoiam a comercialização da produção local.

Fonte: Vale