Projeto Alunos Conectados: IFPA divulga edital de seleção para concessão de chips

O chip/pacote de dados beneficiará os estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica, que estejam desenvolvendo atividades em formato remoto ou híbrido
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O Instituto Federal do Pará (IFPA) publicou o edital 05/2021, que versa sobre a seleção pública para o atendimento com chip/pacotes de dados de internet. As inscrições, que podem ser efetuadas on-line, estão abertas desde a última terça-feira, dia 23. O edital é de fluxo contínuo ao longo de 2021.

A seleção está vinculada ao Projeto Alunos Conectados, uma parceria do Ministério da Educação (MEC) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), sob coordenação da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Tem por objetivo a promoção de suporte às atividades acadêmicas de ensino remoto em apoio ao enfrentamento da pandemia Covid-19 e seus impactos, o IFPA disponibilizará chip/pacote de dados aos estudantes matriculados em cursos presenciais técnicos e da graduação do IFPA, em condição de vulnerabilidade socioeconômica e que estejam desenvolvendo atividades acadêmicas de ensino em formato remoto ou híbrido.

Para participar, o estudante deve acessar o edital, ler atentamente para conhecer todas as regras, estar matriculado em cursos presenciais, estar desenvolvendo atividades acadêmicas remotas, possuir renda bruta per capita de até meio salário mínimo, residir em área com disponibilidade de cobertura das operadoras Claro ou Oi para o CEP informado no cadastro, acessar o portal do Sigaa e realizar a inscrição. Quem ainda não aderiu ao Cadastro Único deve aderir antes de acessar o Sigaa.

O recebimento dos chip/pacotes de dados de internet (dados móveis) poderá ser acumulado com outras modalidades de auxílio estudantil, bolsas ou programas de ensino, pesquisa e extensão que não tenham a mesma finalidade durante o período letivo de 2021. Mais de um membro da família poderá ser selecionado, caso cumpra os critérios do edital. Cabe aos campi realizar a verificação das informações fornecidas pelos estudantes quanto ao vínculo ou atendimento às regras legais que classificam os inscritos. Ao estudante cabe a leitura do edital, acompanhar as publicações e a observância dos resultados e procedimentos do uso deste serviço se contemplado.

O resultado será divulgado no site institucional de cada campus. Para interpor recursos contra o resultado, o candidato deve enviar e-mail para o setor de assistência estudantil do campus no prazo de dois dias a contar do resultado da pré-análise. Conforme a carga horária do estudante, ele terá acesso a chip/pacotes de dados entre 5GB e 40GB, com direito a recarga mensal feita automaticamente pela operadora.

É preciso ter atenção no momento da inscrição para enviar documentação completa e correta, do contrário o aluno terá a solicitação invalidada. No edital há um passo a passo de como efetuar a inscrição e de todos os documentos necessários. Nas últimas páginas, em anexo, estão os modelos de declarações necessários para a inscrição, bem como os e-mails dos setores de Assistência Estudantil dos Campi para envio de recursos.

Acesse o link https://bit.ly/39blft9 e acesse o edital N.º 05/2021 sobre o Programa Alunos Conectados

Acesse o SIGAA pelo link: https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/verTelaLogin.do

(Fonte: Ascom IFPA)